Home / Energia / Bioenergética / Chakra da garganta: todo o poder da expressão e da comunicação

Chakra da garganta: todo o poder da expressão e da comunicação

Simbolo do chakra da garganta composto por um círculo com dezesseis pétalas e um triangulo apontado para baixo de cor azul
Chakra da garganta: todo o poder da expressão e da comunicação

O chakra da garganta transmite os risos e as lágrimas.

O chakra da garganta – ou chakra laríngeo – é o quinto chakra. Centro da expressão e da comunicação, está associado aos sons, ritmos, cores e formas. Transmite para o exterior o conteúdo de todos os outros chakras: risos e lágrimas, amor e alegria, angústia e raiva, porque relaciona a maneira de pensar e sentir com os impulsos e reações.

É aqui que a criatividade originária do chakra sagrado se funde com as energias dos outros chakras e então se manifesta pela palavra, pelos gestos, música, artes plásticas, dança.

Permite-nos ouvir a nossa própria voz interior, pois está associado à função sensorial da audição. Desenvolvemos, acima de tudo, uma sólida confiança no nosso Guia Supremo quando contatamos com o espírito que anima essa voz.

Tomamos, assim, consciência da verdadeira razão pela qual estamos neste planeta. Portanto, neste chakra encontramos a perfeita expressão individual sobre todos os planos.

As questões emocionais influenciam o chakra da garganta.

Este chakra proporciona a auto-reflexão e o distanciamento interior. Separa a função do corpo mental daquelas dos corpos emocional, etérico e físico, e assim os pensamentos deixam de ser condicionados pelos sentimentos e por aquelas sensações físicas que atrapalham o conhecimento objetivo.

As questões emocionais que influenciam o chakra da garganta envolvem, acima de tudo, o modo como optamos exercer a nossa vontade pessoal. O uso correto da vontade é, de fato, a expressão da vontade pessoal temperada pela sabedoria do coração.

A força da nossa vontade pessoal é medida não pela dureza com que impomos a nossa vontade aos outros, mas sim pela nossa eficácia em dominar a nossa força de vontade para controlar e disciplinar a nós mesmos.

Esta é, talvez, uma das principais lições do chakra da garganta: a autodisciplina é, de fato, o verdadeiro teste da vontade do indivíduo. O autocontrole consciente não é, contudo, apenas a disciplina que nos leva a comer direito, praticar exercícios físicos regularmente ou adotar as regras estabelecidas pela sociedade.

Esta é uma disciplina que se estende à mente, ao corpo e ao espírito. Um relacionamento inadequado entre os nossos comportamentos de busca de prazer, por exemplo, e o nosso impulso para nos aprimorarmos através da autodisciplina pode, às vezes, resultar num desequilíbrio de energia no chakra da garganta.

Quando este chakra está bem energizado escutamos os outros com o coração.

Este chakra é considerado o centro da criatividade e verbalização de todas as nossas emoções, sentimentos e sensações. Nesse nível se dá a compreensão do Deus Impessoal, e por isto diz-se que é o centro do renascimento em termos espirituais, pois aqui se dá a liberação plena de nossa vontade à vontade Divina.

Quando o chakra da garganta está bem energizado é voz melodiosa e afável, harmoniosa e bela. Exprime, dessa maneira, sem medo, tanto a fraqueza como a força, os sentimentos, os pensamentos e as descobertas interiores.

A sinceridade, da mesma forma, manifesta-se através de atitudes claras e criativas. Consegue, assim, ficar calado se julgar oportuno e sabe escutar os outros com o coração e a compreensão interior. A linguagem transmite as suas intenções eficazmente para que os desejos positivos sejam cumpridos.

A voz interior se manifesta quando o chakra da garganta está equilibrado.

Quem mantém o equilíbrio e a harmonia do chakra da garganta recebe, através da voz interior, informações úteis à condução segura da vida.

Todas as suas expressões criativas têm, então, o poder de transmitir sabedoria e verdade. A independência interior e a expressão livre de todo o ser irradiam, enfim, uma alegria profunda e o sentimento de ser completo e íntegro.

Quando decide algo, disponibiliza o máximo das suas capacidades. Esta disposição para manter os seus compromissos e para suportar-se na verdade e na honestidade é, certamente, a sua característica mais forte.

Fala tanto com a cabeça como com o coração. Quando se sente irritado expressa irritação; por outro lado, quando se sente aberto e gentil, não receia mostrar esses estados de espírito. É um ser aberto, verdadeiro e transparente.

José Batista de Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: