
Se a sua vida parece um eterno replay, acabe com a mesmice e renove a sua vida agora.
Chega uma hora em que é preciso dar um basta ao “faz tudo sempre igual” e parar com o “porque isso sempre acontece isso comigo?” Chega de mesmice!
Afinal, fomos criados para expressar a nossa mais pura verdade. Em essência somos únicos, originais, ou seja, a nossa natureza é pura criação e novidade.
Mas, ao longo de nossa existência, mecanismos nos colocaram em formas, e isso vai se repetindo de geração em geração, transformando-se em verdadeiros programas que moldam as crenças responsáveis pelo nosso comportamento.
Vamos lá, desperte e renove a sua vida.
O grande mecanismo sistêmico que faz as vidas girarem sempre nas mesmas trilhas age na mente criando rotinas que nos passam a percepção de segurança. Dessa forma, fomos pouco a pouco sendo doutrinados para nos padronizarmos às normas e costumes de um mundo que confia mais em comportamentos pré-determinados, onde a voz mandante seja respeitada e seguida sem perguntas ou contestações.
Então, para começarmos a experimentar a face criativa de nossa existência e explorar o campo das possibilidades infinitas, temos que iniciar agindo na velhas roda das crenças que movem a nossa mente.
Para isso, temos que estabelecer um compromisso conosco em que nos disponhamos a viver desafiando as crenças que não nos servem mais e os pensamentos limitantes que aparecem frente às situações cotidianas.
Por exemplo, digamos que acontece algo que pelos mecanismos implantados apresentaria uma resposta baseada na emoção da raiva. Ao invés de deixar a irritação dominar os seus sentidos e deflagrar as respostas automáticas agressivas, pare, e respire profundamente por um breve instante. E então, observe como todas as emoções conflagradas vão refluindo e você começa a se acalmar.
O que é que aconteceu?
Ao parar e puxar o ar profunda e lentamente e deixar que ele saia também calmamente, você age de forma a confundir a sua mente, pois é inimaginável para as velhas instruções da mente você respirar profundamente em momentos de raiva.
O que acontece, portanto é que a mente não entende o que está ocorrendo.
Outro exemplo: você fica chateado com algo, e então se afunda nesse sentimento até que a tristeza o domine. Pois bem, ponha os fones e escolha uma playlist bem alegre e agitada, cante e dance, faça os movimentos do baterista, imite o solo de guitarra. Ou então vá para o chuveiro e deixe a água tirar toda a tristeza do corpo, jogando todo o mau humor ralo abaixo.
Inove sempre.
Mas preste atenção a um pequeno segredo: nunca repita o que você usou para sair de uma situação negativa. Pois ao repetir, você vai sistematizar essa resposta e transformar a ação em um hábito que logo será incorporado pelas velhas crenças. E assim, o banho ou a música, se tornarão parte da tristeza.
Já disse, somos criativos e inovadores em essência. Temos recursos e capacidade de sobra para, sempre que for preciso, criar algo para “enganar” a mente.
Isso serve para qualquer coisa e em qualquer situação. Imagine se alguém que você gosta muito fica muito bravo com você. Vá até ele, abrace e beije. Ele, que esperava uma resposta agressiva, ficará confuso e logo a animosidade será superada.
A mente, quando dominada por mecanismos sistematizados, ao ser confrontada com respostas novas se confunde, e as respostas pré-programadas com o tempo irão desaparecendo.
Vamos arejar a vida com os ares da imaginação e sabedoria.
Você é criativo, basta apenas deixar a criatividade agir.
Coloque-a em prática.
Exercite a novidade, pratique ser diferente de si mesmo, surpreenda-se a cada novo momento.
Renove a sua vida e faça acontecer.
É isso o que a vida espera de você.
José Batista de Carvalho
Você precisa fazer login para comentar.