
Cinemas da capital deverão ter sessão mensal adaptada a crianças autistas.
Crianças e adolescentes autistas logo terão uma outra oportunidade de lazer e integração à vida social na cidade de São Paulo. Em breve, os cinemas da cidade vão começar a exibir sessões especialmente adaptadas para crianças autistas, criando mais uma possibilidade para que eles possam participar e se integrar à vida cultural e social, respeitando as condições diferenciadas das pessoas portadoras de TEA.
Para isso, a prefeitura de São Paulo sancionou, no dia 14 de Janeiro, lei que obriga os cinemas da cidade de São Paulo a realizarem ao menos uma sessão por mês adaptada a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Como serão exibidas as sessões adaptadas.
A lei determina que durante essas sessões, as luzes estejam levemente acesas, o volume seja um pouco mais baixo do que o habitual, e não seja veiculada publicidade comercial. Também deverá ser liberada a circulação dos espectadores pelo interior da sala, bem como a entrada e a saída durante a exibição do filme.
Além disso, as sessões de cinema para crianças autistas deverão ser identificadas com o símbolo mundial do TEA na entrada da sala de exibição. Quem descumprir a lei receberá uma advertência e, no caso de reincidência, multa de R$ 3 mil. Uma segunda reincidência resultará em multa, de R$ 10 mil. Se a infração for repetida, poderá levar à interdição do cinema.
A lei 17.272/20 , publicada no Diário Oficial da cidade no dia 15 de Janeiro, entrará em vigor em 90 dias.
com informações da Prefeitura de São Paulo
- Talvez lhe interesse ler também: D+ é o portal da USP para pessoas com deficiência