Home / Emoções / Como conter o medo em meio a tudo que estamos presenciando no mundo?

Como conter o medo em meio a tudo que estamos presenciando no mundo?

multidão apressada atravessando rua conter o medo

Não devemos temer as ocorrências da vida, mas a cautela é sempre necessária.

A todos os momentos nos chegam tantas notificações com notícias e informações sobre o que ocorre pelo mundo que consideramos não ser possível conter o medo que essa situação cria.

Nós não estamos aqui vivendo por um simples acaso. Nossa vida, em princípio, respeita uma planificação e somente passamos pelas situações que sirvam de algum modo para contribuir com a nossa evolução. Mas isso, que é uma Lei Universal básica, não nos impede de sermos cautelosos e cumprir com as nossas obrigações.

Não podemos temer pelos perigos que observamos à nossa volta. Certamente sabemos que acidentes e ocorrências a todo instante podem nos causar ferimentos e até mesmo interromper a vida, e isso é um dos medos básicos que trazemos conosco. E ele então se multiplica em nossas emoções, transformando-se em inseguranças difusas que nos atormentam.

Como podemos fazer para conter o medo.

Então ao notarmos que o medo se aproxima de nossos sentidos, vamos perguntar para nós mesmos do que é que estamos com medo, o porquê desse medo.

Ao procurar racionalizar essa emoção iremos perceber que já vivenciamos muitas vezes situações em que ficamos com medo de algo acontecer e esse algo, enfim, nunca se consumou.

E mesmo que algo ocorra, sejamos fortes para não cairmos na vala das ideias negativas que nos conduz ao medo. Tenhamos confiança e enfrentemos o que quer que seja com a certeza de que somos filhos de Deus e Ele por nós zela, com a certeza, portanto, da presença de Deus em nossos atos todos.

Ele sempre estará nos municiando com a sabedoria e a força necessárias para enfrentarmos todas as situações da melhor forma. E logo, de fato, sentiremos a paz e a  tranquilidade nos envolver como um  manto protetor.

A Força Maior que nos fortalece contra todos os males.

Vamos incorporar o hábito de dizer, “eu sou feliz, tudo está bem em minha vida”,  assim todo o mal que por ventura possa ainda assim nos acontecer, teremos a consciência de que será para um bem maior no futuro, um ensinamento que nos enriquecerá, pois nem tudo o que chamamos de mal é prejudicial.

Algo que ocorra e esteja fora dos nossos propósitos que nos surpreenda, muitas vezes imaginamos ser um grande mal, mas por causa desse acontecimento muitos males maiores poderão ser evitados no futuro, e com a perspectiva do tempo iremos considerar aquela situação como um grande bem.

A psicologia costuma considerar o medo como um transtorno emocional nascido de conflitos na infância, mas com a ótica Espírita podemos complementar essa análise compreendendo que tais conflitos são frutos de ações perturbadoras ocorridas em outras existências do passado, que agora se apresentam para uma justa reparação.

Então, em meio ao quadro geral de conturbações que assolam a humanidade nos dias presentes, tenhamos a consciência de que nossas ações voltadas para o bem e para o auxílio aos que necessitam nos aproximam de Deus. Ao lado Dessa Força conseguimos conter medo, mal nenhum resiste e tudo vai dar certo.

José Batista de Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

leaqui

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitterYouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: