Home / Espiritismo / Como criar um ambiente do bem

Como criar um ambiente do bem

Nós podemos criar um bom ambiente à nossa volta, diz Miramez, e ele explica como isso pode ser feito.

Um bom ambiente começa dentro de cada um.

Para criar um ambiente do bem, é fundamental cuidar de nossos pensamentos. Como explica Miramez, no livro “Horizontes da Mente”, psicografado por João Nunes Maia, “os pensamentos bons têm o poder de anular as correntes mentais inferiores, arejando o sistema nervoso contra as investidas agressivas da vingança e do ódio”.

Contudo, ele ressalta que é preciso conhecer, sim, o bem e os seus efeitos. Mas também devemos praticá-lo conscientemente. por amor.

Miramez continua, afirmando: “Muitos livros nos ensinam que a prática do bem em todas as suas formas depende de condicionamento no lar, no indivíduo, na sociedade e no próprio país em que se habita. Certamente até no próprio planeta, concordamos.”

Mas para nascer num ambiente favorável ao bem é preciso merecê-lo, e “a alma tem de iniciar esse ambiente maravilhoso dentro dela. Não pode existir esse condicionamento harmonioso no coração e na mente, sem a presença do esforço próprio”, afirma o benfeitor espiritual.

“Buscai e achareis”, a síntese do esforço individual.

É a partir do esforço individual que forças exteriores se agregam aos caminhos que trilhamos, ou, como disse Jesus, “buscai e achareis”. Desta forma, se desejamos viver num ambiente de compreensão e fraternidade, precisamos nos empenhar ao máximo para sermos amáveis e caridosos.

Miramez deixa claro que são “esses gestos, essas ideias, esses pensamentos, por lei, é que vão condicionando as fibras mais sensíveis da alma, e tornando-a propensa à natureza evangélica.” Em outras palavras, o bem se torna um hábito, e este hábito forma o ambiente ao redor à sua semelhança.

Podemos, de fato, encontrar dificuldades em colocar efetivamente em prática essa reforma da mente e dos sentimentos. Mas não devemos desanimar ou desistir, porque é a perseverança que transforma antigos hábitos viciosos em virtudes conquistadas.

Quando sentimos dificuldade em manter nosso pensamento e, consequentemente o ambiente, na vibração do bem, quer dizer que percebemos a diferença. Ou seja, realizamos um progresso, o que demonstra que verdadeiramente estamos nos fazendo o trabalho.

“Orai e vigiai”, para uma sólida edificação no bem.

Para melhor entendimento dessa transformação de hábitos de pensamento arraigados Miramez faz uma comparação: “Para ser construído um edifício novo, onde existe um velho, é imprescindível desmanchá-lo e, com o tempo, vereis a imponência e a beleza da obra”.

E segundo ele, “os entulhos a remover são toneladas, em forma de imperfeições manifestadas pelos sentimentos e carregadas pela ignorância. A rocha é dura de ser vazada, todavia, o trabalho é nosso. Comecemos, que Jesus está pronto para nos ajudar”.

Assim é que se constrói uma casa, pedra a pedra, tijolo a tijolo até que a obra seja finalizada. Da mesma forma, o santuário interior não foge à regra. Precisamos começar condicionando os pensamentos no bem. Esses pensamentos, então, se transformam em ideias, e as ideias se convertem em ações.

Para tal empreitada, o benfeitor espiritual adverte que é indispensável orar e vigiar para impedir o ataque da frustração, do desânimo e da desmotivação, pois “a força do bem é irresistível, em toda a área da vida. É elixir curativo para todas as enfermidades que nos levam à inquietação”.

Fazer o bem sem olhar a quem, no limite de nossas forças.

E mais do que a conquista da nossa própria elevação e de erigirmos um ambiente do bem ao nosso redor, esse é um trabalho que será de grande valia para muitos que vêm na retaguarda, desbravando os seus próprios caminhos.

“Transformar-se-á em uma fonte espiritual, da qual, quanto mais se retira água, mais se multiplica”, diz o amigo espiritual.

“Meus filhos, façamos o bem, onde estivermos e da maneira que as nossas forças suportarem, pois é pela prática que o esmero se apresenta, e a natureza divina se ambienta na natureza humana. Começai pensando no bem, falando no bem, ou escrevendo sobre o bem, que ele, com o tempo, vos acompanhará para sempre”, finaliza Miramez.

Noemi C. Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Visite o canal do Grupo Espírita Cairbar Schutel (GECS) no YouTube

Conheça a instituição assistencial Lar do Alvorecer Marlene Nobre

Acesse a AME-SP – Associação Médico Espírita de São Paulo

Acompanhe a Folha Espírita

%d blogueiros gostam disto: