
A origem do sofrimento
Por muito tempo, as verdadeiras causas do sofrimento têm sido encobertas pela máscara do materialismo, o que propicia os meios para que os padecimentos se alastrem, causando maiores danos. Desta forma não é possível eliminar o sofrimento, já que não é combatido em suas origens.
Em seu fundamento, o sofrimento é o efeito do conflito entre a Alma e a mente, e a única forma para eliminar o sofrimento é por meio de esforços mentais e espirituais, pois somente removendo as reais causas atingiremos o equilíbrio e a harmonia.
O sofrimento e a dor, apesar de parecerem ser tão impiedosos, existem para o nosso bem, pois sinalizam a direção que precisamos seguir para combatermos os nossos defeitos principais, e assim poderemos cuidar com eficiência das causas de nossas infelicidades, contribuindo para nos tornarmos melhores e mais evoluídos do que éramos.
O sofrimento é um corretivo para realçar uma lição que de outra forma não aprenderíamos, e ele só deixará de existir quando a lição for totalmente compreendida.
Leia, a seguir, os ensinamento do Dr. Bach(*) para superar o sofrimento emocional.
As cinco verdades do Dr. Bach para eliminar o sofrimento.
É essencial compreender que o homem tem dois aspectos: um espiritual e um físico, e que dos dois, o físico é infinitamente menos importante.
Assim, podemos enumerar cinco verdades:
1) O homem tem uma Alma que é seu verdadeiro Eu: um Ser Divino, um Filho do Criador de todas as coisas, do qual o corpo, embora templo terreno dessa Alma, é apenas o menor dos reflexos; nossa Alma, a Divindade, que reside em nós e ao nosso redor, estabelece nossas vidas para nós da maneira que Ela deseja e, conforme permitamos, sempre nos guia, protege e encoraja.
2) Nós, como nos conhecemos neste mundo, somos personalidades aqui colocadas com o propósito de obter todo o conhecimento e experiência que podem ser conseguidos através da existência terrestre, de desenvolver virtudes de que carecemos e de eliminar tudo que está errado dentro de nós, avançando assim em direção à perfeição de nossas naturezas.
3) A curta passagem por esta Terra, que conhecemos como vida, é apenas um momento no curso de nossa evolução, assim como um dia na escola está para uma vida, e embora no presente possamos apenas enxergar e compreender esse único dia, nossa intuição nos diz que nosso nascimento encontra-se infinitamente longe de nosso início e nossa morte infinitamente longe de nosso fim.
4) Enquanto nossas Almas estiverem em harmonia com nossas personalidades, tudo será alegria e paz, felicidade e saúde. O conflito surge quando nossas personalidades são desviadas do caminho estabelecido por nossas almas, seja por causa dos nossos desejos terrenos, seja pela persuasão de outras pessoas. Este conflito é a base da doença e da infelicidade.
5) O Criador de tudo, a unidade de todas as coisas é Amor, e tudo aquilo de que temos consciência é, em seu número infinito de formas, uma manifestação do Amor, seja um planeta ou um seixo, uma estrela ou uma gota de orvalho, o homem ou a mais elementar forma de vida. … Deste modo, qualquer ação contra nós mesmos ou contra alguma outra pessoa afeta o todo.
Dr. Edward Bach
(*) “O Dr. Edward Bach (1886-1936) era um médico com ideias avançadas para o seu tempo. Ao longo da sua curta carreira, evoluiu da medicina ortodoxa para o desenvolvimento de uma forma de medicina natural para tratar a saúde emocional e espiritual, muito em sintonia com as tendências da saúde natural de hoje. Passou grande parte de sua vida (entre 1918-1935) descobrindo seu sistema simples de 38 essências florais. Ele estava convencido de que o bem-estar emocional era a chave para a boa saúde geral e seu sistema assimilou o estado de espírito positivo das flores, permitindo-nos redescobrir o lado positivo de nós mesmos.” – Instituto Bach
Você precisa fazer login para comentar.