Home / Emoções / Como encontrar paz e esperança nestes tempos de coronavírus

Como encontrar paz e esperança nestes tempos de coronavírus

Duas mulheres com máscaras cirúrgicas, paz e esperança em tempos de coronavírus.

Os ciclos de sofrimento mudam aquilo que conhecemos.

Antes de pensarmos numa forma para encontrar paz e esperança nestes tempos de coronavírus, é preciso respirar profundamente, e depois, lenta e carinhosamente, soltar todas as tensões, preocupações e ansiedades junto com o ar que expulsamos dos pulmões.

A Terra passa por ciclos que de tempos em tempos marcam a história com eventos de sofrimento e dor. O mundo, aquele que conhecíamos nunca mais será o mesmo.

Em meio às conhecidas atribulações que constantemente marcavam os nossos dias, trazendo pessoas e situações nas quais desenvolvíamos nossas aptidões e talentos para buscar um mínimo de boa convivência, eis que surge esse poderoso inimigo que está impingindo ao planeta uma guerra de dimensões nunca antes vistas.

Mas ao contrário das guerras mundiais que assolaram o planeta, nesta guerra as batalhas invadem todos os países, levam o conflito para as esquinas de todas as nossas cidades.

Ao que parece, a única tática que pode vir a vencer tão hábil adversário é o isolamento social. Esta medida, apesar de enfrentar resistência por parte de muitos, deve ser respeitada e vivenciada da melhor maneira.

É de fato uma realidade completamente nova. Aqueles que têm possibilidade de deslocar o ambiente de trabalho para casa poderão passar por momentos difíceis por conta da adaptação. Por outro lado, o grupo que ficará sem trabalhar por causa do fechamento das empresas enfrentará a ansiedade por ter seu emprego em risco. Os empresários enfrentarão a ansiedade pela sobrevivência de seus negócios. As crianças, sem ir à escola e sem fazer atividades externas, podem ficar agitadas.

Como vemos, por esses poucos exemplos, o potencial para agravar o estado emocional entre as pessoas é muito grande, principalmente quando abordamos a ansiedade, o estresse e a depressão.

Uma forma para entender e lidar com todas essas questões é o que procuro apresentar abaixo.

Em nossa mente está o caminho para a felicidade.

Todos nós em essência somos iguais, desejamos alegria, paz, bem-estar, esperança, prazer, enfim, queremos ser felizes e nos afastarmos dos problemas e sofrimentos, sobretudo quando temos que enfrentar a ameaça de uma pandemia imposta pelo coronavírus.  

Esse bem-estar, a almejada felicidade, cada vez mais está se provando cientificamente como um estado que se atinge a partir do instante que conseguimos conectar os estados mentais à realidade que vivemos.

Muito se especula sobre a teoria que quando as necessidades essenciais estão plenamente atendidas e ainda há um excedente que possibilita a posse de muitos bens materiais, o ser humano é feliz. Entretanto, por trás do brilhante espelho da abundância, vemos um grande número de pessoas escondendo suas dores e perturbações. Pessoas que trazem desencantos e insatisfações que desaguam em comportamentos insanos e autodestrutivos.

Não, não é a riqueza que proporciona a satisfação e a felicidade que tantos procuram.

A determinação sustenta nossos passos rumo à felicidade.

Uma das grandes qualidades do ser humano é a sua inteligência. Aliada à determinação, mobilizada e direcionada ao que se almeja, pode produzir verdadeiros milagres.

Ao tomar posse dessas forças e utilizá-las de forma positiva, o ser humano perceberá o imenso potencial que possui para lidar com qualquer crise. Assim, não importando os problemas a serem enfrentados, ele acreditará em sua capacidade, sempre mantendo forte a esperança.

Todo problema tem em si mesmo a resposta.

A conjuntura agora vivida é considerada por muitos como um grande problema. Uma forma para lidar com os problemas é a abordagem sugerida por Dalai Lama: “eu, pessoalmente, acho útil cultivar o pensamento: se a situação ou problema pode ser remediado, então não há necessidade de se preocupar com isso.”

Ele recomenda não se deixar sobrecarregar por um problema se este possui uma solução. É mais produtivo trabalhar na solução empregando todos os recursos e energia para a resolução do que ficar perdendo tempo se preocupando, ou seja, falar menos e agir mais.

“Da mesma forma, se não há solução, não há possibilidade de resolução, então também não há motivo para se preocupar, porque, de qualquer maneira, você não pode fazer nada sobre isso.”

Neste ponto é preciso que se entenda um pouco sobre a aceitação. Quanto antes se aceitar que não há nada que se possa fazer, menos tempo e energia serão dispersos em vão.

Para desenvolver essa postura, contudo, é necessário ter uma perspectiva realista e enfrentar abertamente o problema. Se não for dessa forma, será impossível avaliar se o problema tem ou não solução.

Motive-se no bem.

Uma perspectiva realista aliada a uma forte motivação é uma ótima solução para se preservar dos sentimentos de ansiedade e medo.

Quando se desenvolve uma forte motivação, verdadeira e justa, e essa motivação está direcionada ao amparo humanitário e afetuoso, qualquer que seja o trabalho ou área de atuação poderá ser desempenhado eficientemente e sem receios.

O que os outros pensam não terá importância alguma e não pode lhe afetar quando seus princípios e motivações são bons. Pois mesmo que os objetivos não sejam plenamente atingidos, todo o esforço e a experiência de ter empreendido serão suficientes para sentir-se realizado.

Lembre-se que, mesmo ao ter sucesso e reconhecimento por algo que se empreende, caso o ponto de partida venha de motivações negativas, a sensação da realização não existirá.

Os períodos de dificuldade são mais facilmente superados quando a gratidão é expressa.

Em muitas ocasiões, o peso dos acontecimentos e a pressão para enfrentá-los podem trazer insatisfações e inseguranças. Nestes momentos, com a ameaça do coronavírus, acima de tudo, se torna fundamental desenvolver meios para encontrar paz e esperança, criar ânimo e força.

A gratidão é o eficaz elemento que prontamente pode trazer os necessários recursos para a superação das dificuldades, como resultado do despertar das forças interiores resgatadas pelo ato de ser grato.

Agradecer pela vida e por todos os bens, materiais ou não, que durante a existência foram conquistados pelo talento e esforço pessoal. Louvar a graça da saúde e as bençãos dos relacionamentos que fornecem forças e incentivos. Ser grato pelo que se tem, pelo que se teve e pelo que está por vir. Basta um pequeno esforço no sentido de levantar o véu das lembranças para que surjam fatos e acontecimentos que merecem receber agradecimentos

Não se deve abrir mão desse esforço, não se pode ficar sem a inspiração maior que o entusiasmo proporciona. Porque ao não se encontrar motivos para a gratidão corre-se o risco de ser lançado nos profundos vales da impotência e assim ser tomado pelo desespero de se considerar incapaz.

A esperança em tempos melhores e a paz interior conseguem vencer o ataque de negatividade do coronavírus.

O maior obstáculo da paz interior são as emoções negativas. Todo e qualquer estado mental que tenha a predominância de material nocivo, pessimista, maléfico e mal-intencionado irá gerar pensamentos, crenças e emoções negativas que irão perturbar as possibilidades de se experienciar a paz interior.

Esses elementos perturbadores são os pensamentos de orgulho, malícia, inveja, ganância, raiva, ódio, mesquinhez, além do egoísmo.  

São esses os grandes aniquiladores da felicidade na experiência humana. Pois ao induzir as ações e comportamentos, instigam as perturbações que rompem relações muitas vezes através da discórdia e do crime.

Transforme problemas em felicidade treinando a mente.

Existem muitos caminhos para se chegar a uma mente sadia, capaz de criar realidades que expressem paz, harmonia esperança e prosperidade, mesmo em meio a crises como essa provocada pelo coronavírus.

Uma das maiores qualidades da mente é a maravilhosa capacidade que ela tem de ser transformada. Todos aqueles que queiram iniciar a tarefa de transformação através do autoconhecimento deverão buscar em primeiro lugar apaziguar suas mentes, purificando os seus sistemas de crenças e reformulando os pensamentos. Em conjunto com esses esforços, deve-se persistentemente trabalhar na superação das emoções negativas.

O primeiro sinal que surge é a percepção do sereno e calmo surgimento de uma sensação de paz interna. Em seguida, ao se manter os esforços, essa paz começa a permear o ser e, assim, se revela em seus comportamentos e em suas relações.

O ordenamento mental se fortalece na obediência aos direcionamentos dos pensamentos e emoções positivas, transformando o ser e expressando essa realidade interior no mundo externo, abrindo os horizontes para a harmonia, para a paz e prosperidade.

José Batista de Carvalho

Principais medidas de proteção.

Para se proteger e evitar a disseminação do coronavírus, lembre-se sempre das orientações básicas para proteção, e atualize-se através dos órgãos oficiais e fontes confiáveis.

  • Lave as mãos com água e sabão frequentemente, principalmente ao chegar de ambientes públicos e antes de consumir alimentos.
  • O álcool em gel com pelo menos 60% de álcool pode ser uma opção quando não houver água e sabão disponíveis.
  • Mantenha uma boa higiene respiratória, ao tossir ou espirrar, cobrindo a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço descartável, que deve ser jogado no lixo logo em seguida.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos.
  • Respeite as determinações de isolamento de sua cidade, saia somente se necessário

Para maiores informações, informe-se sempre por fontes confiáveis.
Você pode saber mais acessando:
OMS – Organização Mundial da Saúde
OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde
Ministério da Saúde
Governo do Brasil
FIOCRUZ
Instituto Butantan
Governo de São Paulo

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

leaqui

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: