Home / Energia / Bioenergética / Como evitar o esgotamento energético

Como evitar o esgotamento energético

O esgotamento energético afeta nossa disposição física e emocional.

Uma das causas para a falta de disposição e vontade, para o mal-estar e também para certos sintomas físicos é o esgotamento energético.

Você já deve ter ouvido histórias de pessoas que, de uma hora para outra, se sentem extremamente exaustas, ou então que, do nada, uma terrível dor de cabeça deixa alguém totalmente impossibilitado para fazer qualquer coisa.

Também existem aqueles casos em que as pessoas, apesar de terem tido um bom período de sono, acordam muito cansadas como se não tivessem dormido.

Além disso, também podemos acrescentar outros sintomas como: súbitas falhas de memória, constante sensação de perigo ou medo de que alguém faça algo de ruim.

É provável até que muitas pessoas, neste momento, estejam vivenciando acontecimentos parecidos com os citados. Se este for o seu caso, sugiro que faça uma pequena pausa e então veja se algum tipo de comportamento pode estar drenando suas energias.

Perceba que tais comportamentos, além de afetarem sua disposição física e emocional, também interferem em seus afazeres, em seus negócios, enfim, em sua vida, impedindo que você tenha paz, tranquilidade, harmonia e prosperidade.

Talvez lhe interesse ler também:

Veja algumas dicas para manter a sua energia positiva.

Abaixo, relaciono alguns comportamentos que contribuem para o esgotamento energético. Veja se você está praticando algum deles.

Pensamentos e emoções

  • Pensamentos persistentes que ficam circulando obsessivamente na cabeça por longos períodos de tempo –  isso cansa muito mais do que qualquer trabalho físico. Para neutralizar essa atitude que acaba com suas energias, use o controle da mente para trocar esses pensamentos nocivos por pensamentos positivos e assim irá recuperar a energia perdida.
  • Emoções tóxicas como mágoas, raiva, tristeza, remorsos e decepções – elas contribuem muito para o esgotamento de suas energias. Para reverter essa perda de energia é preciso que se invista em emoções boas como amor e alegria que recarregam sua energia. Além disso, lhe darão força para vencer os obstáculos.
  • Não viver o aqui e agora – muitas vezes, em função dos problemas e dificuldades, fugimos do momento presente. Ficamos, assim, vivendo na percepção que no passado as coisas eram melhores; ou então projetamos no futuro a esperança de uma ilusória felicidade. Ao fazer isso, a energia é deslocada para o passado ou para o futuro. Pouco resta, portanto, no aqui e agora que é o único momento em que se pode fazer algo.

Corpo físico

  • Desleixo com o corpo físico – não obedecendo a uma alimentação equilibrada e saudável, não descansando adequadamente, não praticando exercícios, nem tendo momentos de lazer.
  • Afastar-se da natureza – a vida nos grandes centros contribui para o excessivo estresse e, em função do aglomerado de pessoas, os processos de roubo de energia ficam facilitados, uns sugando as energias dos outros.

Relacionamentos

  • Não praticar o perdão – em meio às dificuldades e durezas do viver, os corações enrijecem e o perdão não é exercitado. Assim, mantemos a vida presa ao passado e aos erros, impedindo a evolução ao ficarmos ligados a pesadas cargas do passado.
  • Falsidade, hipocrisia e mentiras – desempenhar papéis sociais para ter atenção e aceitação dos outros consome, de fato, muita energia. E além disso, afastar-se de sua verdadeira essência diminui a capacidade natural de restaurar as energias.
  • Viver em função do outro – a falta de maturidade para estabelecer relacionamentos saudáveis gera situações onde a interferência na vida do outro passa dos limites. Uma vez que isso acontece, mutuamente sugam-se as energias, esgotando-as.

Mantenha sua energia elevada.

Observe, portanto, suas atitudes, verifique se não está desperdiçando sua energia, atente para ver se não está sendo sugado ou mesmo se não está roubando energia de outra pessoa.

Fazendo a sua parte, você se mantém saudável energeticamente e, além disso, contribui para a elevação energética do mudo todo.

Lembre-se: sempre que você sentir que é necessário, procure orientação profissional para ajudá-lo na solução de desequilíbrios de ordem física ou emocional.

José Batista de Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: