Home / Autoconhecimento / Como fazer para se encontrar consigo mesmo

Como fazer para se encontrar consigo mesmo

uma moça segurando um arranjo luminoso em forma de coração simbolizando encontrar consigo mesmo

Entre e fique à vontade para se encontrar consigo mesmo.

Para se encontrar consigo você precisa estar muito à vontade. É um momento que precisa de muita familiaridade. Como quando você está conversando com aquela sua antiga amizade, ou com aquela pessoa especial da família e vocês falam abertamente, sem vergonha, sem julgamento. É aquela hora em que você fica à vontade para ser quem é, dizer o que sente e ser também um bom ouvinte.

Mas mesmo com essa cumplicidade e intimidade, algumas coisas podem ainda ficar trancadas lá no fundo de seu coração. Uma mágoa que não quer confessar, um medo que não quer reconhecer, uma ansiedade que não quer compartilhar.

E muitas delas podem, de fato, estar aparentemente quietas, silenciosas, dormentes nas sombras onde se refugiam. Dormentes, mas não inertes. E então basta um leve ruído para que saiam da sua letargia e despertem os sentimentos de raiva, ciúme, vingança, ansiedade, insegurança, ou qualquer de seus companheiros de desastre.

Desastre, porque é assim que sua vida fica. Começa com uma cisma, ela vai crescendo e comprimindo o estômago, então, vira uma ideia fixa que fica martelando a cabeça, e o seu dia, a sua semana, fica um desastre, até a poeira baixar de novo. Todos os “in”s aparecem: insatisfação, insegurança, infelicidade, indecisão, tudo vem negar a vida, atrapalhar os planos, amordaçar os sonhos.

Uma conversa franca, de você para si mesmo.

Uma conversa franca e aberta com você é ideal e produtiva quando você consegue ser incrivelmente sincero e ficar muito à vontade para reconhecer, para si mesmo, como você está. Sem desculpas, sem fingimentos e sem culpa.

Esses momentos de recolhimento você pode chamar de oração, de meditação, mentalização, não importa. O importante é que sejam instantes de silêncio interior, para que você ouça, justamente, a sua voz interior.

Serenamente, desde que esse seja seu desejo profundo, ela vai guiá-lo para que você perceba de onde vêm suas limitações. E então, quando vierem à sua mente frases e situações que tenham ligação com suas insatisfações de hoje, você vai se compreender melhor. Muitas coisas aconteceram, em momentos da sua vida, que estão na sua memória e não vão sair de lá, mas que têm potencial para perturbar a sua paz.

E então, ao longo do tempo, com calma e paciência, sua missão vai ser substituir esses “arquivos corrompidos”, que não deixam você implementar as atualizações que gostaria na sua vida.

Não existe meio de tirá-los de onde estão, e o modo de substituí-los é fazer com que sejam apagados, aos poucos, por novas ideias. Como disse André Luiz, o pensamento é a nossa capacidade criativa em ação.

Quando nos ligamos à nossa essência, nos ligamos a Deus.

Esses momentos de reflexão nos ligam, certamente, à nossa essência, à nossa alma, e também nos ligam a Deus. Como disse certa vez Pe. Fábio de Melo, “há alguém pronto a acolher-nos, reconciliar-nos com tudo aquilo que em nós ainda é vergonhoso, triste, desarmonioso.

Aproxime-se do Senhor hoje, apresentando o seu coração como ele está, como ele é. Machucado pelos pecados, machucado pelas dificuldades, pelas lutas, pelos sofrimentos, certo de que tudo isso é redimido por Deus, dando-nos uma feliz oportunidade de ir além, de ir adiante.”

A esses breves momentos de introspecção nós costumamos chamar de autoconhecimento, ou , como diz Pe. Fábio, “evoluir espiritualmente é quando você é capaz de interferir na realidade por meio do conhecimento. Isso não é mágica, isso não é místico.

Esse processo de transformação não é para me tornar outro, mas para me tornar quem eu sou, para essencialmente ser eu mesmo.”, completa ele.

Noemi C. Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

leaqui

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitterYouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: