
Para todo sofrimento, lembre-se: isso também passará.
De tempos em tempos, somos surpreendidos por algum evento que, repentinamente, causa sofrimentos e dores em grande parte da população da Terra. Mas, nesses momentos, precisamos ter em mente as palavras de Chico Xavier: isso também passará.
Terremotos, furacões, chuvas torrenciais, secas impiedosas, guerras e conflitos de todas as espécies, doenças e uma grande variedade de cataclismas e tragédias podem nos surpreender a qualquer instante, trazendo, assim, o medo.
O medo se transforma, então, em pânico, que por sua vez produz complicações que deterioram relações, trazendo maiores dificuldades para enfrentar os problemas.
As calamidades não atacam só o corpo, mas também a mente.
Entre tantas calamidades que já se abateram sobre a humanidade, certamente a ameaça à vida através de contaminação por vírus é uma das que mais tem poder de gerar ansiedade e pânico.
Afinal, o agente causador da moléstia é um insidioso inimigo que nós não conseguimos enxergar, não sabemos quando e nem de onde ele virá. E, pouco a pouco, ele se alastra, dominando intensamente os pensamentos das pessoas, contaminando as mentes mesmo sem a contaminação do corpo, gerando ansiedade que traz o medo e, por fim, o pânico.
Tivemos recentemente a pandemia causada pelo coronavírus contagiando a humanidade, trazendo a enfermidade para muitas pessoas, apagando inúmeras vidas, manchando, assim, com a sombra do medo, todo o planeta.
As guerras dizimam vidas, devastam cidades, as condições climáticas extremas deixam seu rastro de destruição por onde passam. Como observamos mundo afora, inúmeros eventos gravam com terror a história de muitos países.
Essas situações podem ser aproveitadas para estabelecer um retorno à nossa origem, à base que sustenta todo ser, buscando reaprender as lições que nos ensinam a fé e a paz. E perceber, então, que mesmo a um grande sofrimento, tudo logo vai passar, como ensinou o nosso querido Chico Xavier.
José Batista de Carvalho
Tudo passa, isso também passará..
“Tudo passa…
Todas as coisas na Terra passam.
Os dias de dificuldade passarão…
Passarão, também, os dias de amargura e solidão.
As dores e as lágrimas passarão.
As frustrações que nos fazem chorar… Um dia passarão.
A saudade do ser querido que está longe, passará.
Os dias de tristeza…
Dias de felicidade…
São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no espírito imortal as experiências acumuladas.
Se, hoje, para nós, é um desses dias, repleto de amargura, paremos um instante.
Elevemos o pensamento ao Alto e busquemos a voz suave da Mãe amorosa, a nos dizer carinhosamente: ‘isto também passará’.
E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre, semelhante a enorme embarcação que, às vezes, parece que vai soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas.
Mas isso também passará porque Jesus está no leme dessa Nau e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro evolutivo da Humanidade, e que um dia também passará. Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro porque essa é a sua destinação.
Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos, sem esmorecimento e confiemos em Deus, aproveitando cada segundo, cada minuto que, por certo, também passará.
Tudo passa… exceto Deus.
Deus é o suficiente!”
Chico Xavier