
O que é que você entende por propósito de vida?
O propósito de vida está intimamente ligado à conquista da felicidade. Mas o que lhe vem à mente quando se fala em propósito de vida? Nós geralmente o relacionamos a uma missão.
Por isso, muitas vezes pensamos em coisas grandiosas, em realização de tarefas de vulto. Outras vezes não temos certeza do que pode ser nosso propósito ou, então, acreditamos que é algo muito distante das nossas possibilidades.
Entretanto, é possível trazer esse conceito para algo mais rotineiro e próximo da nossa existência. E assim, também vamos perceber que entender o significado do propósito de vida, bem como trabalhar para cumpri-lo, é essencial para o nosso desenvolvimento espiritual. E, consequentemente, para a nossa felicidade.
A Doutrina Espírita traz para nós alguns esclarecimentos para compreendermos qual é o propósito da nossa existência. Vamos acompanhar?
A nossa missão e a conquista da felicidade, segundo o Espiritismo.
Em “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, uma das obras que compõem a Doutrina Espírita, podemos ler o seguinte:
Questão 115 – Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus?
“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade.
Questão 132 – Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. (…) É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”
Questão 922 – A felicidade terrestre é relativa à posição de cada um. O que basta para a felicidade de um, constitui a desgraça de outro. Haverá, contudo, alguma soma de felicidade comum a todos os homens?
“Com relação à vida material, é a posse do necessário. Com relação à vida moral, a consciência tranquila e a fé no futuro.”
O progresso moral e o propósito de vida.
Ao fazer uma breve interpretação dos trechos acima, entendemos que todos nós fomos criados simples e com as mesmas oportunidades de evoluir. Esse progresso – não só o material mas, sobretudo, o moral – é o nosso propósito nesta existência.
É um processo gradual, que cresce na medida em que nos dedicamos a conhecer a verdade sobre as questões da vida, da morte, da reencarnação, da lei de causa e efeito, entre outras leis naturais que regem a nossa vida.
Leia mais sobre esses assuntos na Categoria Espiritismo, em LêAqui.
Esse conhecimento nos ajuda a fazer melhores escolhas na vida, isto é, a usar o nosso livre-arbítrio de forma consciente, trazendo benefícios para nós e para todos que tenham algum tipo de envolvimento com as nossas ações.
Como encontramos a verdadeira felicidade.
A leitura dos textos de “O Livro dos Espíritos” também nos faz perceber que não vamos encontrar a verdadeira felicidade pela incessante e despropositada conquista de bens materiais.
Mas a encontramos quando a nossa conduta é baseada pelos princípios morais exemplificados pelo Cristo quando, então, contribuímos com as nossas atitudes e com o nosso trabalho para a conquista do bem geral.
Este é o caminho para chegarmos à perfeição que, por sua vez, nos leva à verdadeira e duradoura felicidade.
A dose correta de conquistas exteriores e de progresso interior.
O fato é que nós fomos habituados a nos dedicar muito ao desenvolvimento externo, àquilo que aparentamos. E relegamos a um segundo plano a edificação de nossos valores morais.
Só que isso não basta para nos trazer a verdadeira felicidade, para nos fazer sentir aquela boa sensação de satisfação e de alegria com a vida, que nos faz manter firme a fé e a esperança, apesar dos acontecimentos, apesar das turbulências pelas quais muitas vezes nós passamos.
O mais puro sentimento de felicidade vem de dentro, das nossas conquistas interiores, que se manifestam nas boas escolhas que fazemos diariamente, cultivando sempre relacionamentos saudáveis, onde prevalece a ajuda mútua e o bem-estar de todos.
Comece hoje mesmo a conquistar a sua verdadeira felicidade!
Compartilhe essa ideia!
Noemi C. Carvalho