Home / Autoconhecimento / Como pensamentos e crenças podem estar bloqueando sua vida

Como pensamentos e crenças podem estar bloqueando sua vida

Prateleira de uma biblioteca muito antiga e malcuidada com a inscrição "Como pensamentos e crenças podem estar bloqueando sua vida"

A “biblioteca pessoal” de onde vêm os nossos pensamentos.

Muitas vezes vem um pensamento à cabeça ou nós falamos alguma coisa sem de fato prestar muita atenção ou perceber a ideia ou frase que formamos. Pode ser tanto uma forma recorrente de pensar, isto é, palavras que usamos normalmente, ou então rótulos que temos para situações, para pessoas, e – sim! – inclusive para nós mesmos. E assim nem percebemos que as crenças podem estar bloqueando a vida.

Ao longo de nossa vida, adquirimos um certo repertório, que foi se formando com base em tudo o que se passou ao nosso redor.

Nesse conjunto entram as pessoas com quem convivemos na família, na escola, no trabalho, cenas que presenciamos, situações que aconteceram conosco, tudo isso integra a nossa “biblioteca pessoal”.

Essa “biblioteca” faz parte de nossa estrutura mental e emocional. De lá é que vem grande parte dos pensamentos e, como resultado, das atitudes que nós temos diariamente.

É interessante se você puder começar a perceber e identificar quando é que os seus pensamentos são respostas automáticas, que vêm lá do seu passado.

O passado, muitas vezes, nos aprisiona em suas teias. Talvez você esteja em busca de algo diferente para a sua vida ou tem aspirações que ainda não se concretizaram.

Mas se você não está confortável com isso, sente que isso te põe para baixo e causa ansiedade, tire da cabeça que tem que ser assim, que você já tentou de tudo e não tem jeito. Não assuma que isso é normal, que é natural.

Natural é que os seus pensamentos, as suas emoções e as suas ações sejam pautadas sempre pela confiança e pela serenidade.

É importante você proteger a sua individualidade de qualquer influência, seja de situações atuais ou memórias do passado, pois o nosso universo emocional é extremamente delicado e suscetível a influenciações.

Quando o passado continua agindo no presente, as crenças acabam bloqueando a vida.

Quando as coisas não dão certo, é bem possível que alguns pensamentos antigos estejam moldando a sua vida. E é muito difícil perceber isso.

A esse conjunto de pensamentos costumamos chamar de sistema de crenças. É um sistema interno rodando ideias e conceitos em que você acredita. Mas é bom questionar se você realmente acredita ou se foi levado a acreditar em certas coisas.

Pessoas que cresceram em ambientes de conflito familiar, por exemplo, podem ter incorporado essa ideia sem perceber, e não conseguem se firmar num relacionamento amoroso estável e sincero.

Quem passou a infância vendo a família sendo constantemente assolada por problemas financeiros, desempregos e falências, pode dar continuidade a esse padrão e, assim, não alcançar a realização profissional e material.

Aqueles que passaram por sucessivas situações vexatórias e vergonhosas talvez não deslanchem em nenhuma área da vida, porque estão sempre receosos de serem apontados e ridicularizados. E os exemplos se multiplicam, não param por aí.

Então, se você se vê em alguma situação semelhante e está sofrendo por isso, você pode pensar da seguinte forma: qualquer coisa que esteja acontecendo em sua vida, ainda que desagradável ou dolorosa, é uma vistosa e chamativa vitrine, querendo chamar a sua atenção para lhe mostrar o que você pode rever e reverter.

Não fique à mercê de sua mente: dê um rumo definido aos seus pensamentos.

A reversão do pensamento, ou seja, mudar a forma de pensar sobre determinadas coisas, livrar-se do que não é genuinamente seu, é necessária para o progresso na vida.

É uma tarefa difícil, é verdade, que vai colocar você em confronto com aspectos pessoais. E por isso requer coragem, determinação e persistência.

E também paciência. A paciência de respeitar a sua capacidade de lidar com cada aspecto a seu tempo, deixando que cada um surja gradualmente, resolvendo um para, em seguida, depois cuidar de outro.

Quando você começa a perceber, a aceitar, a entender e a reverter a ação desse complexo mental e emocional que foi se consolidando ao longo dos anos, você entra num estado de atenção e passa então a agir de forma mais consciente.

E não se deixa levar por pensamentos que, de fato, nem são seus. Você apenas os incorporou.

Esse é um passo importante: perceber se você está preso a crenças que estão bloqueando a sua vida.

É só o primeiro passo. Mas é muito importante, pois é o que vai impulsionar, o que vai iniciar o movimento.

E é de passos que se faz uma caminhada.

Noemi C. Carvalho 

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Um comentário

  1. Artigo maravilhoso . Aqui ao ler as postagens eu encontro força e consigo me acalmar nas horas de fraquezas da alma. Continuem com esse trabalho pois é uma verdadeira aula de bons ensinamentos. Obrigada. Parabéns e sucesso

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: