Home / Emoções / Como podemos superar o medo e a ansiedade

Como podemos superar o medo e a ansiedade

superar medo e ansiedade

O medo paralisa todos os seus esforços.

“Confie em Deus e destrua o medo, porque ele paralisa todos os seus esforços para ser bem-sucedido e atrai exatamente aquilo que você teme”, explica Yogananda. Essa é a sua orientação para superar os aflitivos momentos da vida, quando somos engolfados pelo medo ou então quando as questões que temos que resolver nos causam ansiedade.

Continuando com os seus esclarecimentos, o mestre iogue diz que quando ficamos remoendo pensamentos sobre o medo de fracassar ou de ficar doente, esses pensamentos se fixam na mente consciente.

Em seguida, eles fincam raízes no subconsciente e começam a ganhar mais força, fazendo germinar na mente consciente as plantas do medo. Mas estas não são tão fáceis de destruir quanto teriam sido os pensamentos originais.

Para que isso não aconteça, Yogananda orienta: “arranque-os de dentro de você concentrando-se poderosamente na coragem e desloque sua consciência para a absoluta paz de Deus em seu interior.

Seja qual for o seu temor, desvie a mente dele e entregue o caso a Deus. Tenha fé Nele. Muito do sofrimento se deve apenas às preocupações.”

O medo não tem lugar num coração sereno.

À noite, antes de dormir, é preciso limpar a mente de todo o medo e de toda ansiedade que sentimentos pela dificuldade de superar as situações que nos afligem.

Faça, então a seguinte afirmação: “O Pai Celestial está comigo, estou protegido.

Eu me desfaço de todo fardo mental; relaxo e deixo que Deus expresse através de mim Seu perfeito amor, paz e sabedoria.”

Dessa forma, explica Yogananda, “você se envolve mentalmente com o Espírito e sentirá a Sua maravilhosa proteção. Enquanto mantiver a sua consciência em Deus, você jamais sentirá medo, e todos os obstáculos serão superados pela coragem e pela fé.

O medo vem do coração. Se alguma vez você se sentir tomado pelo pavor de alguma doença ou de um acidente, deve inspirar e expirar profunda, lenta e ritmicamente várias vezes, relaxando a cada expiração. Isso ajuda a normalizar a circulação. Se seu coração estiver realmente calmo, você não poderá sentir nenhum medo.”

A orientação de Yogananda para superar o medo e aliviar a ansiedade.

Para serenar as preocupações, o mestre espiritual hindu afirma que a melhor solução é “ficar em silêncio, meditar e orar. E então, depois de estarem interiormente tranquilos, pensem nas alternativas que possam resolver ou eliminar o problema.

Quando a mente está tranquila em Deus e quando a fé em Deus é forte, encontramos a solução. O fato de ignorar os problemas não os resolverá, mas preocupar-se com eles também não.

Medite até ficar tranquilo. Em seguida, focalize a mente no seu problema e ore profundamente pedindo a ajuda divina. Concentre-se no problema e encontrará uma solução, sem passar pela terrível angústia de estar preocupado.

Lembre-se: melhor do que raciocinar um milhão de vezes é sentar-se e meditar em Deus até ficar interiormente calmo.

Então diga ao Senhor: “Eu não poderia resolver este problema sozinho mesmo que tivesse um número ilimitado de pensamentos diferentes.

Mas posso resolvê-lo colocando-o em Tuas mãos, pedindo primeiro Tua orientação e depois indo até o fim sem deixar-me desviar ou abater, pensando nos vários ângulos de uma possível solução.”

Deus ajuda a quem se ajuda.

Yogananda lembra que “Deus realmente ajuda a quem se ajuda. Assim, quando sua mente estiver calma e cheia de fé após orar a Deus na meditação, você será capaz de vislumbrar várias respostas para os seus problemas.

E, como a mente está tranquila, poderá escolher a melhor solução. Coloque-a em prática e terá êxito. Isto é aplicar a ciência da religião na vida diária.

A compreensão de que todo o poder de pensar, falar, sentir e agir vem de Deus e de que Ele está sempre conosco, inspirando-nos e guiando-nos, liberta instantaneamente do nervosismo.

Lampejos de alegria divina virão com essa compreensão. Às vezes uma profunda iluminação permeia a pessoa, banindo a própria ideia do medo.

Como um oceano, o poder de Deus tudo varre, irrompendo no coração como uma enchente purificadora e removendo todo o bloqueio provocado por dúvidas ilusórias, irritação e temores.

A ilusão da matéria, a consciência de ser apenas um corpo mortal é superada pelo contato com a doce serenidade do Espírito, que se pode obter por meio da meditação diária. Então você saberá que o corpo é uma pequena borbulha de energia em Seu oceano cósmico”, diz o mestre iogue, em sua sabedoria.

Você pode eliminar a consciência do sofrimento.

“Faça um esforço supremo para alcançar Deus. Falo de uma verdade prática, de senso prático; dou-lhe uma filosofia que eliminará toda a consciência de sofrimento.

Nada tema. Medite profunda e regularmente e um dia despertará em êxtase com Deus; verá como é absurdo as pessoas pensarem que sofrem. Você, eu e elas – todos nós – somos puro Espírito”, afirma Yogananda.

Certamente as orientações deixadas por Yogananda são ensinamentos de valor não somente para a superação de momentos de dificuldades, mas prática para todos os dias.

Como ele mesmo disse, “faça um esforço supremo”, pois a mente pode criar resistências. Mas a dedicação constante transformará em hábito esse novo modo de viver, fazendo surgir um ser renovado e revigorado, pronto a aceitar todos os desafios que a vida apresenta.

Fonte: Self-Realization Fellowship (trechos de escritos de Yogananda)

Paramahansa Yogananda nasceu em Janeiro de 1893, na Índia, e faleceu em Março de 1952, nos Estados Unidos. É considerado um dos maiores mestres e difusores da antiga filosofia da Índia para o Ocidente.
Deixou como legado ensinamentos que continuam sendo uma fonte de inspiração e de luz para pessoas de todas as raças, culturas e credos, voltados não somente à evolução espiritual, mas também à realização pessoal, com orientações acerca das atitudes que nos competem para as transformações que desejamos em nossa vida.
Meu corpo passará, mas minha obra continuará e meu espírito continuará vivo. Mesmo quando eu não estiver mais aqui, trabalharei junto com vocês para libertar o mundo pela mensagem de Deus
.’ – Yogananda

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: