
Meditar, orar, praticar mentalizações, são excelentes recursos para recobrar a calma da mente agitada, trazer paz de espírito e serenidade.
Num momento de grande tensão em que nossas emoções se exacerbam e nos faria muito bem realizar alguma dessas atividades, muitas vezes acontece que não dispomos do tempo ou do lugar adequado para realizá-las.
Mas existe uma forma rápida e eficaz de conseguir apaziguar um pouco a sensação aflitiva ou raivosa, cortando sua ação para que ela não se intensifique.
Mesmo durante o expediente de trabalho, um rápido exercício de respiração – que você pode pôr em prática numa rápida saída para ir à copa ou ao banheiro, ou até mesmo permanecendo em sua mesa – vai ajudar você a melhorar seu equilíbrio emocional.
Um minuto para se acalmar
Se for possível, fique de olhos fechados. Inspire profundamente, sinta o ar entrando e enchendo seus pulmões. Segure o ar por alguns segundos, e em seguida comece a soltá-lo bem lentamente.
Respire de novo e desta vez, enquanto solta o ar, relaxe seus ombros, sinta eles “caírem”, soltando a tensão, dos braços, do peito.
Continue respirando fundo e soltando o ar, sempre percebendo onde você está sentindo uma tensão maior: nas mandíbulas, no pescoço, nas mãos, nos pés. Um a um, vá relaxando esses pontos do seu corpo, solte todos os músculos que estão retesados, enquanto respira profunda e suavemente.
Sinta que a cada vez que você solta o ar uma sensação calorosa e suave percorre seu corpo. Suas emoções começam a serenar, seu coração fica mais tranquilo.
Neste momento, o que importa é exatamente este momento: o agora, sem passado, nem futuro. Agora, neste instante, você está bem, você está em paz.
Em seguida, mexa bem suavemente, os dedos das mãos, depois dos pés, movimente um pouco as pernas, os braços, para retornar às suas atividades.
O exercício é bem simples e rápido. Em um minuto você já consegue sentir o benefício. Se for possível dedicar mais tempo, melhor.
O mais difícil pode ser você perceber e realmente se dar conta que é melhor praticá-lo, antes que você “exploda” ou fique muito mal.
Ao se concentrar na sua respiração e em seu corpo, você desvia a atenção dos pensamentos que estão lhe incomodando, e sua mente se aquieta. Claro que isso não significa que o problema que originou seu mal-estar está resolvido, mas você consegue apaziguar sua mente para lidar com a situação com mais serenidade.
Noemi C. Carvalho
Você pode ler mais algumas dicas sobre o assunto aqui:
- O incomensurável poder pacificador da Água da Paz
- Quando a tristeza bate e dói lá dentro do peito
- Apatita: o cristal da porta da alma
Boa tarde! Só gratidão por tanta ajuda através suas msgs! Deus continue iluminando vcs pra prosseguirem nesse trabalho com tanta sabedoria! Namastê!