Pular para o conteúdo
Início » Autoconhecimento » Como se libertar da monotonia

Como se libertar da monotonia

se libertar da monotonia

O hábito é como andar em círculos.

Nesta vida agitada, cheia de compromissos e pressão de todos os lados, algumas coisas ocorrem no funcionamento da mente que a maioria das pessoas não percebe. Quanto mais rotineiro um comportamento, menos consciência temos dele e, assim, não sabemos como nos libertar da monotonia.

Os hábitos se apresentam como um conjunto de ações muito definidas. Neurologicamente, entretanto, são determinados por um extenso espaço de repetições constantes de um comportamento. Essa rotina é memorizada no cérebro através do corpo estriado, que organiza de forma metódica as fases: explorar, agir e gravar.

Esses hábitos aparecem espontaneamente quando observamos e analisamos locais e grupos de pessoas e os relacionamos com os nossos sentimentos. Experimentamos algumas ações em nossa interação com os ambientes e com as pessoas, testando qual é aquela que nos faz sentir mais confortável. E é assim que criamos um método e criamos as rotinas.

Muitos destes mecanismos se instalam, em sua maioria, quando se é muito jovem. Por exemplo: a criança que em momentos de ansiedade comia muitos doces. Essa ingestão dos doces, no momento, trazia um rápido conforto, e isso, provavelmente, faz essa pessoa incorporar esse comportamento em sua vida.

Imagine que esse mecanismo funciona com tudo na vida de uma pessoa. Ele molda o comportamento, criando verdadeiros programas de funcionamento que fazem a pessoa agir “no automático”. Dessa forma, toda a liberdade, criatividade, inventividade e espontaneidade são encobertas por esse processo. E então a vida não se realiza em sua total potencialidade, no infinito das possibilidades que é o viver.

Anote estas dicas para vencer a monotonia.

Para se libertar desta repetição monótona, é preciso provocar uma quebra no funcionamento “normal” deste mecanismo. Fazendo isso, ele não será capaz de trabalhar da forma habitual. Existem, de fato, muitos métodos que foram criados ao longo dos tempos para isso, que na verdade são testes feitos para desviar a atenção e afastá-la dos antigos modelos.

Se uma pessoa está passando por um momento de extremo nervosismo e dizemos para que ela inspire e expire profundamente por alguns minutos, em breve instantes poderemos perceber que a irritação terá passado.

Ao promover o exercício de respiração, a mente será confundida, pois será incapaz de entender os extremos: “Como alguém tão irritado pode respirar profundamente? O que é isso?”

Da mesma forma, se você estiver se sentindo triste, quebre o programa que está desencadeando essa tristeza. Portanto, faça a sua mente se comportar de uma forma diferente, não deixe o programa rodar:

  • saia para dar uma volta
  • encontre-se com algum amigo
  • coloque uma música e dance
  • tome um banho relaxante

Pratique e faça a sua vida acontecer.

Interrompa o fluxo ao qual a mente está acostumada. Mas uma observação se faz necessária: o segredo é não repetir a estratégia usada.

Por exemplo, digamos que você está triste e, para quebrar esse padrão, você saiu para correr no parque. Se fizer isso toda vez que quiser superar o padrão que o leva à tristeza, isso será transformado em um novo hábito e trará com toda força o velho padrão de volta. Por isso é preciso estar sempre inovando para não deixar a mente no comando.

É assim que se consegue mudar os padrões de pensamento que se alojam na mente e se renovar para vivenciar novos tempos.

Faça sua vida ser nova, novinha em folha.

Você tem criatividade, é só colocá-la em prática.

Pratique a novidade, pratique ser diferente de você, surpreenda-se agradavelmente a cada momento.

Faça a sua vida acontecer. É isto que a vida espera de você.

José Batista de Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

1 comentário em “Como se libertar da monotonia”

Não é possível comentar.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading