Home / Comportamento / Ação Social / Como será o mercado de trabalho pós-pandemia?

Como será o mercado de trabalho pós-pandemia?

mesa em um canto com janela ao fundo onde existe um computador, um telefone celular, blocos de anotação e alguns livros mostrando a tendencia do mercado de trabalho pós-pandemia

Adaptações, mudanças e inovações na área profissional.

Inúmeras adaptações foram exigidas em relação à área profissional durante a pandemia do coronavírus, principalmente com a necessidade de implantação dos períodos de quarentena para diminuir a velocidade de propagação do vírus, e essas inovações no mercado de trabalho vão continuar prevalecendo na pós-pandemia.

O artigo abaixo, de autoria da professora Nádia Carvalho, do curso de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora, faz uma análise das principais mudanças e adaptações necessárias à manutenção dos postos de trabalho e à sobrevivência das empresas.

Ao final, ela tece considerações sobre o mercado de trabalho e o perfil profissional que deve prevalecer no período pós-pandemia. Acompanhe a seguir.

A influência da pandemia no perfil profissional dos brasileiros.

“As medidas de distanciamento social adotadas no Brasil para conter a disseminação do novo coronavírus têm provocado grandes mudanças no campo profissional. O trabalho remoto e o uso das novas tecnologias, mais do que uma opção, é praticamente um dever para aqueles que pretendem se manter no mercado.

Na opinião da professora do curso de Administração do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Nádia Carvalho, as palavras de ordem neste momento são flexibilidade e colaboração.

“Normalmente, as pessoas e as organizações não se preocupam com planos de contingência e riscos. Estão sempre voltadas para um cenário dentro da normalidade, e quando surge uma quebra deste cenário, elas não sabem como se adaptar. Dentre as várias lições que o período deixa, desenvolver a flexibilidade e a colaboração são essenciais para, caso ocorra qualquer outro problema, a adaptação seja de forma mais tranquila”, esclarece.

Para a docente, os profissionais que conseguirem se adaptar a esta nova lógica de trabalho imposta pela pandemia terão mais chances de sobreviver à crise.

“Usar e abusar das tecnologias e dos mercados digitais tornam-se essenciais neste período. Aqueles que já estavam trabalhando com a tecnologia ou os que souberam aplicá-la de modo a gerar valor estão conseguindo manter suas atividades”. Segundo Carvalho, até mesmo os profissionais que não dominavam esses recursos, tiveram que aprender a explorá-los e se (re)inventar para manter os negócios funcionando.

Os tempos de crise trazem desafios e mostram novas oportunidades.

E pelo menos uma notícia boa em meio à pandemia. De acordo com a docente, os tempos de crise são os melhores para identificarmos novas oportunidades.

“É neste momento que padrões são quebrados e com isso surgem novas possibilidades. Todos estão saindo da zona de conforto e se reinventando e, consequentemente, os modelos de negócios também são alterados.

É o momento de abrirem os olhos para as novas necessidades e transformarem os novos hábitos em oportunidades, bem como buscar soluções para os desafios que a crise ocasiona”.

Você pode se interessar por:
** Trabalho remoto: como lidar com as dificuldades que surgem
** Socióloga da Stanford analisa o “novo normal” criado pela pandemia

As características do perfil profissional pós-pandemia.

Ela ainda acrescenta que “o perfil dos gestores (líderes) também será afetado dentro dessa nova lógica de trabalho”. Com todas essas mudanças, quais as principais características desejadas do profissional que emerge deste período? Carvalho detalha.

“Antes da pandemia, o mercado já valorizava os profissionais criativos, proativos e com domínio tecnológico.

Agora, esse novo perfil não só continuará sendo valorizado, mas devem abusar da criatividade, desenvolverem um perfil colaborativo, flexível, com domínio tecnológico, inteligência emocional e, principalmente, com capacidade de resolução de problemas em qualquer ambiente.

Os desafios são muitos, então o profissional que conseguir, de fato, se reinventar terá destaque no período pós-pandemia.”

republicação de Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – 24/04/2020

Leia mais dicas e informações sobre alimentação, trabalho remoto, medidas de proteção e outros assuntos no Painel da pandemia: o que você precisa saber

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 10.291 outros assinantes

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Veja também

Casal em uma sala olhando pela janela amor pandemia

Amor nos tempos da pandemia: como cuidar da saúde amorosa

Para saber como cuidar do amor durante a pandemia, a Universidade Harvard ouviu uma especialista em relacionamentos românticos.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: