
Como a felicidade se distancia de nós.
Acredito que as aspirações essenciais do ser humano são buscar a felicidade e defender-se de sofrimentos. E para isso, certamente, é preciso vencer a negatividade quando ela se aproxima.
Para que esses objetivos sejam alcançados, cada pessoa caminha por uma via distinta. Assim, uns creem que a posse de determinados bens materiais pode resguardá-los dos perigos e trazer satisfação. Alguns, por outro lado, se empenham na parte espiritual para consolidar seu estado de equilíbrio. E entre estas duas vertentes encontramos vários matizes de comportamentos.
Os fatores que mais fortemente contribuem para impedir que se atinjam essas aspirações são os pensamentos e as emoções negativas.
Existe uma grande dificuldade para se experienciar a paz interior em função da existência de pensamentos, emoções e ocorrências mentais que expressam um estado mental negativo. Entre elas podemos citar, por exemplo, o medo, o orgulho, a ganância, a raiva, a inveja, a luxúria, o ódio, entre outras fontes perturbadoras e criadoras de dificuldades.
E como podemos evitar que isso aconteça? Como podemos nos libertar desse tipo de ocorrência em nossa mente e em nossos sentimentos?
Um preceito budista para modificar a forma de pensar.
Um antigo preceito budista diz que quando curamos o outro também nos curamos.
Desta forma, ele traz a recomendação para que transformemos os infortúnios em benefícios e estendamos a nossa atenção aos outros. Nessas atitudes encontraremos a inspiração e a força para mudar o padrão de pensamento e, assim, transmutar as dificuldades em alegria.
A mente possui um atributo que a torna extraordinária: a capacidade de transformação que ela possui.
Portanto, quem se empenha em fazer as transformações necessárias à superação da ocorrência de pensamentos e emoções negativos logo atingirá o estado de paz interior. E, em seguida, em breve período de tempo, perceberão uma significativa alteração no comportamento da mente e em suas reações a pessoas e acontecimentos.
Existirá uma maior positividade e funcionamento ordenado da mente, contribuindo para alcançar um estado de percepção plena da felicidade, bem como de participação na difusão de felicidade para todos.
Use todo o potencial de sua mente para vencer a negatividade.
O ser humano possui uma inteligência magnífica.
A determinação e o discernimento de como usar esse poder de forma adequada e positiva faz, de fato, com que a saúde mental seja preservada.
Além disso, a percepção desse grande potencial fornece um extraordinário ânimo, que dá forças para serem usadas no enfrentamento de quaisquer dificuldades. Inclusive para vencer a negatividade quando ela quer se instalar, não importando as condições, com disposição e fé inabaláveis.
José Batista de Carvalho
Você precisa fazer login para comentar.