Home / Emoções / Como vencer a negatividade dos pensamentos e sentimentos

Como vencer a negatividade dos pensamentos e sentimentos

Como a felicidade se distancia de nós.

Acredito que as aspirações essenciais do ser humano são buscar a felicidade e defender-se de sofrimentos e para isso, certamente, é preciso vencer a negatividade quando ela se aproxima.

Para que esses objetivos sejam alcançados, cada pessoa caminha por uma via distinta. Assim, uns creem que a posse de determinados bens materiais pode resguardá-los dos perigos e trazer satisfação. Alguns, por outro lado, se empenham na parte espiritual para consolidar seu estado de equilíbrio. E entre estas duas vertentes encontramos vários matizes de comportamentos.

Os fatores que mais fortemente contribuem para impedir que se atinjam essas aspirações são os pensamentos e as emoções negativas.

Existe uma grande dificuldade para se experienciar a paz interior em função da existência de pensamentos, emoções e ocorrências mentais que expressam um estado mental negativo, como por exemplo, medo, orgulho, ganância, raiva, inveja, luxúria, ódio, entre outras fontes perturbadoras e criadoras de dificuldades.

E como podemos evitar que isso aconteça? Como podemos nos libertar desse tipo de ocorrência em nossa mente e em nossos sentimentos?

Um preceito budista para modificar a forma de pensar.

Um antigo preceito budista diz que quando curamos o outro também nos curamos.

Desta forma, ele traz a recomendação para que transformemos os infortúnios em benefícios e estendamos a nossa atenção aos outros. Nessas atitudes encontraremos a inspiração e a força para mudar o padrão de pensamento e, assim, transmutar dificuldades em alegria.

A mente possui um atributo que a torna extraordinária: a capacidade de transformação que ela possui.

Portanto, todos aqueles que se empenharem em fazer as transformações necessárias à superação da ocorrência de pensamentos e emoções negativos, logo atingirão o estado de paz interior. E, em seguida e em breve período de tempo, perceberão uma significativa alteração no comportamento da mente e em suas reações a pessoas e acontecimentos.

Existirá uma maior positividade e funcionamento ordenado da mente, contribuindo para alcançar um estado de percepção plena da felicidade, bem como de participação na difusão de felicidade para todos.

Use todo o potencial de sua mente para vencer a negatividade.

O ser humano possui uma inteligência magnífica.

A determinação e o discernimento de como usar esse poder de forma mais adequada e positiva faz, de fato, com que a saúde mental seja preservada.

Além disso, a percepção desse grande potencial fornece um extraordinário ânimo, que dá forças para serem usadas no enfrentamento de quaisquer dificuldades. Inclusive para vencer a negatividade quando ela quer se instalar, não importando as condições, com disposição e fé inabaláveis.

José Batista de Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: