Home / Emoções / Como vencer a negatividade dos pensamentos e sentimentos

Como vencer a negatividade dos pensamentos e sentimentos

Reflexo de mulher cabisbaixa numa janela, pensando como vencer a negatividade.
Felicidade, pensamentos e emoções estão interligados. Para saber mais sobre isso, leia este post e os outros recomendados. José Batista de Carvalho

Como a felicidade se distancia de nós.

Acredito que as aspirações essenciais do ser humano são buscar a felicidade e defender-se de sofrimentos e para isso, certamente, é preciso vencer a negatividade quando ela se aproxima.

Para que esses objetivos sejam alcançados, cada pessoa caminha por uma via distinta: uns creem que a posse de determinados bens materiais pode resguardá-los dos perigos e trazer satisfação, outros se empenham na parte espiritual para consolidar seu estado de equilíbrio. E entre estas duas vertentes encontramos vários matizes de comportamentos.

Os fatores que mais fortemente contribuem para impedir que se atinjam essas aspirações são os pensamentos e as emoções negativas.

Existe uma grande dificuldade para se experienciar a paz interior em função da existência de pensamentos, emoções e ocorrências mentais que expressam um estado mental negativo, como por exemplo, medo, orgulho, ganância, raiva, inveja, luxúria, ódio, entre outras fontes perturbadoras e criadoras de dificuldades.

E como podemos evitar que isso aconteça? Como podemos nos libertar desse tipo de ocorrência em nossa mente e em nossos sentimentos?

Um preceito budista para modificar a forma de pensar.

Um antigo preceito budista diz que quando curamos o outro também nos curamos.

Desta forma, ele traz a recomendação para que transformemos os infortúnios em benefícios e estendamos a nossa atenção aos outros. Nessas atitudes encontraremos a inspiração e a força para mudar o padrão de pensamento e, assim, transmutar dificuldades em alegria.

A mente possui um atributo que a torna extraordinária: a capacidade de transformação que ela possui.

Todos aqueles que se empenharem em fazer as transformações necessárias à superação da ocorrência de pensamentos e emoções negativos, logo atingirão o estado de paz interior. E, em seguida e em breve período de tempo, perceberão uma significativa alteração no comportamento da mente e em suas reações a pessoas e acontecimentos.

Existirá uma maior positividade e funcionamento ordenado da mente, contribuindo para alcançar um estado de percepção plena da felicidade, bem como de participação na difusão de felicidade para todos.

Use todo o potencial de sua mente para vencer a negatividade.

O ser humano possui uma inteligência magnífica.

A determinação e o discernimento de como usar esse poder de forma mais adequada e positiva faz com que a saúde mental seja preservada.

A percepção desse grande potencial fornece um extraordinário ânimo, que dá forças para serem usadas no enfrentamento de quaisquer dificuldades, inclusive para vencer a negatividade quando ela quer se instalar, não importando as condições, com disposição e fé inabaláveis.

José Batista de Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Veja também

homem subindo um monte com uma grande cachoeira atrás como se tivesse emoções destrutivas

Dalai Lama explica como combater as emoções destrutivas que afetam nossa vida

Dalai Lama conversa sobre as emoções destrutivas, a responsabilidade do ego, a importância de treinar a mente e cultivar a paz de espírito. Leia aqui.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: