
Como vivenciar a espiritualidade em nossa jornada na Terra.
O compromisso com o bem é a essência do caminho espiritual que devemos trilhar. E na Doutrina Espírita esse compromisso é destacado como uma orientação fundamental para a nossa jornada terrena.
Portanto, viver “o céu na Terra”, ou “viver no paraíso”, é uma condição alcançada através da busca constante pelo bem, pelo prazer em praticar a caridade e seguir sempre os ensinamentos do Evangelho.
Ao nos comprometermos com o bem, nós alinhamos as nossas ações e os nossos pensamentos com as leis divinas. Esse compromisso envolve a prática do amor ao próximo, em atitudes como a fraternidade, o respeito, a caridade.
É através dessas atitudes que expressamos a mensagem de Deus e podemos, então, vivenciar a espiritualidade em nossa jornada na Terra.
O autoconhecimento também faz parte da jornada espiritual.
Nesse contexto, é de se ressaltar a importância do autoconhecimento e da reforma íntima. Afinal, conhecer a si mesmo é o alicerce para a transformação interior. E, sem dúvida, a adoção de bons hábitos é um exercício valioso para o fortalecimento desse pilar.
Através do autoconhecimento, compreendemos as nossas virtudes e as nossas fragilidades. E então podemos trabalhar para aprimorar os nossos aspectos negativos, bem como fortalecer as nossas virtudes. Ao mesmo tempo, compreendemos esses aspectos naqueles com quem convivemos.
A oração é o elo com o bem maior.
Sabemos que o mundo ao nosso redor nos impõe muitas demandas e desafios. E, muitas vezes, nós nos vemos envolvidos em uma corrida incessante.
No entanto, não devemos permitir que o mundo asfixie o nosso espírito. Pela manhã, logo ao despertar, devemos nos lembrar do poder superior que nos anima, expressando gratidão a Jesus e a Deus.
Ao fazermos uma refeição, agradeçamos pelo alimento que nos sustenta. Ao nos deitarmos, agradeçamos por mais um dia de oportunidades e roguemos por uma noite serena.
É importante, a todo momento, lembrar que a comunicação clara com os mentores espirituais e o seguimento firme no caminho do bem requerem oração, vigilância e atenção constante das nossas ações e dos nossos pensamentos.
O compromisso com o bem é o guia para a nossa vida espiritual.
Portanto, o compromisso com o bem é um guia para a nossa vida espiritual. Devemos nos esforçar para praticar o amor, a caridade e a compaixão em todas as situações.
Com o autoconhecimento, a reforma íntima e a prática da oração, certamente fortalecemos a nossa ligação com o plano espiritual, buscando a comunhão com os mentores e seguindo firmemente o caminho do bem.
Visite o canal do Grupo Espírita Cairbar Schutel (GECS) no YouTube
Vamos sempre renovar esse nosso compromisso com o bem e encontrar, na Doutrina Espírita, as orientações necessárias para uma vida plena de amor e de evolução espiritual.
Se você concorda, participe desta renovação, compartilhe este texto e difunda esta ideia!
José Batista de Carvalho
Inspirado em palestra realizada em 20 de outubro de 2012, por Isabel Salomão de Campos, em “A Casa do Caminho” – Juiz de Fora – MG
Você precisa fazer login para comentar.