Home / Autoconhecimento / Críticas: quando esse julgamento é manipulador

Críticas: quando esse julgamento é manipulador

Homem sentado cabisbaixo em poltrona num ambiente antigo, manipulando um boneco com cordas, sentindo que as críticas são manipuladoras

Como você lida com as críticas?

A maioria das pessoas se abatem quando recebem críticas. Não importa, por exemplo, se estão realizando bem suas tarefas e se tudo está indo bem.

Com uma única frase como: “Ah, se você tivesse feito assim ficaria bem melhor”. Ou ainda algo pessoal como: “Nossa! Esse seu cabelo não está nada bom”, e pronto! É o que basta para derrubar a autoestima no chão e fazer a ofensa construir defesas emocionais muito agressivas.

O mecanismo da crítica se aproveita da baixa estima, gerando uma sensação de inadequação, de erro e culpa. Isto permite que aquele que deflagra este mecanismo seja considerado melhor, mais importante e, consequentemente, seja colocado sempre em primeiro lugar pelas outras pessoas próximas.

A crítica provoca forte impacto e atiça a baixa estima, fazendo com que a pessoa que é alvo da crítica, sendo já suscetível a este tipo de sentimento, se sinta diminuída, ofendida, fique retraída e se coloque para trás. Ou fique com raiva, irritada, indignada acalentando, da mesma forma, pensamentos e emoções de baixa vibração, que minam seu equilíbrio e serenidade.

Para se proteger das críticas, muita gente adota um comportamento diferente do seu, ou seja, não desempenha suas funções como gostaria e não se posiciona na vida como é realmente.

Às vezes, passa toda a sua vida vivendo de um jeito que não é o seu, na tentativa de se livrar desses julgamentos. As pessoas abrem mão daquilo que são e assumem personagens, na inglória expectativa de agradar a todos. Mas isso é impossível, pois a crítica sempre virá.

Como se livrar do tormento da crítica.

Agora, vamos pensar um pouco: a força que a crítica tem está no fato de darmos muita importância a ela, ou seja, se conseguirmos nos educar para não dar relevância ao que os outros falam sobre nós, não ouviremos mais nenhuma crítica.

Então, quando alguém criticar alguma coisa, faça o seguinte: antes de tudo, verifique se o que está sendo falado tem sentido ou se é apenas uma visão diferente daquilo que você está fazendo, e que não terá nenhuma implicação no resultado final de sua tarefa. Dê importância ao que você conhece e tire suas próprias conclusões.

Outra boa maneira de não cair nessa armadilha da crítica é trabalhar a valorização. Buscar, através do autoconhecimento, quais são as suas qualidades, seus dons, quais as virtudes que estão encobertas e valorizá-las, assim como as suas emoções, sentimentos e opiniões.

Todos irão valorizar você quando você cultivar o seu próprio valor. É como dizem: você colhe o que plantou.

Plante em sua mente que você é o responsável por sua vida. O importante é o que você pensa, sente e faz, não o que os outros pensam, sentem ou fazem.

Dê valor a si e valorizado será.

José Batista de Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

%d