
A pandemia do coronavírus trouxe muitos motivos para sentirmos ansiedade.
Em encontros virtuais realizados por Dalai Lama no mês de Junho, uma das perguntas mais frequentes que foram feitas tratava de como lidar com a ansiedade que se alastra, certamente por causa das incertezas trazidas pela pandemia do coronavírus.
Estamos vivendo uma situação nova, acima de tudo uma experiência de vida marcada pela repentina invasão da dúvida e do medo. E porque não existe ainda uma vacina para conter os efeitos prejudiciais e mortais do vírus, muitos fatores que impactaram a nossa vida parece que vão continuar indefinidamente.
Mas essa expectativa de continuar vivendo entre as mudanças na rotina, a preocupação com o trabalho, os cuidados extras para evitar o contágio, ter que ficar em casa, o afastamento forçado de amigos e família e ainda a preocupação de poder contrair a covid-19 apesar disso tudo, abalam o bem-estar emocional e aumentam os sentimentos relacionados ao medo e à ansiedade.
Para fazer frente a essa crise atual, sobretudo considerando o alto nível de desconforto e observando todas as dificuldades associadas a essa pandemia global, Dalai Lama orienta sobre as atitudes que podemos adotar para lidar com a incerteza, a ansiedade e a depressão.
Noemi C. Carvalho
A orientação de Dalai Lama para lidar com a indesejável ansiedade.
Segundo Sua Santidade, o medo aumenta os efeitos negativos desencadeados pela pandemia, e além disso prejudica a superação da própria doença. Assim, ele recomenda: “precisamos de uma mente estável. Um mestre Nalanda do século VIII, Shantideva, aconselhou que examinássemos a situação em que nos encontramos.
Portanto, uma das abordagens que pessoalmente acho útil é cultivar o pensamento: se a situação ou o problema é tal que pode ser remediado, não há necessidade de se preocupar com isso. Em outras palavras, se houver uma solução ou uma saída para a dificuldade, você não precisará ficar sobrecarregado e deve trabalhar para encontrá-la. A ação apropriada é buscar sua solução.
Então, é claramente mais sensato gastar sua energia concentrando-se na solução em vez de se preocupar com o problema. Como alternativa, se não houver solução, possibilidade de resolução, também não há motivo para se preocupar com isso, nem precisa perder tempo pensando nisso, porque você não pode fazer nada a respeito.
“No contexto de mundos e galáxias em evolução, uma vida humana é pequena. Mas, quando termina, o fim não é permanente. Algo se passa, vida após vida.” – Dalai Lama
Nesse caso, portanto, quanto mais cedo você aceitar esse fato, mais fácil será para você. Esta fórmula, certamente, implica confrontar diretamente o problema e ter uma visão realista dele. Mas esta é uma abordagem prática, é útil para reduzir nosso medo e ansiedade.”
com informações de Dalai Lama