Home / Emoções / Dalai Lama mostra um passo a passo para a felicidade

Dalai Lama mostra um passo a passo para a felicidade

Dalai lama apontando para um caminho Dalai Lama felicidade

As aparências podem iludir a verdadeira felicidade.

Uma das coisas que Dalai Lama sempre fala é que o objetivo das pessoas é encontrar a felicidade. E num encontro virtual com budistas da região asiática, no dia 04 de setembro, ele voltou a falar sobre esse tema.

Conversando com os participantes, Sua Santidade fez referência ao nível de vida em que chegamos nos dias atuais, quando “testemunhamos um grande desenvolvimento material, mas as pessoas se distraem da verdadeira fonte de felicidade.”

Segundo ele, essa atitude leva a uma constante insatisfação, o que tira o prazer pela vida e traz sofrimento. E “quando procuramos ver quais são as causas do sofrimento, somos levados ao reino da psicologia, que trata do funcionamento da mente.

Entre as causas mais significativas do sofrimento encontramos as emoções destrutivas, como apego e raiva, que não são da natureza da mente. Elas surgem por causa da maneira como nos relacionamos com a aparência das coisas.”

Ele continua, explicando que “Buda ensinou que é possível alcançar a cessação do sofrimento por meio da eliminação das emoções aflitivas.” E estas “surgem devido à ignorância, ou seja, o nosso equívoco sobre como as coisas existem, mas hoje, a física quântica declara que as coisas não existem como parecem.”

Dalai Lama enfatiza que “de acordo com a explicação do Buda sobre o surgimento dependente, as coisas não existem por si mesmas, isto é, existem apenas por meio de designação, por meio de conceitos e rótulos.

A forma não tem existência intrínseca.”, isto é, tudo se baseia na relatividade das coisas e no conceito que fazemos delas, em pontos de vista que podem ser corrigidos a partir da compreensão da realidade.

Passo a passo para a felicidade.

Devemos, portanto, considerar que raiva e apego são dois dos principais elementos que afastam a paz e a felicidade. E então é claro que devemos procurar formas de conter esses sentimentos, de modo que essas emoções negativas não desarmonizem nossa vida.

Dalai Lama afirma que as tradições religiosas que ensinam a importância da prática do amor e da compaixão ajudam um grande número de pessoas, porque ajudam as pessoas a encontrar a paz de espírito e a felicidade.

Comentando alguns ensinamentos de Buda, Dalai Lama destacou pontos importantes para que a paz e a felicidade estejam sempre presentes:

– amigos hostis são aqueles que fingem cuidar de você, mas o desencaminham

– se você deixar os outros infelizes, haverá consequências ruins para você, por isso nunca faça o mal

agir sempre com amor e compaixão cria uma atmosfera afetuosa ao seu redor, e assim você será feliz.

– quanto mais gentil você for com os outros, tanto mais você também se beneficiará

– todos nós temos um propósito na vida e a maneira sábia de cumpri-lo é servir aos outros

– devemos falar das boas qualidades de outras pessoas

– não desanime, nem se torne vaidoso

– concentre seus pensamentos na bondade amorosa

– considere os prazeres sensuais como água salgada

– veja as coisas como ilusões, cuja aparência está relacionada à sua própria mente. Lembre-se que a aparência das coisas depende do observador. Vendo as atrações também como ilusórias, desista do apego a elas.

Dalai Lama explicou que essas práticas ajudam a garantir bons renascimentos no futuro, passando “dos reinos inferiores para reinos superiores e, finalmente, ao estado imortal.

Quanto menos egoísta você for, mais feliz será. Se você ajudar os outros, reunirá as causas para um renascimento superior, por isso seja bondoso, compassivo, e não faça mal aos outros.”

com informações de Dalai Lama

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

leaqui

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitterYouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: