Home / Autoconhecimento / Desincorpore seus maus hábitos mentais

Desincorpore seus maus hábitos mentais

Mulher se protegendo da energia dos maus hábitos mentais
Desincorpore de seus maus hábitos mentais.

Uma ideia genial pode morrer por causa de maus hábitos mentais.

Sabe quando você tem aquela ideia genial? Bateu a inspiração e você fala: “Agora sim, isso vai dar certo!” Aí vem uma sensação boa, você respira fundo, estufa o peito, quando percebe está até sorrindo. Isso é ótimo, mas… Sim, aí vem o “mas”. Mas mantenha o foco, o pensamento centrado, o sentimento alinhado, porque essa ideia brilhante vai ter um concorrente muito forte: os maus hábitos mentais.

Ainda que você não perceba, os maus hábitos mentais são os seus piores inimigos. Eles basicamente agem contra a sua vontade, porque você não os percebe conscientemente. Isto quer dizer que você não lhes dá, digamos, uma autorização expressa para agir. Mas eles agem.

Perceba como agem os hábitos mentais negativos no seu dia a dia.

E de que forma os maus hábitos mentais agem em relação à sua ideia fantástica? O que eles aprontam? Ah, muitas coisas, para tentar destruir seus sonhos.

Como, por exemplo, acendendo aquele monte de letreiros luminosos: “Imagina, isso é bobagem! Você vai conseguir como?? Lembra daquela outra vez? Não esquece o que aconteceu com aquele teu amigo!”

Ou então levando você a fazer coisas por impulso, como se distrair com alguma outra coisa que não tem nada a ver com a sua ideia e consumindo preciosas horas do seu tempo; ou ficar irritado à toa com alguém, causar um desentendimento e estragar seu dia e sua disposição.

Os hábitos não aparecem de repente: eles se formam ao longo do tempo.

Esses maus hábitos de pensamento não apareceram de uma hora para outra. Por isso são hábitos. E eles foram se formando aos poucos, ganhando terreno ao longo do tempo, sendo reforçados cada vez que você reagia do mesmo jeito a alguma coisa.

É claro que você não vai ter que conviver com eles até o fim dos tempos. Mas é claro, também, que só você pode fazer algo a respeito. Sabe aquela frase popular que diz “o filho é seu”, quando queremos dizer para alguém “não tenho nada com isso, você criou esse problema, se vira”?

Pois é bem isso: o hábito é seu, você o criou, o alimentou para ele crescer, deixou ele ficar forte e poderoso. Então cuide desse seu “filho”, cuide dos seus maus hábitos mentais.

O que você pode fazer para se livrar de maus hábitos de pensamento.

Não tem como colocar esses hábitos indesejados para fora da sua casa mental, nem dá para embrulhá-los e jogar no lixo. E também não é uma boa opção deixar debaixo do tapete ou num cantinho do armário, porque eles dão um jeito de sair e voltam para atrapalhar.

A única forma possível e duradora é transformá-los, isto é mudar a forma como eles se apresentam, aos poucos, com paciência e perseverança. Sim, eles são bem teimosos. Você tem que ser mais.

E, além de ser teimoso e persistente, acostume-se a ter sempre por perto bons hábitos: é isso que você tem que alimentar a todo instante para destronar os maus hábitos de seu posto de comando. Você está acostumado a pensar de um jeito, mas concentre seus esforços para mudar a direção dos pensamentos que você detecta como prejudiciais.

Por exemplo, voltando à sua ideia genial, sempre que aquelas frases negativas e depreciativas vierem à sua mente, não fique irritado, frustrado ou abatido. Conteste-as, retruque, use seus melhores argumentos, dê-lhes um banho de positividade. Traga para cima todo o seu estoque de confiança, e não se preocupe, porque ela não acaba. Ao contrário, quanto mais você faz uso dela, mais você recebe de reposição.

Quanto melhor você se sente, melhor você fica.

Isso é simplesmente a movimentação de Leis Universais: quanto mais você dá, mais você tem – é ação e reação. Quando Deus percebe que você está empenhado de corpo e alma em conseguir realizar o seu propósito, Ele não vai deixar você na mão. Mas a condição é você ser muito sincero, sentir do fundo do coração que você consegue e agradecer por ser abençoado por ter uma mente que funciona plenamente. Então, faça ela funcionar direito!

Yogananda, um dos mestres que nos deixou um legado de sabedoria para usarmos e nos beneficiarmos, faz a advertência: “Seja cuidadoso com o que você decidir fazer conscientemente, pois, a não ser que sua força de vontade seja muito forte, será isto que você terá de fazer repetida e compulsivamente através da força influenciadora dos hábitos da mente subconsciente.

Hábitos de pensamentos são magnetos mentais que atraem para você certas coisas, pessoas e condições. Enfraqueça um mau hábito, evitando tudo aquilo que o ocasionou ou que o estimulou, porém, sem se concentrar nele. Dirija então sua mente para bons hábitos e, firmemente, cultive-os até que passem a fazer parte de você.

Você só tem a ganhar quando desincorpora seus maus hábitos mentais.

Em resumo, é o seguinte: você incorporou hábitos de pensamento que não lhe trazem nenhum benefício. Não importa agora como isso aconteceu, mas, se você quiser, é sempre bom fazer uma análise introspectiva e tentar encontrar os motivos que levaram você a reter esse tipo de pensamento.

O que você tem agora a fazer é desincorporar essas pragas que invadiram sua mente, seu corpo, evitando que elas continuem se alastrando como ervas daninhas. Como já vimos, uma vez que pensamentos são energia e não temos como tirá-los de nós no sentido literal da palavra, a melhor ferramenta ao se alcance é transformá-los.

Essa atitude de transformar os maus hábitos mentais é que vai lhe dar o gosto de realizar seus sonhos e projetos, de viver com a liberdade de ser quem você escolhe ser, de ter a satisfação de fazer o que você quer e, sobretudo, o que precisa ser feito.

A mente é a grande criadora de tudo e você é seu guia.

Você pode fazer alguma coisa para melhorar sua vida, mesmo que o resultado não seja imediato. Mas ele virá. Então, faça. Mude sua consciência, a forma como você percebe e age em todos os momentos do seu dias. E prepare o caminho para sua felicidade e realização.

A mente é a criadora de tudo. Portanto, você deve guiá-la para criar apenas o bem. Sempre que surgir um pensamento de negatividade, enfraqueça-o não se concentrando nele, mas desviando sua mente para um bom pensamento, até que ele se torne forte o suficiente para fazer parte de você.

Quando você consegue se libertar dos maus hábitos mentais, seus pensamentos diários têm melhor qualidade, sua ações são direcionadas para o bem. Você se beneficia e transmite ao mundo essa mesma energia de renovação, confiança e esperança.

Noemi C. Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: