Pular para o conteúdo
Início » Espiritismo » Dra. Marlene Nobre

Dra. Marlene Nobre

Quem foi a Dra. Marlene Nobre.

A Dra. Marlene Rossi Severino Nobre nasceu em 1937 no interior paulista, na cidade de Severínia, e desencarnou em 2015, aos 77 anos. Ela foi uma das grandes personalidades e uma das principais lideranças do Espiritismo. Conferencista, autora de vários livros, pesquisadora, incansável divulgadora, a Dra. Marlene dedicou a sua vida à causa espírita.

Ela era médica ginecologista, especialista em prevenção do câncer uterino. Estagiou no Hospital das Clínicas de São Paulo e também nos renomados hospitais Broca e Boucicault, ambos em Paris.

Foi casada com o político, advogado e professor universitário Freitas Nobre, que atuou ao seu lado no desenvolvimento dos projetos de obras assistenciais e de divulgação da Doutrina Espírita.

Marlene Nobre estudou em Uberaba, terra que abrigaria Chico Xavier, e se tornou a maior divulgadora em todo o mundo de estudos que tratam da interface entre medicina e Espiritismo.

Fundou, ao lado de Freitas Nobre, e foi presidente da Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP), da AME-Brasil e da AME-Internacional. Fundou e presidiu o Grupo Espírita Cairbar Schutel – em São Paulo – e o Lar do Alvorecer – em Diadema -, bem como a Folha Espírita.

Nos anos 1980, liderou com seu marido, e então Deputado Federal, a campanha indicando Chico Xavier para o Prêmio Nobel da Paz.

A Dra. Marlene Nobre foi escolhida pelo Mundo Espiritual para aproximar a Ciência à Fé.

Conheça, a seguir, mais detalhes da vida desta atuante divulgadora do ideal espírita no Brasil e no mundo.

A convivência com Chico Xavier.

A Dra. Marlene Nobre fez o curso de Medicina na Faculdade Federal do Triângulo Mineiro, de 1957 a 1962, ocasião em que conheceu e trabalhou ao lado de Chico Xavier.

“Conheci Chico em outubro de 1958”, contava a Dra. Marlene, “às vésperas da sua mudança para Uberaba, o que veio a ocorrer em janeiro de 1959. Ele pediu ao meu colega de Faculdade, Waldo Vieira, que me levasse até ele, porque precisava conversar comigo.

Durante a entrevista, como não o conhecia, apenas havia lido suas obras, fiquei muito admirada com o convite que me fez: o de trabalhar com ele nas sessões públicas da Comunhão Espírita Cristã, a partir de janeiro, quando ele já estivesse instalado definitivamente em Uberaba.

E foi o que aconteceu. Durante cerca de quatro anos, de janeiro de 1959 a dezembro de 1962, trabalhei com ele, dando minha pequena parcela de contribuição na interpretação dos textos de “O Livro dos Espíritos” e de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, obras que eram estudadas nos dias de sessão pública”, explicava Dra. Marlene.

A influência da família.

“O Culto do Evangelho em nossa casa, feito com tanta unção por meus pais”, dizia Dra. Marlene, “é uma referência inesquecível na minha vida, uma vigorosa viga de sustentação de minha alma carente de Espiritualidade.

Também foi um marco fundamental em minha trajetória de vida o Grupo Espírita Conceição-Carolina, do qual participei na minha adolescência na casa de meu avô Aristodemo Rossi, à rua Bela Cintra, em São Paulo

Era dirigido por meu pai, Pedro Severino Jr., com a participação assídua do meu irmão Paulo Rossi Severino, bem como de alguns conhecidos e parentes, e que depois se transformaria no Grupo Espírita Cairbar Schutel.”

Conheça algumas das obras realizadas pela Dra. Marlene Nobre.

Com seu marido, Freitas Nobre, a Dra. Marlene Nobre participou da fundação do Lar do Alvorecer, na cidade de Diadema e do Grupo Espírita Cairbar Schutel, no bairro do Jabaquara, em São Paulo.

“Freitas participou conosco dos primeiros tempos, mas logo depois, a partir de 1968, ele tinha que estar em Brasília”, ela comentou.

Em 16 de março de1963, lembrou a Dra. Marlene”, iniciamos as tarefas de assistência aos mais carentes em Santo André e São Caetano do Sul, e, em 1966, em Diadema. Conforme instrução do Chico, fundamos o Grupo Espírita Cairbar Schutel.

Ela também participou da fundação do jornal e da Editora Folha Espírita, lançado em 18 de abril de 1974, bem como das Associações Médico-Espíritas de São Paulo, do Brasil e a Internacional.

A divulgação dos ensinamentos espíritas realizada em várias frentes.

Além disso, a Dra. Marlene também escreveu vários livros, entre os quais:

  • A Obsessão e suas Máscaras
  • Nossa Vida no Além
  • O Clamor da Vida
  • A Alma da Matéria
  • A Vida contra o Aborto
  • O Dom da Mediunidade
  • O Passe como Cura Magnética
  • À Luz do Eterno Recomeço
  • Não Será em 2012

Ela também organizou a obra “Lições de Sabedoria” – entrevistas de Chico Xavier, com quem trabalhou de 1959 a 1962. Seu último livro, “Chico Xavier – Meus Pedaços do Espelho”, traz narrativas de sua estreita convivência com o grande médium mineiro.

Participou, por mais de 20 anos, do programa semanal “Diálogos Médicos”, da Rádio Boa Nova, e do “Portal de Luz”.

Além disso, esteve presente como organizadora e conferencista em vários congressos nacionais e internacionais, sendo reconhecida e respeitada internacionalmente por unir pesquisadores, estudiosos e cientistas sobre Saúde, Medicina e Espiritualidade.

Ela nunca deixou de mencionar Jesus em suas palestras, mesmo estando entre renomados cientistas, muitos deles materialistas.

A Dra. Marlene Nobre, uma das principais lideranças do espiritismo, deixou, sem dúvida, um legado de fraternidade, de trabalho e de divulgação da Doutrina Espírita, retornando à pátria espiritual na manhã do dia 05 de Janeiro de 2015.

Equipe de Redação LêAqui

Fontes:
Lar do Alvorecer Marlene Nobre
O Consolador
Portal de Luz Especial

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Visite o canal do Grupo Espírita Cairbar Schutel (GECS) no YouTube

Conheça a instituição assistencial Lar do Alvorecer Marlene Nobre

Acesse a AME-SP – Associação Médico Espírita de São Paulo

Acompanhe a Folha Espírita

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading