Home / Emoções / Em tempos de pandemia, o sorriso leva esperança e coragem

Em tempos de pandemia, o sorriso leva esperança e coragem

Grupo de jovens tocando musica em uma varanda na Itália para mostrar que um sorriso leva esperança

O sofrimento sempre se faz presente na história da humanidade.

O cenário atual cria uma comoção mundial, dada a gravidade e a virulência deste microscópico elemento capaz de ceifar vidas e abalar a economia. Precisamos, portanto, encontrar os meios de suportar todas as imposições do momento. E uma delas, para manter coração mais leve, é ter sempre pronto um sorriso, que leva esperança, mesmo em sua singeleza.

O sofrimento pela perda de entes queridos, a angústia por doenças contraídas, as agruras pela perda de estabilidade financeira, sem dúvida são experiências conhecidas pela humanidade desde a sua existência.

Enfrente a tudo e a todos, no campo de batalha da vida, com a coragem de um herói e o sorriso de um conquistador.” – Yogananda

As guerras, as pestes, as crises econômicas, de fato se fazem presentes de tempos em tempos em um ou outro país, e em milhares de vidas. Se considerarmos os dramas individuais em qualquer tempo, então, esses números batem na casa dos milhões.

O bom ânimo se propaga, o sorriso leva alegria e reacende a força e a coragem.

Mas apesar de tudo, no momento em que o mundo é assolado pelas incertezas de uma pandemia, vemos surgirem, a todo instante, vídeos inspiradores.

São de pessoas que, sobretudo nos países mais atingidos pelo confinamento, confraternizam, cantam, fazem várias atividades das janelas de seus apartamentos.

É uma maneira de fazer a alegria retornar, de reavivar a esperança e de mostrar a força para o enfrentamento da situação com a união, a cordialidade e leveza, pois o sorriso leva esperança.

Nesses momentos de tantas incertezas, a saúde de qualquer um pode se abalar, principalmente para quem já apresenta algum quadro físico ou emocional. O isolamento pode gerar uma angústia que agrava algo já existente ou então pode predispor ao surgimento de desequilíbrios na energia vital.

Enquanto mantiver sua consciência em Deus, você jamais sentirá medo. Todos os obstáculos serão superados pela coragem e pela fé.” – Yogananda

Por isso são louváveis os atos dessas pessoas que procuram fazer ressurgir o bom ânimo. Eles inovam, inventam, se unem espalhando sorrisos, e ainda mais, alimentam os sentimentos positivos que vêm da admiração, da inspiração e do respeito.

As pessoas se unem em ações solidárias, comunitárias, humanitárias.

Assim, vemos pessoas cantando e tocando instrumentos cada um na janela ou varanda de seu apartamento. Ao lado, alguém praticando e ensinando exercícios físicos para quem quiser acompanhar. E além disso, até mesmo um jogo de tênis disputado entre vizinhos pela janela e também uma partida de batalha naval, “cantada” em bom tom.

Ao mesmo tempo, muitas ações de solidariedade vão surgindo. Elas são voltadas, por exemplo, para pessoas que estão em confinamento, para entregar a elas os alimentos e os remédios que precisam.

Ou para cuidar de animais de estimação, cuidar de crianças para quem os profissionais de saúde que precisam estender suas jornadas, deixando de lado, então, seus afazeres pessoais para cuidar da saúde e do bem-estar geral.

Os profissionais de saúde têm recebido aplausos combinados pela redes sociais, assim como mensagens de gratidão são afixadas na janelas e varandas. São demonstrações de apoio por aqueles que arriscam suas vidas e suas famílias para que as pessoas fiquem protegidas e cuidadas neste momento incerto.

Empresas flexibilizam horários para funcionários trabalharem a partir de casa e poder cuidar de filhos cujas aulas estão suspensas. Outras liberam canais de assinatura, atores conhecidos fazem leituras de livros infantis, tudo para que as pessoas possam preencher o tempo, aplacar a solidão, distrair as crianças.

Enquanto isso, músicos ao redor do mundo fazem apresentações ao vivo e gratuitas durante o bloqueio do coronavírus, unindo-se no #togetherathome.

Mesmo os pequenos empresários inovam e colaboram, como por exemplo, uma pequena empresa da Bulgária, produtora de artigos para bebês. Ela está fazendo máscaras alegres impressas com estampas de corujas, de dinossauros, de lhamas e de macacos, que serão doadas a agentes de saúde e de segurança. 

O sorriso leva a esperança e renova a energia vital.

Yogananda diz que “quem encontra a alegria dentro de si mesmo descobre que o seu corpo está carregado de corrente elétrica, de energia vital não do alimento, mas de Deus.

Quando uma pessoa é interiormente alegre, ela atrai o auxílio do inexaurível poder de Deus. Falo da alegria sincera, não da que você finge por fora sem sentir por dentro.

Um sorriso verdadeiro distribui a corrente cósmica, o prana, a todas as células do corpo. A felicidade realmente atrai para o corpo um maior suprimento da energia vital universal.

Desde o começo do alvorecer, irradiarei minha alegria hoje a todos que encontrar. Serei mentalmente a luz do sol para todos os que cruzarem o meu caminho neste dia.” – Yogananda

Que o bem prevaleça, o sorriso prospere, o mundo se cure. 

Enfim, existem muitos heróis anônimos que surgem nestes momentos onde é necessária a união.

Eles mostram que os maiores valores do ser humano continuam vivos. E que são imunes a qualquer vírus: a dedicação, a boa vontade, o apoio, a esperança, a gentileza, a alegria, a superação.

Decidirei ser feliz em meu próprio interior, agora mesmo, onde hoje estou.” – Yogananda

Vamos então fazer deste episódio um momento de vitória da nossa humanidade. Que prevaleçam os valores do bem sobre todo o mal e que eles proliferem, que se propaguem e assim contagiem a todos com boa vontade, com gentileza, fé e perseverança.

Que nosso mundo saia de seu confinamento fortalecido, enobrecido, revitalizado no amor, na luz e no bem.

Noemi C. Carvalho

Procure ficar atualizado com as informações sobre cuidados e prevenção em relação à pandemia pelo coronavírus procurando informações verdadeiras em veículos de comunicação sérios e por meio dos sites oficiais de saúde ou do governo de seu país.

Alguns sites que você pode acessar para saber mais:
OMS – Organização Mundial da Saúde
OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde
Ministério da Saúde
Governo do Brasil
Governo de São Paulo

O telefone 136 também pode ser utilizado em caso de dúvidas.

Leia mais dicas e informações sobre alimentação, trabalho remoto, medidas de proteção e outros assuntos no Painel da pandemia: o que você precisa saber

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: