
Escolha viver o momento presente.
Nada melhor do que estarmos inteiros e conscientes do momento presente, vivendo o agora. Mas muitos não compreendem isso, acreditam que agem assim, e não percebem que, na verdade, as suas mentes residem sob uma ponte que liga as frustrações do passado com as ilusões do futuro.
Como sem-teto afetivos, perambulam pelos obscuros becos emocionais em busca de algo ou alguém que preencha o vazio que esse deslocamento temporal cria.
Presos às emoções do arrependimento daquilo que poderiam ter sido e entregues à ansiedade daquilo que projetam ser, vivem o tormento de ser o que não são, mas sim aquele que se encaixa no modelo requerido pela sociedade.
“As massas sempre o compararão com outras pessoas, pois essa é a arma que usam para manipular e exigir conformidade.”
Wayne Walter Dyer
Seja você mesmo.
Viver o que não se é. Parece estranho, mas esse é o grande desafio que todos vivemos. Não nos conhecemos plenamente, não temos a consciência de onde viemos, pouco sabemos sobre o que estamos fazendo aqui, qual é o significado dessa experiência e, por fim, depois de toda essa jornada, qual o nosso destino.
Percebemos que o grau de insatisfação que essas circunstâncias geram retroalimentam as condições para que se aprofundem os desequilíbrios e mais pessoas sejam afetadas.
E esse sistema se reproduz indefinidamente ao longo do tempo, criando assim formas novas de ação ou se adaptando aos esforços que se faz para superá-lo.
“Simplesmente seja você mesmo e isso é o bastante. (…) Quando você se aceita, você é capaz de aceitar os outros. Aceitando-os, você irá ajudá-los a aceitar a si mesmos. (…)
Se a humanidade toda chegar a esse ponto em que cada um seja aceito, boa parte da infelicidade irá simplesmente desaparecer, os corações se abrirão e o amor estará fluindo.”
Osho
Aceite cada momento e condição de sua vida.
Para escapar desse sistema que nos mantém no mundo de ilusões que aprendemos a construir, devemos usar estratégias que nos deem as condições de aprendermos a viver o momento presente onde quer que estejamos e, ainda mais, sob quaisquer que sejam as condições em que estejamos envolvidos.
Escolha, portanto, estar aqui, neste local e vivendo agora o momento presente. Reconheça-se, permita que a alegria e a gratidão nasçam em seu ser.
Perceba que o bem mais precioso de sua existência é a vida, e ela se manifestou em você através de um Divino desejo de amor, em que Deus quis vivenciar toda a sua criação de um jeito diferente, belo, criativo e único. Ele quis viver a vida do seu jeito, do jeito que você em verdade é, então não deixe essa preciosidade ficar escondida.
“Aceite, depois aja. O que quer que o momento atual contenha, aceite-o como uma escolha sua. Trabalhe sempre com ele, não contra.
Torne-o um amigo e aliado, não seu inimigo. Isso transformará toda a sua vida, como por milagre.”
Eckhart Tolle
A gratidão traz serenidade.
Seja grato pela vida, seja grato por poder respirar, por participar desse doce milagre que é viver. Tenha consciência que o seu propósito é descobrir-se como um aspecto único e belo da Divindade.
Hoje é difícil perceber isso, pois ao longo da existência muitas e duras circunstâncias foram necessárias para que determinada ilusão fosse desfeita.
E em muitos casos, o entendimento não alcançou a sabedoria do evento, o que provocou revolta e o desenvolvimento de esquemas de defesas que assim criam verdadeiras couraças energéticas que provocam insensibilização.
Como ensinou o saudoso Professor Hermógenes, quando em difíceis situações, o melhor a fazer é entregar a questão ao universo, confiando na Divina Providência e, fundamentalmente, aceitando a resposta ou a solução que chegar, seja qual for.
Ele sabe melhor o que é preciso em cada momento. E, finalmente, mesmo antes que algo se pronuncie, manter o sentimento de gratidão em ação, sendo grato por tudo que está por vir.
Você pode gostar de ler:
Entrego. Confio. Aceito. Agradeço. Permaneço vivendo no agora.
Pratique isso em todos os seus momentos, porque algumas simples atitudes podem fazer a diferença em seu dia:
- entregue os seus pensamentos e as suas atividades diárias a Deus
- confie que o melhor direcionamento será dado para os seus afazeres
- aceite o que vier como resposta, sem reclamar ou achar que poderia ser mais
- e, principalmente, seja grato por tudo, sempre cultivando a gratidão como um sentimento perene em seu ser
Esta prática diária acalma a mente, harmoniza os sentimentos e faz com que a alma, a sua essência, aquilo que você em verdade é, possa se manifestar, auxiliando, assim, na remoção das couraças que impedem que você seja quem você foi criado para ser.
José Batista de Carvalho