Anúncios
Home / Autoconhecimento / Esperança: uma ideia motivacional

Esperança: uma ideia motivacional

A esperança abre os caminhos para a motivação.

A esperança pode ser definida como uma ideia motivacional.

Motivação (do Latim movere, mover) é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos.

Esperança é o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisas boas; fé.

Como tudo que envolve a nossa vida, ter esperança e motivação são escolhas que fazemos. Nós direcionamos nossos pensamentos para aquilo que desejamos.

Esse direcionamento consciente dos pensamentos é fundamental para conseguirmos debelar antigos e viciosos hábitos de pensamento que se incrustaram na nossa mente.

A esperança e a motivação podem e devem ser cultivadas como hábitos saudáveis para nossa vida. É o que está explicado neste texto de Leila – CVV  – Brasília – DF. Leia a seguir.


Esperança, do verbo esperançar.

“O sol há de brilhar mais uma vez”, canta Nelson Cavaquinho, em Juízo Final. A composição do sambista carioca é um hino de esperança, sentimento muito falado e pouco debatido. Quase sempre relacionada à virtude, a uma tríade religiosa que inclui fé e amor, a esperança é fundamental para a existência. A partir da crença nela, surge espaço para a vida, para o amanhã, para a perseverança, para a certeza de que algo é possível mesmo quando tudo indica o contrário.

O filósofo Mario Sergio Cortella defende que uma das coisas mais importantes na vida é justamente a esperança, do verbo esperançar, e não do esperar. “Espero que dê certo, espero que resolva. Isso é espera, não esperança. Esperançar, que é de onde vem a palavra esperança, é ir atrás, não desistir”, explica, em um dos seus muitos vídeos.

Muitos pesquisadores concordam que está entre as emoções mais importantes a serem experimentadas. O psicólogo norte-americano Charles S. Snyder, autor do livro “Psicologia da Esperança“, afirmava que o sentimento é uma espécie de “ideia motivacional”. Uma habilidade para gerar caminhos ou rotas rumo aos objetivos.

Para os simpatizantes do teórico, a esperança pode não apenas levar a uma vida mais leve, mas também auxiliar no tratamento de doenças como a depressão. Neste contexto, a desesperança é vista como um dos quatro sentimentos, os quatro Ds, comunicados pelas pessoas que pensam em se matar, ao lado do desamparo, do desespero e da depressão.

Um estudo feito em 2008 pela psicóloga americana Jennifer Cheavens, que usou os critérios estabelecidos por Snyder, demonstrou que as pessoas que nutriam o sentimento apresentavam menos sintomas de depressão. “Pode aliviar ou prevenir a depressão ao ajudar a construir um mapa mental para que o paciente consiga o que deseja na vida”, explicou.

Longe de ser uma característica inata, no entanto, a esperança é algo que se pode desenvolver ao longo da vida, graças à capacidade do cérebro de continuamente criar novas conexões cerebrais, a chamada neuroplasticidade. A remodelagem cerebral possibilita recuperar habilidades perdidas. Pode ser uma mudança para frente ou para trás, ganhando ou perdendo habilidades.

Pelo raciocínio, ter esperança ou desesperança envolve treino. E, principalmente, escolhas!

Quer falar sobre ela ou a falta dela, acesse cvv.org.br e entre em contato com a gente.

Leila

CVV Brasília (DF)

reprodução de publicação do Centro de Valorização da vida – CVV


Sempre tem alguém para te ouvir.

***Precisando conversar ligue 188, 24 horas todos os dias ou acesse CVV

CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas todos os dias.

  • A ligação para o CVV 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica, fixa ou celular
  • Também é possível acessar cvv.org.br para chat

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter


Anúncios

Veja também

homem com máscara cirúrgica e ar de espanto e dúvida com as palavras de yogananda

“Por quê”? As respostas nas palavras de Yogananda

Perguntamos "por quê?" frente a tristes acontecimentos da vida. Nas palavras de Yogananda podemos encontrar as respostas que buscamos.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: