Home / Espiritualidade / Espíritos puros, os seres de luz que nos conduzem

Espíritos puros, os seres de luz que nos conduzem

ilustração de um espírito de luz em meio a luzes e bruma espíritos puros

Será que um dia vamos chegar a ser Espíritos puros?

Os Espíritos puros são aqueles que chegaram ao maior grau de perfeição, são os seres de luz, representantes do Amor e da Bondade Divinos. Será que nós também podemos chegar a esse nível? O que precisamos fazer? Qual a vantagem de ser um Espírito puro?

Para responder a essas perguntas, vamos começar falando da nossa vida. E da nossa morte.

A nossa vida, como dizemos, ou a nossa existência terrena, um dia chega ao fim. O fim do nosso corpo é o que determina o final da nossa jornada. Nós podemos morrer de várias formas: pelo envelhecimento, por alguma doença ou um acidente que podem por fim à vida independente da idade, ou mesmo pelo ato voluntário do suicídio.

Mas a vida continua para o Espírito que somos, e só nos despedimos desta existência terrena, da atual encarnação.

Nós levamos para a vida espiritual aquilo que nós somos.

Quando o Espírito desencarna, ou seja, quando ele deixa o corpo carnal, não acontece nenhuma mudança radical e automática no que diz respeito à personalidade.

É como alguém que viaja de uma cidade para outra, ou de um país para o outro. Podem ficar para trás, amigos, parentes, bens materiais como casa, carro, móveis. Mas aquilo que cada um é, sente e pratica vai acompanhá-lo: a bondade, a simpatia, o altruísmo, a coragem, a compaixão, assim como a maldade, a intolerância, a agressividade, o medo.

E da mesma forma, com o retorno ao plano espiritual, tudo aquilo que fomos na vida corpórea ainda continuamos sendo na vida espiritual.

Nada se transforma automaticamente, ninguém vira anjo só porque morreu. Atingir o estado angelical, isto é, transformar-se num Espírito puro e iluminado, é de fato uma aspiração da alma, ou seja, um desejo profundo que nunca será modificado.

Mas quanto tempo isso vai demorar para acontecer depende, naturalmente, das escolhas pessoais, de quanto cada um se empenha para superar e transformar pensamentos e emoções negativas e tóxicas, transmutando-os em virtudes e valores.

Como são classificados os diversos tipos de Espíritos.

De acordo com as explicações dadas pela Doutrina Espírita, quando o Espírito desencarna, ou seja, deixa o corpo carnal, ele volta ao plano Espiritual.

Ele é considerado, então, um Espírito errante, um Espírito que está na erraticidade, que é o intervalo entre duas existências corpóreas.

Os Espíritos puros não precisam mais reencarnar, porque já atingiram a perfeição e estão em seu estado definitivo. Por isso eles não são considerados Espíritos errantes.

“No tocante às qualidades íntimas, os Espíritos são de diferentes ordens, ou graus, pelos quais vão passando sucessivamente, à medida que se purificam. Com relação ao estado em que se acham, podem ser:
– encarnados, isto é, ligados a um corpo;
– errantes, isto é, sem corpo material e aguardando nova encarnação para se melhorarem;
– Espíritos puros, isto é, perfeitos, não precisando mais de encarnação.”

Como o Espírito atinge a pureza.

“À medida que se vão depurando, os Espíritos passam a encarnar em mundos cada vez mais perfeitos, até que se tenham despojado totalmente da matéria e lavado de todas as impurezas, para eternamente gozarem da felicidade dos Espíritos puros.”

Dentre os vários mundos do universo infinito, existem aqueles “onde a existência é menos material do que neste, menos grosseiras são as necessidades e menos agudos os sofrimentos físicos.”

Os Espíritos que já adquiriram a elevação espiritual para poder ali morar, são aqueles que se libertaram das paixões inferiores que, em outros mundos, são a causa de desavenças e inimizades.

“Nenhum motivo tendo de ódio, ou de ciúme, vivem em paz, porque praticam a lei de justiça, amor e caridade. Não conhecem os aborrecimentos e cuidados que nascem da inveja, do orgulho e do egoísmo, causas do tormento da nossa existência terrestre.”

Como é a vida dos Espíritos puros.

Os Espíritos puros, portanto, são aqueles que alcançaram o grau supremo da perfeição, depois de passarem por todos os níveis até se libertar completamente das impurezas da matéria.

Desta forma, eles não precisam passar por mais nenhuma prova e, consequentemente, não precisam mais reencarnar em corpos perecíveis nem se submeter às necessidades e vicissitudes da vida material. Eles alcançaram, enfim, a felicidade pura, verdadeira e eterna.

Mas engana-se quem pensa que os Espíritos puros, por não ter mais provas a cumprir, por ter atingido a perfeição, vivem em permanente estado de contemplação.

Esta seria uma bem-aventurança monótona e, além disso, a existência não passaria de uma inutilidade sem sentido e a felicidade seria uma expressão de egoísmo.

Os Espíritos puros desfrutam da satisfação por não sofrer com todos os problemas da vida corpórea. E por ter evoluído ao grau máximo de perfeição, “conhecem e sabem todas as coisas; dão útil emprego à inteligência que adquiriram, auxiliando os progressos dos outros Espíritos. Essa a sua ocupação, que ao mesmo tempo é um gozo.”

Afinal, quem são os Espíritos puros?

“Os Espíritos puros são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal.

Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e lhes designam as suas missões.

Assistir os homens nas suas aflições, concitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os conservam distanciados da suprema felicidade, constitui para eles ocupação gratíssima.

São designados às vezes pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins.”

Noemi C. Carvalho

Texto baseado em “O Livro dos Espíritos” – Allan Kardec (com trechos extraídos da mesma obra)

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

leaqui

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitterYouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: