Anúncios
Home / Especial Coronavírus / Fake news são um problema sério, não dissemine esse mal

Fake news são um problema sério, não dissemine esse mal

A responsabilidade em não repassar fake news.

Antes de compartilhar alguma informação é sempre muito importante procurar saber se ela é verdadeira. Informações falsas – as conhecidas fake news – no mínimo podem ter o ranço da fofoca, mas podem também causar algum problema sério, sobretudo quando se referem a questões de saúde.

Portanto, principalmente agora que estamos vivendo as incertezas da pandemia do covid-19, precisamos redobrar os cuidados antes de repassar qualquer informação ou mensagem. Afinal, quando o assunto é saúde, todo cuidado é muito importante.

Esse é um vírus novo, do qual se têm ainda poucas informações, e qualquer uso indevido de algum produto pode ser altamente prejudicial, se não fatal.

As mensagens podem circular sem sabermos aonde vão parar.

Não repasse informações não confirmadas oficialmente. Nem mesmo como uma “brincadeira” para amigos que você tem certeza que vão achar a informação absurda e descabida e vão dar boas risadas.

Sabemos que não existe controle sobre quem vai acabar vendo essa mensagem nas redes sociais e por isso a responsabilidade é muito grande. Sobretudo na situação atual, porque muitas pessoas estão sofrendo por extrema ansiedade e podem, no desespero, ficar dispostas a tentar qualquer coisa.

As mensagens que você vai curtir, compartilhar ou divulgar são de extrema importância.

Compartilhe boas informações e boas notícias.

Passe informações atualizadas sobre cuidados de higiene, sobre normas de conduta de isolamento. Divulgue o que fechou ou o que está com serviços suspensos, compartilhe endereços de sites e aplicativos oficiais. Ou seja, assuntos que podem ajudar as outras pessoas a se atualizar para se proteger ou se programar em relação ao dia a dia.

Compartilhe todas as boas notícias e mensagens. Aquelas que mostram a união que está havendo entre as pessoas, que apesar de isoladas, encontram formas de se comunicar e se alegrar e as que falam da ações de solidariedade, ajudando aqueles que não podem sair.

Repasse as informações sobre músicos, artistas, sites de entretenimento, jogos, cultura, todos promovendo ações gratuitas para ajudar as pessoas a passarem o tempo com mais leveza e distração.

Divulgue as ações sociais de empresas que estão se empenhando em colaborar, dentro da sua área de atuação, com o que é mais preciso no momento. Compartilhe as ações governamentais de auxílio – talvez uma pessoa que precisa vai saber por você.

Fake news podem agravar quem já sofre com o sério problema da depressão.

Lembre-se que segundo dados de 2018 da OMS, cerca de 300 milhões de pessoas no mundo apresentam depressão, e uma pessoa a cada 40 segundos comete suicídio. Neste momento, então, que já traz tanta instabilidade e incertezas, o sofrimento dessas pessoas pode facilmente se agravar.

Sejamos solidários, cuidemos da saúde mental desses nossos irmãos de vida neste planeta, porque mesmo se não conhecemos ninguém pessoalmente, temos a certeza absoluta de usa existência e de seus padecimentos.

Confirme antes de compartilhar.

Vários órgãos de notícias oficiais estão empenhados no combate à disseminação das fake news, publicando relação das que estão circulando e abrindo canais de comunicação para que a veracidade de qualquer informação possa ser confirmada.

Alguns deles disponibilizam cards e material

Confira abaixo alguns dos sites oficiais que você pode acessar:
OMS – Organização Mundial da Saúde – em inglês, pode ser traduzida automaticamente – relação de mitos, com pergunta e respostas
FIOCRUZ – material para compartilhamento e desmentidos de fake news
SP Notícias – três fake news mais recentes verificadas – 20.03.2020
SP Notícias – canal no Telegram para análise de notícias e cards disponíveis no Google Drive
Cidade de São Paulo – relação de várias fake news que circulam
UNA-SUS – Universidade Aberta dos SUS – aplicativo com informações coronavírus e número whatsapp para análise de notícias

É fundamental, ou diria até, é vital que todo mundo se empenhe e manter uma vibração de amor, de esperança, de coragem, de confiança, de otimismo. Essa é uma das estratégias necessárias para recuperarmos a saúde e a paz no mundo.

Noemi Cardoso de Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Anúncios

Veja também

homem com máscara cirúrgica e ar de espanto e dúvida com as palavras de yogananda

“Por quê”? As respostas nas palavras de Yogananda

Perguntamos "por quê?" frente a tristes acontecimentos da vida. Nas palavras de Yogananda podemos encontrar as respostas que buscamos.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: