Home / Outros Assuntos / Especial Coronavírus / Fique em casa: o apelo mundial pela vida

Fique em casa: o apelo mundial pela vida

desenhos infantis de casas e pessoas conclamando para que se FIQUE EM CASA

Lavar as mãos e ficar em casa: duas atitudes fundamentais para conter o avanço da pandemia do coronavírus.

Entre tantos fatos e boatos, não podemos perder o foco no que é realmente importante. E enquanto os efeitos devastadores do coronavírus proliferam na saúde e na economia, as autoridades de saúde entendem que a única maneira de conter a pandemia e diminuir as invetáveis consequências que ainda estão por vir é evitar o contato com pessoas, superfícies e objetos contaminados. Por isso, além de lavar as mãos e manter os outros hábitos de higiene, o apelo mundial para resguardar a humanidade vem expresso nessas poucas palavras: fique em casa.

Em todos os países afetados está sendo constatado o crescimento disparado na curva de contágio depois de algumas semanas. Isso acontece porque muitas pessoas sofreram contágio, são portadoras do vírus, mas não apresentam nenhum sintoma.

Ainda assim, são transmissores do vírus e podem se tornar responsáveis por infectar pessoas que, por várias razões, podem apresentar graves sintomas ou não conseguir sobreviver. Isso tem levado vários países a determinar a quarentena obrigatória, no esforço para que se consiga controlar a propagação do vírus.

Em São Paulo, a partir do dia 24 de Março entra em vigor a quarentena por 15 dias. Veja todos os detalhes no site oficial do Governo de São Paulo, em SP Notícias.

Jovens também são vulneráveis.

Outro ponto muito importante a ressaltar, é que, embora a taxa de mortalidade seja mais alta na população idosa, em função de outros problemas de saúde já instalados, jovens e crianças também são afetados gravemente.

Além disso, a covid-19 – a doença provocada por esse novo coronavírus (o SARS-CoV-2) – em casos mais graves pode evoluir para uma pneumonia, levando a comprometimento respiratório para o resto da vida, em pessoas de qualquer idade. Por isso, fique em casa.

Temos que proteger as pessoas que precisam trabalhar.

Existem pessoas que não podem ficar na segurança de suas casas, porque elas trabalham nos serviços de saúde, de segurança, no abastecimento, farmácias, vendedores de produtos alimentícios, fábricas, empresas de transporte, órgãos públicos, entre outros.

Nós precisamos deles para ficarmos vivos. E ele precisam da nossa cooperação para continuarem vivos. Então, se você não está trabalhando fora, só saia em caso de necessidade.

E não compre todo o estoque do supermercado, porque eles vão ser reabastecidos. Faça uma compra maior, para não ter que sair todo dia, mas lembre que outras pessoas também precisam abastecer suas casas.

A situação é grave: fique em casa.

A situação é grave, sim, e por isso precisamos fazer tudo que está ao nosso alcance para evitar que piore. E, de fato, não temos muito o que fazer. Cientistas e pesquisadores de todo mundo estão unindo seus esforços, mas precisamos ter em mente que qualquer vacina ou medicamento demoram meses até terem a sua eficácia comprovada e os possíveis efeitos colaterais averiguados.

Precisamos ganhar esses meses para eles, para todos nós. Estamos acompanhando as estatísticas mundiais: cada dia de contágio reflete – depois de 10 dias, depois de um mês – num estupendo e catastrófico avanço no número de infectados e mortos.

Por isso, fique em casa. As medidas de isolamento, o fechamento de comércio, a suspensão de atividades, não são arbitrariedades do poder público.

Junto com os hábitos de higiene amplamente divulgados em todos os canais de comunicação – principalmente lavar as mãos – o isolamento é a única forma de acabar o quanto antes com esse pesadelo que o planeta está vivendo.

Ouça o apelo da vida: fique em casa.

  • Faça exercícios
  • Leia livros
  • Mantenha o contato a distância com todas as pessoas de suas relações
  • Interaja com seus vizinhos
  • Faça cursos on-line
  • Compartilhe boas mensagens
  • Use a criatividade para fazer trabalhos manuais
  • Aproveite para arrumar armários, gavetas, garagem
  • E, acima de tudo, faça orações e vibrações positivas para o mundo

Aumente sua lista, crie, invente, não fique parado, mas proteja-se e proteja os outros: fique em casa.

Noemi C. Carvalho

Leia mais dicas e informações sobre alimentação, trabalho remoto, orientações de proteção e outros assuntos no Painel da pandemia: o que você precisa saber

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: