“Meu Emprego – Trabalho Inclusivo” ofertará 17 mil vagas em cursos de qualificação profissional no Estado.
Foi lançado no Estado de São Paulo o programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.
Por meio do Centro Paula Souza – da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – serão oferecidas 17 mil vagas em 61 modalidades de cursos de qualificação profissional gratuitos para a pessoa com deficiência em todo Estado, em 2019.
“O Estado de São Paulo tem 9 milhões de pessoas com deficiência. Então, é nossa obrigação estabelecer um programa vigoroso para ampliar a empregabilidade delas. Este é um programa inédito no território paulista e o seu objetivo é, melhorando a qualificação, viabilizar uma empregabilidade de qualidade”, explicou o governador João Doria.
O programa está ancorado em seis ações:
1 – Qualificação profissional e empreendedora: cursos de qualificação profissional e empreendedora ministrados pelo Centro Paula Souza e Sebrae .
2 – Intermediação de mão de obra: os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e os Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI) recebem as vagas de emprego das empresas e disponibilizam as oportunidades aos candidatos.
3 – Busca ativa: com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Justiça, o governo estadual realiza uma busca ativa na captação de candidatos.
4 – Habilidade profissional: realização de avaliações médicas e de funcionalidades para análise específica das habilidades do candidato, recomendando as melhores funções e trabalhos de acordo com suas aptidões.
5 – Emprego apoiado: programa de suporte que apoia e acompanha a inclusão do candidato para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
6 – Entrevista profissional: a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através dos Polos de Empregabilidade Inclusivos, orienta os candidatos ao mercado de trabalho e faz entrevistas individuais para o mapeamento das habilidades e perfis profissionais.
Mais informações podem ser consultadas por meio do site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br.
com informações de SP Notícias
Você precisa fazer login para comentar.