
A atuação do Lar do Alvorecer Marlene Nobre.
O Lar do Alvorecer Marlene Nobre foi fundado pelo Grupo Espírita Cairbar Schutel (GECS). É uma entidade assistencial que atua junto à comunidade carente de Diadema, em São Paulo.
Entre as suas diversas atividades, podemos citar, por exemplo, os cursos práticos e os profissionalizantes, o atendimento médico, a distribuição de remédios, a doação de roupas, calçados e alimentos, atendendo mais de 1.200 famílias.
Conheça, a seguir, um pouco da história e das atividades do Lar do Alvorecer Marlene Nobre.
Assim começou o Lar do Alvorecer Marlene Nobre.
A instituição foi fundada em 16 de março de 1963, na cidade de Santo André, no Estado de São Paulo, sob a inspiração de Chico Xavier.
Em seguida, em 13 de março de 1965, recebeu a doação de um terreno no Jardim Santa Rita, bairro pobre do município de Diadema, São Paulo. E, a partir de 16 de março de 1966, o Lar do Alvorecer ficou instalado definitivamente em Diadema.
Nessa época, as condições dessa região eram inóspitas e apresentavam, de fato, um cenário de casos agudos de pobreza absoluta, com muitos terrenos baldios, onde, não raro, alguns animais pastavam.
Havia poucas casas de alvenaria, mais de uma dezena de favelas e muita violência. O GECS conseguiu melhorias para a localidade, como, por exemplo, a instalação do primeiro poste de iluminação pública no bairro.
Um trabalho caritativo que transformou o perfil de uma cidade.
A data de 16 de março de 1977 marcou a criação oficial da Creche Lar do Alvorecer, acolhendo as crianças das mães mais carentes da região, para que estas pudessem trabalhar e contribuir com o sustento do lar, confiando os seus filhos a um local idôneo, fraterno e totalmente gratuito.
No início, as instalações eram precárias, contando somente com o prédio construído em 1967, para abrigar todas as atividades, mas em junho de 1981, depois de uma mobilização memorável dos diretores e colaboradores, iniciada em 1978, a Creche instalou-se no prédio atual.
Ao longo dos anos, o perfil socioeconômico de Diadema mudou para melhor. E foi assim que, acompanhando o progresso, o Lar do Alvorecer concentrou todo o potencial na expansão dos programas educativos.
Por 52 anos, desde a sua fundação, a médica paulista Dra. Marlene Nobre e seu irmão – Paulo Rossi Severino – presidiram a Creche Lar do Alvorecer, até o falecimento de ambos (em 2015 e 2017, respectivamente).
Foi após a morte de Dra. Marlene que a entidade recebeu, então, o nome de Lar do Alvorecer Marlene Nobre.
A instituição presta serviços caritativos em diversas áreas.
O Lar do Alvorecer Marlene Nobre presta diversos serviços à comunidade de Diadema, coordenados por 14 departamentos assistenciais, com a colaboração de mais de 200 voluntários.
Entre esses departamentos, a Creche Lar do Alvorecer atende cerca de 250 crianças carentes na faixa etária de 03 meses a 12 anos de idade. O regime é de semi-internato, com fornecimento de alimentação adequada (quatro a cinco refeições) e todas as demais atenções para saúde física e mental.
O núcleo de Infância e Juventude atende aproximadamente 500 crianças e jovens. Eles contam com cursos de evangelização cristã, orientação pedagógica, psicológica, musical e espiritual, e participam de atividades e festividades.
O CECOR – Centro de Convivência e Renovação – está estabelecido no prédio das Oficinas Paulo de Tarso desde 1990. Ministra cursos profissionalizantes para adolescentes carentes da região, entre os quais Informática, Auxiliar Administrativo, Operador de Telemarketing. Além disso, há aulas práticas como Corte e Costura, Pintura em Tecido, Cuidador de Idoso e outros.
O Clube de Mães, fundado em 1978, atua junto às mães da comunidade. Através de aulas teóricas e práticas, possibilita o aprimoramento moral e profissional das assistidas. Entre as diversas atividades, a entidade ministra aulas de alfabetização, artesanato, pintura, tricô e crochê. Também são ministradas aulas sobre controle de natalidade, criação e educação dos filhos, e noções básicas de Marketing, Legislação Trabalhista, Higiene e Profilaxia, entre outros.
Um trabalho contínuo e atuante para levar melhores condições de vida.
O Lar do Alvorecer Marlene Nobre há 60 anos presta atendimentos médicos, oftalmológicos e dentários gratuitamente para a população carente da região de Diadema. Os assistidos contam com consultas, fornecimento de medicações, doações de óculos, implantação de próteses dentárias e alguns atendimentos básicos de enfermagem.
Além disso, existem ações desenvolvidas para gestantes, para a terceira idade, distribuição de roupas, calçados, material escolar, produtos alimentícios, marmitas e a sopa fraterna, minorando o problema da fome entre a população carente da região.
Dentro das possibilidades e dos recursos financeiros, a população também conta com o auxílio para aquisição de refrigerador, fogão, gás, cama, colchão, bem como outros itens necessários.
Desenvolvendo uma cultura de paz, respeito e amor ao próximo.
O objetivo do Lar do Alvorecer Marlene Nobre é o trabalho em favor do próximo, com a promoção de melhor condição socioeconômica da comunidade carente. Para isso, ministra cursos educacionais e profissionalizantes para o desenvolvimento das potencialidades intelectuais e espirituais de crianças, de jovens e de adultos.
Dessa forma, é possível contribuir para o crescimento moral da população como um todo, incentivando o sentimento de solidariedade, amor e respeito ao próximo, auxiliando na formação de verdadeiros cidadãos.
O trabalho da instituição busca, assim, desenvolver uma cultura de paz, respeito e amor ao próximo, através dos trabalhos sociais e beneficentes.
Faça parte você também dessa corrente do bem e ajude a realizar mais sonhos.
Conheça melhor as atividades desenvolvidas por esta instituição fraterna, visitando o site do Lar do Alvorecer Marlene Nobre.
Equipe de Redação LêAqui
Fontes:
Alvorecer Fraterno
Lar do Alvorecer Marlene Nobre
Você precisa fazer login para comentar.