Home / Espiritismo / Lei de causa e efeito, um caso real

Lei de causa e efeito, um caso real

A lei de causa e efeito e a relação de nossa vida com o passado pode ser melhor compreendida neste caso real contado por Ramiro Gama.

Uma história real para entender a lei de causa e efeito.

A lei de causa e efeito é mais facilmente compreendida quando vista através de um exemplo real da vida contemporânea. É o caso, por exemplo, desta história de Ramiro Gama, que nos mostra a relação existente entre as provações que afligem a existência atual de Cirilo Pinto com ações praticadas por ele em existência anterior.

Este caso do livro “Lindos Casos de Chico Xavier” traz ensinamentos valiosos quanto ao motivo das provas que se interpõem em nossa vida. Também nos ajuda a entender porque é importante aceitá-las com resignação e como encontrar bom ânimo para prosseguir mantendo a confiança e a fé.

Ramiro Gama relata que, numa visita a um amigo na cidade de Caçapava, conheceu Cirilo, espírita que vivia uma grande prova e o impressionou com a sua conversação segura e os seus conhecimentos doutrinários.

Em certo momento, ele mostra uma imagem que Chico Xavier lhe dera, na qual se veem duas cruzes: uma pequena e outra grande. Cirilo explica que a grande simbolizava aquela carregada por Nosso Senhor Jesus Cristo. E a outra demonstrava, como fizera entender o amoroso médium que o presenteara, a pequena cruz que todos nós carregamos.

Como a lei de causa e efeito se fazia sentir de forma real na vida de Cirilo.

A trajetória de Cirilo foi explicada por uma sobrinha. Ela conta que, em outubro de 1936, ele foi denunciado como portador de lepra, por ter as mãos entrevadas e devia, por isso, ser internado e separado do convívio social.

Cirilo, que na época fazia parte da direção do Centro Espírita Caçapavense, afastou-se de suas obrigações e retirou-se da cidade. Sabia que não era portador do mal de Hansen, pois Espíritos amigos lhe haviam esclarecido sobre o fato, e ele não se entregaria aos inimigos gratuitos.

Passado já algum tempo, arrefecendo a perseguição à sua família, Cirilo retorna discretamente ao seu lar, mas se enclausura num quarto nos fundos do quintal.

Amigos caridosos, tocados pelo seu sofrimento, vão a Pedro Leopoldo. E ali recebem de Emmanuel, por intermédio de Chico Xavier, uma comovedora e instrutiva mensagem, dirigida a Cirilo, relatando os motivos de sua dolorosa prova.

Emmanuel traz palavras de esclarecimento e de consolação.

A missiva de Emmanuel assim começa: “Meus amigos, Deus vos conceda muita Paz espiritual e, sobretudo muita coragem para enfrentardes as lutas ásperas da vida terrestre. Sei da angústia que vos dilacera o coração sensível e fraterno, em face das provas expiatórias da existência material, e conheço o sacrifício efetuado para tão longa viagem, em busca de um amparo moral para o coração.

Sim. O Espiritismo veio para o esclarecimento e para a consolação! Manancial divino e sacrossanto, é nas suas águas tranquilas e puras que a sede humana, de conforto e de Paz, é devidamente saciada, na perspectiva deslumbrante da vida do infinito.

Depois da esteira larga das dores, desdobra-se a estrada divina da redenção no plano imortal e somente lá, distante do convencionalismo e dos enganos da existência na Terra, podemos compreender integralmente a causa dos sofrimentos e das provações.”

O resgate penoso de um passado sombrio e delituoso.

Em seguida, Emmanuel refere-se diretamente a Cirilo, exortando os amigos a manter-se ao seu lado, concedendo-lhe conforto e amparo em suas dolorosas provas. “São elas rudes, mas são necessárias à sua personalidade, sobre a face da Terra”, explica o mentor espiritual.

Ele também faz a confirmação de não se tratava de hanseníase e, portanto, a família, bem como os amigos e pessoas do convívio, não precisavam alimentar receios ou dúvidas quanto a esse fato.

Entretanto, Emmanuel lamenta que, “considerando a necessidade das provações purificadoras, não possamos estender essa certeza ao ambiente social, onde os prezados irmãos foram chamados a trabalhar e a viver, em vista da nossa impossibilidade de eliminar de um dia para outro a série de perseguições, de que ele tem sido vítima, em companhia de seus familiares e de seus amigos, em face da necessidade do resgate penoso de passados sombrios e delituosos. Precisamos dar ainda mais tempo, esperando a manifestação da misericórdia divina que não nos desamparará.”

Segundo o benfeitor, é necessário esperar “que o tempo consiga apagar o calor das perseguições tenazes e dolorosas. Voltará o dia de tranquilidade e de paz, na dor e no sacrifício. Esperemos a Providência Divina”, conforta Emmanuel.

Entendendo o porquê do sofrimento de Cirilo e das pessoas próximas.

De modo a aprofundar a compreensão de como a lei de causa e efeito atua na vida real e, assim, trazer maior coragem e motivação para a superação das dolorosas provações, Emmanuel relata os fatos do passado que se manifestavam, na atualidade, na forma de difíceis provas para Cirilo, como forma de reparar antigos feitos e restabelecer o equilíbrio.

O bondoso Espírito revela, então, que Cirilo “resgata hoje um passado de penosos débitos espirituais, quando as suas mãos lavraram sentenças inapeláveis no tribunal da Inquisição e da penitência, nas eras que se foram, considerando-se que, cada um de vós que hoje com ele sofreis, tendes igualmente a vossa parcela de responsabilidade”.

E Emmanuel deixa claro que sua manifestação tem somente a finalidade de “elucidar-vos parcialmente, fortificando-vos no coração a esperança no Senhor, cuja justiça perfeita é completa, mas igualmente cheia de bondade e de misericórdia.”

Portanto, as agruras e as perseguições enfrentadas não só por Cirilo, mas também por sua família e companheiros de jornada, traziam os reflexos das escolhas feitas no passado. E a aceitação e resignação perante as provas trazem a redenção para o futuro.

O entendimento da vida espiritual traz força e coragem para suportar as provações.

“Quanto aos perseguidores,” enfatiza Emmanuel, “tolerai com resignação e caridade. Todas as tempestades chegam e passam, ainda mesmo as mais longas, tal qual essas que vêm provocando tantas lágrimas, há quanto tempo. Mas orai e esperai, cheios de confiança naquele que representa toda a Verdade e toda a Luz. Cada qual tem o seu dia de dor sobre a face da Terra! Os que hoje perseguem, levados pela vaidade e pela ambição, amanhã encontrarão os mesmos espinhos na estrada escabrosa da existência material.”

Emmanuel reforça a necessidade da continuação nos trabalhos doutrinários da maneira que era possível para Cirilo. E também que se lhe desse o amparo necessário à sua condição, orientando: “Não deveis providenciar qualquer mudança da oficina onde vos encontrais. Que o vosso Irmão Cirilo sacrifique-se ainda mais um pouco, por algum tempo, aguardando a misericórdia do Pai, com o fim de harmonizar o ambiente dos seus, e que o amparem fraternalmente, como se faz necessário.”

Finalizando, o bondoso amigo se despede: “E agora, meus amigos, despeço-me de vossos corações desejando-vos a mais santa paz de espírito. Que o Senhor nos abençoe o entendimento, concedendo-nos muita coragem para a luta, é a rogativa sincera do vosso irmão humilde.”

Emmanuel, Pedro Leopoldo, 25/10/1938

Mais uma vez, o amparo de Chico fortaleceu o espírito de Cirilo.

Ramiro Gama continua a sua narrativa desta história onde a lei de causa e efeito se faz presente na existência atual de Cirilo. Ele conta que Cirilo continuou o seu trabalho junto à Doutrina. E muitas vezes teve que apaziguar espíritos rebeldes, que queriam submetê-lo aos seus caprichos ou prejudicar alguém.

Entretanto, com o desencarne de uma sobrinha muito querida, ele se deixou abater e enfraquecer a sua fé. Ramiro assim relata: “Foi, então, que espíritos rebeldes, velhos inimigos seus, o atacaram com êxito. Ficou como que obsidiado. Sofria muito e fazia sofrerem os seus. O Chico foi lembrado.”

Escrita uma carta ao querido médium, a resposta veio poucos dias depois: que não se apoquentassem, tudo iria ser solucionado na Paz do Senhor. E no verso da carta, Chico Xavier coloca uma mensagem a Cirilo: “Recebi sua carta e acompanho o seu bom coração com as minhas preces a Jesus. Ele, meu bom amigo, nosso Mestre e Senhor, nos ajudará a carregar o madeiro de nossa redenção. Tenhamos, como sempre, coragem e fé. Atendamos à vontade do Mestre, meu caro Irmão. Ele tem poder para nos salvar de todas as lutas. Receba um grande abraço do seu menor irmão reconhecido de sempre.”

Chico, Pedro Leopoldo, 10/01/1945

Conheça mais sobre a reencarnação e a lei de causa e efeito na categoria “Espiritismo” em LêAqui.

Compreender a lei de causa e efeito traz a real dimensão da vida atual.

Com a amorosa mensagem de Chico, Cirilo se animou e seguiu os conselhos do caro amigo. Colocou perto dele o cartão com a cruz grande e a cruz pequena, para que lhe ajudasse a lembrar os deveres com o Mestre Jesus em suas atividades espirituais. Como conta Ramiro Gama, Cirilo então melhorou e voltou a viver a sua prova, “com fé e resignação, levantando desanimados, burilando corações enfermos, fazendo o bem.”

Lembremos, a cada momento, que estamos ainda vivendo num mundo de provas e expiações, pois ainda não conseguimos equilibrar a nossa balança pessoal dentro da ordem e da justiça divinas.

O bem ou o mal que nos chega não é senão o efeito de nossas atitudes passadas. Por isso, quanto melhor compreendermos que tudo o que se passa na nossa vida são oportunidades para nos melhorarmos, olharemos as nossas adversidades, bem como nossos adversários, com o olhar do entendimento espiritual.

Deixemos, portanto, para trás os sentimentos de revolta e de incompreensão. E vamos substituí-los pela fé em nossa capacidade de superação, bem como na certeza de que Deus nos concede sempre valorosos e bondosos amigos, tanto no plano material da Terra como nas esferas espirituais, que nos apoiam e reúnem esforços para nos auxiliar a consolidar a vitória do nosso objetivo nesta reencarnação.

Noemi C. Carvalho

Inspirado em conto do livro de Ramiro Gama, “Lindos Casos de Chico Xavier”

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Visite o canal do Grupo Espírita Cairbar Schutel (GECS) no YouTube

Conheça a instituição assistencial Lar do Alvorecer Marlene Nobre

Acesse a AME-SP – Associação Médico Espírita de São Paulo

Acompanhe a Folha Espírita

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: