Home / Autoconhecimento / Mágoa: um sentimento que nos afoga em nós mesmos

Mágoa: um sentimento que nos afoga em nós mesmos

Mágoa um sentimento que nos afoga em nós mesmos

A mágoa sufoca a vida e oprime a felicidade.

Não é difícil encontrar pessoas que perambulam por suas vidas arqueadas em função do peso da mágoa que carregam em seus corações.

A mágoa é como se fosse uma imensa poça com águas paradas onde encontramos sentimentos e sensações densas como o pesar, a tristeza, os desgostos, as amarguras, os ressentimentos.

E essas águas paradas contaminam as emoções com um descontentamento silencioso e profundo, que se esconde por entre as atividades diárias, sem se deixar mostrar. Mas, como a ferrugem, aos poucos desgasta e enfraquece o corpo que ataca.

Por isso os portadores desse pesado fardo têm a sua saúde emocional desgastada pela tristeza e pelo desânimo. E isso dificulta toda e qualquer tentativa para realizar as suas tarefas e alcançar os seus objetivos e a felicidade.

Como surgem as mágoas.

A maioria dessas inúteis cargas emocionais surgem de desentendimentos, de discordâncias ou de interesses não correspondidos que geram decepções. E, na maioria das vezes, com pessoas com estreito relacionamento.

Assim, as circunstâncias geradoras de mágoas concentram uma agressiva carga de emoções quando ocorrem.

Inicialmente, observamos o surgimento conjunto da raiva, surpresa, decepção, ressentimento e, então, finalmente, a consolidação de todas essas emoções no pacote que conhecemos como mágoa.

Dessa forma, a experiência ficará marcada por certo tempo, depois a sensação vai suavizar assumindo, então, a sua insidiosa ação.

Veja algumas orientações para ajudar a se libertar da mágoa.

Encontro muitas pessoas que parecem estar se afogando em si mesmas porque não sabem como enfrentar essas águas paradas de suas emoções.

Pensando nisso, preparei algumas orientações para ajudar você a sair dessa situação tão aflitiva.

Acompanhe, logo em seguida, uma forma para dissipar essa mácula emocional da sua vida. Você pode se beneficiar das seguintes ações para dissolver as suas mágoas:

1 – Assumir a responsabilidade

Como sempre digo, não existe mágica. Nada vai tirar essa coisa ruim que você vem carregando há tanto tempo. É um processo, e o trabalho é seu. Portanto, assumir a responsabilidade por isso é o primeiro passo.

2 – Usar o poder do perdão

Em seguida, para a liberação da mágoa, é imprescindível que exista o descolamento, a liberação do fato ocorrido e da pessoa envolvida, daqueles que geraram a mágoa. Esse desprendimento é o perdão. Perdoar é:

  • ter a capacidade de se despojar de tudo o que não lhe faz bem, isto é, de tudo que não serve para ajudar você a seguir rumo aos seus objetivos
  • desprender-se de tudo o que aconteceu, desvencilhar-se do mal ocorrido e das energias negativas envolvidas na situação que gerou a mágoa
  • largar as velhas ideias que atraíram as pessoas e as ocorrências infrutíferas
  • aplicar a si próprio o perdão, sobretudo recusar a ideia de culpa ou de vítima que possa ter ficado em sua mente

3 – Desenvolver a aceitação

Em seguida, ao sentir que o que aconteceu já não tem tanto peso, é hora de desenvolver a aceitação.

Neste sentido, a aceitação envolve ampliar a consciência. Dessa forma, é possível ajustar a percepção para entender que as ocorrências da vida, todas elas, possuem um sentido e um propósito maiores do que aqueles que percebemos ou sentimos no momento em que ocorrem.

Podemos compreender, assim, que todos eles são inerentes ao processo de evolução pessoal e importantes para o prosseguimento da jornada existencial.

4 – Desvincular-se do passado

Grande parte do poder de causar dor e sofrimento que as mágoas possuem é desmobilizado quando você consegue perdoar e aceitar o que ocorreu e lhe feriu.

Neste ponto é importante ter a noção que a memória, a lembrança do fato, isto é, o passado, também precisa ser trabalhado. Isto é importante para evitar que essa memória recupere a carga de sofrimento emocional que está sendo trabalhada.

Para isso, tenha firme em sua mente que o passado não existe mais. Ele é só uma lembrança. Portanto, deve apenas servir para uma coisa: ajudar a ampliar a capacidade de melhorar as escolhas e gerar conhecimento ao se analisar algum fato.

Mas antes de continuar, gostaria de lembrar que é impossível esquecer algum acontecimento que tenha causado uma grande repercussão emocional.

Por isso é importante dar a essa memória a função de ser uma importante informação, gerada através das experiências da vida, e que vai exercer essa função de parâmetro para conduzir as futuras escolhas.

5 – Aplicar a benéfica força da gratidão

Pronto, agora é a hora de usar a gratidão.

Seja grato por estar aqui e agora, sendo capaz de rever alguns fatos desagradáveis que no passado ocorreram.

Você tem a possibilidade de, a partir deles, construir o conhecimento que vai melhorar os seus pensamentos, as suas escolhas, bem como as suas decisões. Isto é o que vai permitir melhorar as suas condições de vida e alcançar os seus objetivos.

Agora você pode construir um novo e feliz você.

É muito importante entender que, quando tratamos de mágoas, estamos nos relacionando com algo que foi gerado no passado.

E por causa dos efeitos que se estendem pelo tempo, mantemos esse passado vivo hoje, através de sofrimento, dor e tristeza.

Assim, impedimos que o presente seja vivido em toda a sua plenitude, o que produzirá consequências negativas para os dias futuros.

Por isso, viva o aqui e agora em toda a sua potencialidade, seja grato por todas as dádivas e possibilidades que estão à sua disposição.

A sua vida está aguardando apenas a sua decisão de abandonar o doído passado e iniciar a construção de um admirável novo você.

José Batista de Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: