Home / Autoconhecimento / Motivação é o melhor caminho para realizar seus sonhos

Motivação é o melhor caminho para realizar seus sonhos

Palito de fósforo aceso, com chamas amarelas e azuis simbolizando a energia da motivação
Motivação é o melhor caminho para realizar seus sonhos

Motivação é dizer “eu quero”.

Você alguma vez já disse alguma coisa do tipo “estou procurando motivação”? Essa é uma frase que gosta de aparecer quando temos uma tarefa que precisamos fazer, mas não temos vontade nenhuma para começar.

Ou seja, quando eu digo “não consigo achar motivação”, na verdade gostaria mesmo é de dizer “eu não quero fazer”.

Sem isso, sem ter vontade e poder dizer “eu quero”, não adianta ficar procurando a motivação porque ela não vai aparecer. Você pode e vai fazer o que precisa, mas por necessidade, por obrigação, dever social, etc.

Uma boa conversa pode ajudar a motivar outra pessoa.

Todo mundo quer ficar motivado. E, é claro, todo mundo quer que os outros fiquem motivados: pais querem que os filhos fiquem motivados para estudar, arrumar o quarto e ajudar nas tarefas de casa; gerentes querem que seus funcionários fiquem motivados no trabalho, aumentando a produção, as vendas, não chegando atrasados, interagindo com suas funções e não com as redes sociais.

Mas a motivação depende da vontade, do querer, é um impulso que movimenta nossas ações para o objetivo que queremos. Um incentivo, naturalmente, sempre ajuda. Precisamos, entretanto, de um motivo válido para gastar nosso tempo, nossa inteligência, nossas habilidades e criatividade.

Dessa forma, querer que outra pessoa fique motivada para fazer alguma coisa significa encontrar um jeito para ela querer aquilo. Ela precisa ter um motivo de satisfação que faça valer a pena, isto é, precisa encontrar uma forma de gostar do que não gosta.

E a única maneira de conseguir isso é conversando com as pessoas, seja filhos, pais, funcionários, alunos e procurar encontrar pontos de interesse que sirvam de incentivo. Algumas coisas, às vezes, podem ser mudadas ou negociadas: por exemplo, um funcionário pode ser realocado para uma tarefa que ele se sinta mais à vontade para fazer. É tudo uma questão de conversar, ajeitar, e ceder um pouco também.

E quando é você que está precisando de motivação?

Quando a pergunta é para você mesmo, seja honesto e responda: quero ou não quero? Gosto ou não gosto? Se você puder escolher, modificar, trocar, vá em frente. Mas para os casos em que isso não é possível, tente algumas destas dicas:

1 – Faça logo

Não fique adiando, porque quanto mais você deixar para depois, maior vai ficando sua resistência. A tarefa por fazer fica voltando à sua mente e cobrando uma atitude, mas por mais coisas que você faça, no fim do dia parece que você não fez nada.

2 – Mantenha a atenção

Não deixe seu pensamento viajar por aí, pensando naquilo que você queria estar fazendo agora, ou no que vai fazer quando acabar. O mais importante é você se concentrar no que você está fazendo, porque você vai fazer melhor, mais rápido e sem estresse.

3 – Não reclame

Reclamar e se lamentar não vai ajudar em nada, aliás, vai atrapalhar. Essa é uma forma de se desvalorizar, de dizer que você não consegue fazer o quer quer, que você não é feliz. Sua autoestima, naturalmente, vai lá para baixo, a sua energia vital também, e coisas boas não vão nem chegar perto de alguém assim.

4 – Não entregue os pontos

Mostre que você faz o que for com disposição, que você é bom em fazer seja o que for, que é rápido e eficiente. Esse é um tipo de energia que adora atrair coisas melhores para você, porque sabe que você merece e dá conta de tudo.

5 – Seja organizado

Deixe à mão tudo o que você precisa. Disciplina e organização deixam a execução mais rápida e menos cansativa, porque evitam idas e vindas que causam atraso e fazem você perder a concentração. E não deixar as tarefas, papeladas, roupas para guardar, relatórios para preencher, etc. se acumulando, deixa a pilha menor e mais fácil de dar conta.

6 – tenha sonhos

Sonhar nunca é demais. Sonhar é ter objetivo para a vida que você quer. É a motivação para você fazer agora o que precisa, tendo em mente o que você gosta. Dessa maneira, você define suas preferências, e o que você não gosta ajuda a direcionar suas escolhas.

7 – Acredite em você

É fundamental, a todo momento, em qualquer situação e circunstância, acreditar em você. Sabe por quê? Porque é isto que dá energia, força, disposição. Dessa forma, você faz as coisas rapidinho, começa a sentir que tudo é fácil para você, não deixa mais nada de lado, nem por preguiça, nem por achar que vai levar tempo demais, nem por pensar que não consegue dar conta. Você acredita em você, Deus também.

Encontre sempre sua motivo para a ação.

Em qualquer caso, seja para uma tarefa isolada, seja para um dia inteiro de estudo ou trabalho, encontre seu motivo para a ação, ou seja, encontre sempre a motivação.

É assim que você mantém sua energia de aceitação e positividade circulando e isso reflete no seu bem-estar.

Noemi C. Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Veja também

Pássaro voando com um arco-íris no céu final da existência

Se, ao final desta existência

Um dia a existência chega ao seu final. Por isso é preciso aproveitar a oportunidade da vida em cada um de seus momentos, como explica o Prof. Hermógenes.

Um comentário

  1. Devemos aprender a nos automotivar é essencial para n nos tornarmos dependentes de outras pessoas pq n há maior motivação do que a nossa propria crença de que podemos e conseguimos

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: