Home / Autoconhecimento / Na viagem pela vida, não leve bagagem desnecessária

Na viagem pela vida, não leve bagagem desnecessária

Podemos comparar nossa vida a uma viagem, onde a bagagem são nossas emoções.

Muitas vezes alguns “fantasmas” assombram nossa vida: mágoas passadas, raiva sentida, expectativas frustradas, decepções amorosas, humilhações recebidas. E a lista pode continuar se alongando com todas as experiências que cada um sofreu, com todas as tristes lembranças que guardou como souvenirs de dolorosas memórias.

Essa é uma bagagem que não nos convém levar pela viagem da vida; é um peso desnecessário que só nos traz inconvenientes e desconforto.


LêAqui: a mensagem certa na hora certa


Dalai Lama em poucas palavras nos dá uma visão a respeito dessas emoções que carregamos conosco, abrangendo passado, presente e futuro: “O tempo está sempre seguindo em frente; nada pode impedi-lo. Não podemos mudar o passado, mas ainda podemos aprender com ele. E nós podemos moldar o futuro, criando uma era mais pacífica, adotando uma abordagem realista, reconhecendo que quanto mais compassivo você for, mais você encontrará a paz interior.”

Muitas vezes ficamos presos na malhas do tempo, lamentando nossas experiências passadas.

Uma vez que é impossível mudar o que aconteceu, podemos moldar o que está por vir, olhando essas experiências como aprendizado.

Dessa forma, podemos nos prevenir de cair na tentação das ilusões, e adotar atitudes que se baseiem sempre no bem-estar comum.

Aproveitar ao máximo o tempo presente, amadurecido com as experiências passadas, moldando um futuro que traga paz. Simples assim.

 

Noemi C. Carvalho

 


Mais sobre este assunto, leia aqui:


%d blogueiros gostam disto: