Você já pode se livrar das ligações inoportunas – pelo menos de algumas delas
Uma boa notícia nesta semana foi a liberação, desde a terça-feira dia 16, do sistema para bloquear as ligações de telemarketing de algumas operadoras de telecomunicações, através do “Não me perturbe”. A estimativa é que pelo menos um terço das ligações indesejadas e inoportunas refere-se à oferta de serviços de telefonia e banda larga.
Quem é que já não se aborreceu com as constantes ligações, durante o trabalho, no almoço de domingo, tarde da noite? Quem é que já não foi importunado, não uma, mas várias vezes – e põe várias nisso! – no mesmo dia?
Finalmente, nós consumidores, vamos ter a nossa vez de sermos respeitados. Quem quiser pode pedir o bloqueio para evitar essas inconvenientes ligações de telemarketing e o nome do serviço, diga-se de passagem, é muito bom: “Não me perturbe”. Certamente quem o idealizou também não aguentava mais.
O cadastro para pedir o bloqueio das ligações pode ser feito através do site: naomeperturbe.com.br.
Segundo o vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campelo, “O grande problema no Brasil é que nós não temos uma legislação que, efetivamente, proíba esse tipo de prática. Então, na verdade, a Anatel está adotando medidas – essa é uma medida inicial, é um ponto de partida – para tentar minorar esse desconforto ao consumidor. Mas sem prejuízo de que outras medidas venham a ser adotadas”.
Só nos primeiros dias de liberação do serviço, mais de 600 mil acessos foram registrados.