Anúncios
Home / Autoconhecimento / Não se decepcione, não espere nada dos outros

Não se decepcione, não espere nada dos outros

Homem e mulher no mar de costas um para o outro com as mãos cobrindo o rosto para não se decepcionar
Não se decepcione, não espere nada dos outros.

A decepção só termina quando você não espera nada dos outros.

Pense em todas as desilusões e sofrimentos que turvam os sentimentos das pessoas por elas terem colocados suas expectativas nas mãos dos outros, então, não se decepcione. Perceba que a decepção só termina quando a você assume a responsabilidade por si mesmo.

“Não criar expectativas e nem esperar nada de ninguém é a maneira mais fácil de evitar futuras decepções.” Caio Fernando Abreu

Muitos colocam o seu bem-estar e felicidade nas mãos do outros. E isso ocorre, às vezes, pela insegurança de achar que só alguma pessoa especial pode ser capaz de trazer a felicidade. Ou, então, por alguma desarmonia emocional que faz uma pessoa crer que os outros devem satisfazer todos os seus desejos e anseios obrigatoriamente.

Deixe de ter expectativas em relação aos outros e não se decepcione.

É comum colocar grandes expectativas em determinadas pessoas, é bem frequente imaginar que o seu companheiro tem obrigação em lhe apoiar sempre, que os familiares estejam sempre lhe auxiliando e que o apoio dos amigos nunca falte porque, afinal, amigo é para essas coisas, não é mesmo?

Desenvolver elevadas expectativas em relação às pessoas do convívio, contudo, pode também ser uma tentativa de manipulá-las, impondo-lhes que sejam as responsáveis pela satisfação de seus desejos, ao invés de se comprometer consigo mesmo.

“Vivemos esperando dias melhores, dias de paz, dias a mais. Dias que não deixaremos para trás…” – Jota Quest

Uma boa parcela da vida é desperdiçada esperando dias melhores, e aguardando que os outros façam o que se imagina que eles podem ou devem fazer. Essa espera, na verdade um ilusório desejo, se desfaz em frustração e desgosto.

Não se deve esperar ou querer que aqueles que fazem parte de sua vida ajam de acordo com as suas expectativas. Libere-os das amarras que seu pensamento tece, deixe que eles possam livremente escolher e agir o que irão fazer. E não se decepcione, também, por eles não seguirem o que você pensou que deveriam fazer.

Você deve ser o centro de suas atenções.

Ponha sua atenção em você, coloque todas as suas expectativas em você, creia que é capaz de solucionar as dificuldades por si próprio, desenvolva a confiança de que não precisará de mais ninguém para lhe ajudar. Encare, assim, seus maiores temores sem a necessidade de projetá-los naqueles com que convive.

Não espere coisa alguma dos outros, pois só você pode suprir o que lhe falta. E, ainda mais, não se decepcione. Relembre todas as vezes que a decepção e o desgosto marcaram seu peito com a aflição da mágoa ao ver frustrado algo que esperava que alguém fizesse, e perceba que por trás de toda expectativa tem uma ilusão.

A expectativa é a maior responsável pelos rompimentos.

As maiores expectativas são geradas nos relacionamentos, e são elas as maiores responsáveis pelos conflitos e rompimentos. Colocam-se no parceiro inúmeras esperanças, a maioria delas baseadas nas crenças e esperanças individuais, que são projetadas no outro.

Estabelecem-se, então, inúmeras suposições sobre como o outro deveria agir e se comportar nas mais diversas situações imaginadas.

Deseja-se e espera-se que o parceiro seja de determinado jeito e, como isso não é possível, vem a decepção. Não adianta, agora, ficar se lamentando pelo que o parceiro fez ou deixou de fazer, pelo que disse ou omitiu. Perceba que suas esperanças foram construídas através de expectativas que são frutos de sua imaginação.

Não se decepcione com ninguém, assim você não se decepciona com a vida.

Deixe a vida ser como ela é, não desenvolva expectativas exageradas, evite envolvimentos ilusórios baseados na esperança de que o outro lhe complete. Você já é inteiro, não necessita de ninguém para lhe fazer feliz, por isso não se prenda às carências. Exerça, isto sim, a plena liberdade de ser quem você é.

A vida é dinâmica e imprevistos, na verdade, são novidades, convites para que sejam despertadas qualidades e potencialidades adormecidas em seu interior. Aceite o fluxo natural e se liberte das necessidades que dominam seus pensamentos. Saiba que, com certeza, você possui todas as condições para criar uma nova e bela existência.

Confie em você, não espere nada de ninguém, pois criar expectativas é gerar desilusões. Poupe, assim, seu coração de sofrimentos e sobressaltos, seja mais você. Só você pode trazer a felicidade para sua vida e tenha certeza que você é mais capaz do que pensa para fazer isso.

O mundo lá fora não pode lhe fazer feliz, portanto pare de esperar que os outros tragam aquilo que falta. Você é completo, íntegro, não lhe falta nada. Você não precisa de ninguém, chega de decepções e mágoas.

Ame-se, cultive o seu bem querer, desperte a felicidade que é parte de você e, assim, verá o universo todo retribuindo o seu amor por você.

José Batista de Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Anúncios

Veja também

Mão com o dedo indicador apontando para o céu transmitindo mensagens de fé e esperança

Mensagens de fé e esperança renovam nossa energia

Mensagens de fé e esperança trazem força e paz interior para nos inspirar todos os dias, principalmente nos momentos de dificuldades.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: