Home / Emoções / Nas aflições da vida, o que podemos fazer

Nas aflições da vida, o que podemos fazer

aflições da vida

A fé dá sentido à vida.

Quando sentimos que não suportamos mais as pressões dos autoquestionamentos e somos sufocados com as aflições da vida que trazem à mente tudo o que para trás deixamos com lágrimas, precisamos ter calma e lembrar que a fé dá sentido à vida.

Todas as perturbações e conflitos que surgem em nossa mente nestes dias de disputas acirradas, sofrimentos e desalentos são grandes desafios que, certamente, estão espalhando pelo mundo todo crises de ansiedade e uma verdadeira pandemia de depressão.

As preocupações e o medo por causa da doença que o vírus trouxe e as complicações econômicas que estão assolando as empresas, os trabalhadores e a vida estão agravando os transtornos emocionais.

Lembremos, mais uma vez, que a fé dá sentido à vida.

Mas, antes de mais nada, é importante consultar profissionais de saúde da área psicoemocional para uma análise mais acurada. E seguir as recomendações, caso seja necessário tratamento medicamentoso ou terapia, para alcançar a estabilidade emocional e, em seguida, seguir no caminho de busca pelo equilíbrio.

Às vezes acontece de não termos um bom “carro”.

Precisamos ter em mente que, além dos aspectos físicos e orgânicos, temos também hordas de espíritos trevosos que, em quantidade nunca vista, espalham as suas vibrações mórbidas. Com isso intensifica-se a psicosfera negativa que envolve o planeta, o que, sem dúvida, agrava o estado psicoemocional.

Lembremos, também, que somos espíritos imortais. E que, graças às perfeitas leis divinas, estamos agora colhendo os frutos que plantamos em encarnações anteriores. Portanto, os distúrbios que nos afetam hoje podem ser esses frutos.

Esses distúrbios são desequilíbrios causados por desarranjos físicos, da matéria. Imaginemos que o espírito seja um piloto, um excelente piloto. Mas se o carro que ele usa – neste caso a matéria, o corpo físico – não estiver bem, o seu desempenho não será bom.

E muitas vezes recebemos carros que não estão em boas condições, como forma de apurarmos as nossas capacidades e vencer as dificuldades que, em vidas passadas, nos causaram grandes quedas.

Um breve exercício para aliviar as aflições da vida.

Entendemos que, em uma época de dificuldades financeiras, não são muitos os que podem fazer terapia, o que seria fundamental para “consertar” o carro.

Um bom exercício, mas que naturalmente não substitui a terapia, é escrever.

Pegue uma folha de papel e escreva. Escreva tudo que passa pela cabeça, quais as emoções que estão fluindo, os pensamentos que ficam se repetindo na mente.

Esse exercício pode ser feito quando não se está bem, mas funciona melhor se for feito regularmente. O que é escrito não precisa fazer sentido, nem ter lógica e nem é necessário que seja guardado. Sinta-se livre para jogar fora se assim quiser, pois o importante é colocar para fora o que se encontra preso na mente.

Além do corpo e da mente, precisamos cuidar do espírito.

Espiritualmente também precisamos nos exercitar. Lembremos da legião de obsessores que circula entre nós.

Aprimorar os conhecimentos espirituais através de leituras de estudos e ouvindo palestras são atitudes que reforçam as nossas crenças no bem e nas forças da luz, e assim teremos mais disposição para sair do sofrimento sem sentido.

Além disso, é bom também praticar a fé e vivenciar a experiência religiosa pelo caminho da prece, das orações, fazer meditações, contemplações, práticas de silêncio interior. Pois assim estaremos mais preparados, receptivos e aptos para que os benfeitores espirituais possam vir em nosso auxílio.

Assim, antes de iniciarmos o exercício acima, comecemos com uma breve prece para nos preparar com o silêncio de nossa mente.

Para muitos pode ser difícil fazer esse momento de prece. Podemos, então, lançar mão de uma belíssima prece do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que está no capítulo das preces e orações.

A prece é “Nas aflições da vida”. Ela possibilita que nos preparemos para a aceitação dos fatos da vida, com a nossa entrega às forças Divinas, nos entregarmos plenos de confiança e fé nos braços do Senhor.

A aceitação é fundamental. A aceitação nasce da paciência e da fé. Com fé e paciência nada é impossível, tudo se resolve.

E por fim, e também muito importante, lembremos de praticar a caridade, a filantropia. Buscar auxiliar os mais desfavorecidos, ajudá-los, principalmente nestes dias de muito abandono e necessidades. Vamos todos criar uma verdadeira corrente do bem para auxiliar e assim estarmos em contato com o bem maior.

Quando a vida se apresenta com muitas aflições, esta prece nos ajuda a suportá-las.

Nas Aflições Da Vida

            26 – Prefácio – Podemos solicitar a Deus benefícios terrenos, e Ele pode nos atender, quando tenham uma finalidade útil e séria. Mas, como julgamos a utilidade das coisas segundo a nossa visão imediatista limitada ao presente, geralmente não vemos o lado mau daquilo que desejamos. Deus, que vê melhor que nós, e só deseja o nosso bem pode então nos recusar o que pedimos, como um pai recusa ao filho aquilo que pode prejudicá-lo. Se aquilo que pedimos não nos é concedido, não devemos nos abater por isso. É necessário pensar, pelo contrário, que a privação nesse caso nos é imposta como prova ou expiação, e que a nossa recompensa será proporcional à resignação com que a suportamos. (Caps. XXVII, nº 6 e II, nº 4, 6 e 7).

            27 – Prece – Deus Todo-Poderoso, que vedes as nossa misérias, dignai-vos ouvir favoravelmente o pedido que vos faço neste momento. Se for inconveniente o meu pedido, perdoai-me; e se for justo e útil aos vossos olhos, que os Bons Espíritos, executores de vossos desígnios, venham ajudar-me na sua realização. Como quer que seja, meu Deus, seja feita a vossa vontade. Se os meus desejos não forem atendidos, é que desejais experimentar-me, e submeto-me sem murmurar. Fazei que eu não me desanime de maneira alguma, e que nem a minha fé, nem a minha resignação sejam abaladas. (Formular o pedido)

José Batista de Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: