
Como surgiu o Dia das Mães.
Neste dia, em que se celebra o Dia das Mães, vamos elevar nosso pensamento à Santa Virgem Maria, pedindo suas bênçãos neste período em que seus filhos passam pelas duras provações da pandemia.
Mas antes, vamos falar um pouco da história relativa a esta data. Neste dia, o segundo domingo do mês de Maio, comemora-se no Brasil o Dia das Mães. Muitos países ao redor do mundo também têm uma data comemorativa, embora ela seja variável ao longo dos meses do ano.
A origem do Dias da Mães é encontrada nos contos da mitologia da Grécia Antiga, quando a entrada da Primavera era celebrada com homenagens a Rhea, a Mãe dos Deuses.
Nos Estados Unidos, celebrações pelas mães tiveram início em 1858. Nesse ano a ativista Ann Maria Reeves Jarvis iniciou um movimento pela diminuição da mortalidade infantil, fundando o Mothers Days Works Clubs. Após seu falecimento, sua filha, Anna Jarvis, iniciou uma campanha para que a data fosse reconhecida como feriado, o que se concretizou em 1914. Mas Anna lamentou a comercialização que se institui ao redor da data e lutou pela abolição do feriado.
No Brasil, foi a Associação Cristã de Moços (ACM) do Rio Grande do Sul que começou, em 1918, a celebração do Dia das Mães. Posteriormente, em 1932, o Presidente Getúlio Vargas oficializou a data, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. O objetivo do movimento era valorizar a importância da mulheres na sociedade, no ano em que se consolidou o direito ao voto feminino.
No Dia das Mães, juntemos nossos corações ao de Santa Maria.
Há vários meses já vêm se prolongando as incertezas e as angústias que começaram a fazer parte da vida depois que foi decretada a pandemia. A decretação deu-se em função de uma doença que se alastrava veloz e ferozmente, provocada por um vírus até então desconhecido.
Falta de conhecimento, escassez de recursos e velocidade avassaladora de contágio criaram um cenário quase que irreal. Era algo que se imaginava possível apenas em filmes de ficção. Estudos começaram a identificar as medidas necessárias para diminuir o contágio e evitar as milhares de mortes verificadas ao redor do mundo.
Atender a essas medidas recomendadas para cuidar da saúde física é da maior importância, é vital. Mas é preciso, ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental. Esta não dispõe de medidas concretas, materiais e visíveis, e depende de manter a força do espírito e a serenidade da mente.
É importante, assim, manter a união constante com as energias espirituais, ajudando a manter nossas vibrações mentais num nível sereno e harmonioso. Ela traz a calma necessária para enfrentar e superar os desafios a que fomos chamados mundialmente.
Por isso, vamos nos unir no ensejo desta data celebrada em homenagem às Mães, e pedir à nossa Santíssima Mãezinha Maria que lance seu olhar amoroso e derrame suas bênçãos sobre todos os seus filhos.
Um momento de reflexão e de união.
Vamos pedir à Virgem Maria que proteja e abençoe todas as mães e todos os filhos.
Elevemos nossos pensamentos ao seu divino amor para que suavize a dor de todos os filhos que perderam suas mães, e de todas as mães que perderam seus filhos.
Peçamos força e proteção a todas as mães e todos os filhos que estão nos hospitais lutando para manter a própria vida ou trabalhando para tentar salvar outras vidas.
Vamos, também, pedir a nossa Mãe do Céu pelas mães e pelos filhos que precisam sair para trabalhar apesar do medo do contágio, bem como daqueles que não têm trabalho e têm medo de um futuro sombrio de privações e necessidades.
Peçamos sua intercessão para iluminar a mente daqueles que não conseguem entender ou aceitar a gravidade da situação. Aqueles que ainda fantasiam sobre uma normalidade que se foi há muito tempo e não se sabe quando retornará, negando a drástica realidade e pondo em risco dezenas ou centenas de vidas, além das suas próprias, com suas atitudes irrefletidas, negando-se a atender às necessárias medidas de prevenção.
Enfim, vamos enviar nossas intenções apelando à bondade de nossa Mãe Celestial, para que ela estenda seu olhar amoroso e possa serenar os corações aflitos e aliviar as mentes angustiadas.
E que nossa Santa Mãe Maria, neste Dias das Mães, recubra todos os seus filhos com seu manto amoroso e gentil, protegendo-nos de todo mal.
Noemi C. Carvalho
Você precisa fazer login para comentar.