Home / Outros Assuntos / Datas Especiais / Neste Dia das Mães, lembremos de Nossa Santa Mãe Maria

Neste Dia das Mães, lembremos de Nossa Santa Mãe Maria

ilustração de nossa senhora segurando menino Jesus no colo para ilustrar Dia Mães Santa Maria

Como surgiu o Dia das Mães.

Neste dia, em que se celebra o Dia das Mães, vamos elevar nosso pensamento à Santa Virgem Maria, pedindo suas bênçãos neste período em que seus filhos passam pelas duras provações da pandemia.

Mas antes, vamos falar um pouco da história relativa a esta data. Neste dia, o segundo domingo do mês de Maio, comemora-se no Brasil o Dia das Mães. Muitos países ao redor do mundo também têm uma data comemorativa, embora ela seja variável ao longo dos meses do ano.

A origem do Dias da Mães é encontrada nos contos da mitologia da Grécia Antiga, quando a entrada da Primavera era celebrada com homenagens a Rhea, a Mãe dos Deuses.

Nos Estados Unidos, celebrações pelas mães tiveram início em 1858. Nesse ano a ativista Ann Maria Reeves Jarvis iniciou um movimento pela diminuição da mortalidade infantil, fundando o Mothers Days Works Clubs. Após seu falecimento, sua filha, Anna Jarvis, iniciou uma campanha para que a data fosse reconhecida como feriado, o que se concretizou em 1914. Mas Anna lamentou a comercialização que se institui ao redor da data e lutou pela abolição do feriado.

No Brasil, foi a Associação Cristã de Moços (ACM) do Rio Grande do Sul que começou, em 1918, a celebração do Dia das Mães. Posteriormente, em 1932, o Presidente Getúlio Vargas oficializou a data, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. O objetivo do movimento era valorizar a importância da mulheres na sociedade, no ano em que se consolidou o direito ao voto feminino.

No Dia das Mães, juntemos nossos corações ao de Santa Maria.

Há vários meses já vêm se prolongando as incertezas e as angústias que começaram a fazer parte da vida depois que foi decretada a pandemia. A decretação deu-se em função de uma doença que se alastrava veloz e ferozmente, provocada por um vírus até então desconhecido.

Falta de conhecimento, escassez de recursos e velocidade avassaladora de contágio criaram um cenário quase que irreal. Era algo que se imaginava possível apenas em filmes de ficção. Estudos começaram a identificar as medidas necessárias para diminuir o contágio e evitar as milhares de mortes verificadas ao redor do mundo.

Atender a essas medidas recomendadas para cuidar da saúde física é da maior importância, é vital. Mas é preciso, ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental. Esta não dispõe de medidas concretas, materiais e visíveis, e depende de manter a força do espírito e a serenidade da mente.

É importante, assim, manter a união constante com as energias espirituais, ajudando a manter nossas vibrações mentais num nível sereno e harmonioso. Ela traz a calma necessária para enfrentar e superar os desafios a que fomos chamados mundialmente.

Por isso, vamos nos unir no ensejo desta data celebrada em homenagem às Mães, e pedir à nossa Santíssima Mãezinha Maria que lance seu olhar amoroso e derrame suas bênçãos sobre todos os seus filhos.

Um momento de reflexão e de união.

Vamos pedir à Virgem Maria que proteja e abençoe todas as mães e todos os filhos.

Elevemos nossos pensamentos ao seu divino amor para que suavize a dor de todos os filhos que perderam suas mães, e de todas as mães que perderam seus filhos.

Peçamos força e proteção a todas as mães e todos os filhos que estão nos hospitais lutando para manter a própria vida ou trabalhando para tentar salvar outras vidas.

Vamos, também, pedir a nossa Mãe do Céu pelas mães e pelos filhos que precisam sair para trabalhar apesar do medo do contágio, bem como daqueles que não têm trabalho e têm medo de um futuro sombrio de privações e necessidades.

Peçamos sua intercessão para iluminar a mente daqueles que não conseguem entender ou aceitar a gravidade da situação. Aqueles que ainda fantasiam sobre uma normalidade que se foi há muito tempo e não se sabe quando retornará, negando a drástica realidade e pondo em risco dezenas ou centenas de vidas, além das suas próprias, com suas atitudes irrefletidas, negando-se a atender às necessárias medidas de prevenção.

Enfim, vamos enviar nossas intenções apelando à bondade de nossa Mãe Celestial, para que ela estenda seu olhar amoroso e possa serenar os corações aflitos e aliviar as mentes angustiadas.

E que nossa Santa Mãe Maria, neste Dias das Mães, recubra todos os seus filhos com seu manto amoroso e gentil, protegendo-nos de todo mal.

Noemi C. Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: