Home / Espiritualidade / No Dia de São José, invoquemos a sua proteção

No Dia de São José, invoquemos a sua proteção

dia de São José

São José, um mestre da vida espiritual e do discernimento.

No dia 19 de março celebra-se a Solenidade de São José. O Papa Francisco disse que São José é um pai acolhedor. Ele deixou de lado os seus planos pessoais, “ele amou e acolheu Maria e Jesus, uma esposa e um filho diferentes da visão da vida familiar que ele poderia desejar.

José não procurou explicações para a realidade surpreendente e misteriosa que enfrentou, mas a acolheu com fé, amando-a como era. Neste sentido, São José é um mestre da vida espiritual e do discernimento, e podemos invocá-lo para nos libertar dos laços de muitas reflexões em que às vezes acabamos nos perdendo, mesmo com a melhor das intenções.”

O Papa lembra que proteger, “significa amar ternamente aqueles que nos são confiados, pensando antes de tudo em seu bem e em sua felicidade”. É preciso saber o momento certo de se retirar e quando é preciso novamente se aproximar, mas mantendo sempre uma postura atenta e vigilante, mantendo o coração em prece.

Além disso, o Pontífice retrata São José como “um pai que sonha. Não um sonhador, no sentido de alguém com a cabeça nas nuvens, desligado da realidade, não. Mas um homem que sabe olhar além do que vê, com um olhar profético, capaz de reconhecer o plano de Deus onde outros não veem nada, e assim ter um objetivo claro para o qual lutar”.

Os ensinamentos de São José.

O pe. Luigi Testa, um dos membros do Comitê de São José, relaciona a figura de São José com os tempos atuais de pandemia do seguinte modo: “São José nos ensina antes de tudo a acolher nossas fraquezas com profunda ternura, a acolher as situações de fragilidade, de precariedade que vemos em nós e ao nosso redor com a atitude de confiança, de delicadeza, de atenção, evitando o desânimo.

Ajuda-nos a saber ler nas pregas da história a possibilidade de ouvir a voz do Senhor que vem para nos tranquilizar e não nos deixa à mercê de nós mesmos. Diante das dificuldades, diz o Papa Francisco, pode haver a atitude de quem abandona o campo ou a atitude de quem de alguma forma se inventa. E José deve se esforçar, deve se ocupar.”

O pe. Luigi Testa continua, explicando que “paternidade requer atenção, delicadeza, desapego, senso de maturidade, Não devemos cultivar nossos interesses pessoais ou a afirmação de nós mesmos, mas para dar espaço ao outro, através da escuta e do silêncio.

São José é um mestre nisso porque é o homem da escuta, mas também o homem do silêncio. Não porque está calado e não tem nada a dizer ou não tem palavras. Mas porque a sua é uma atitude profundamente contemplativa, de acolhimento desta Palavra, esperando o aceno de Deus.”

Ele explica que, “na experiência confessional, esta atenção e delicadeza são necessárias para que o outro se sinta acolhido pelo que é. Não tanto pelo pecado que cometeu ou pelo erro que cometeu, mas porque é uma pessoa que deve ser acompanhada, ajudada e, acima de tudo, apoiada em sua fragilidade.”, conclui o padre.

Devemos invocar São José nos momentos difíceis, diz o Papa.

 São José é um santo amado sobretudo pelo Papa Francisco que lhe dedicou uma intensa carta apostólica, “Patris Corde – com um Coração de Pai”, em memória dos 150 anos da declaração como Padroeiro universal da Igreja, e ao mesmo tempo lhe dedicou o Ano de São José até 8 de dezembro de 2021.

“Na vida, no trabalho, na família, nos momentos de alegria e tristeza São José procurou e amou constantemente o Senhor, merecendo o elogio das Escrituras como um homem justo e sábio. É preciso invocá-lo sempre, especialmente nos momentos difíceis que vocês possam encontrar”, recomenda o Papa Francisco.

com informações de Vatican News

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: