Home / Autoconhecimento / Nossa vida é baseada na esperança, no desejo que tudo dê certo

Nossa vida é baseada na esperança, no desejo que tudo dê certo

vida baseada na esperança

A nossa vida depende da esperança.

“Nossa vida é baseada na esperança, no desejo que tudo dê certo”, disse Dalai Lama num evento virtual com representantes da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB ).

Segundo ele, a esperança tem uma visão voltada para o futuro e, mesmo que não existam garantias sobre o que vai acontecer no futuro, “continuamos esperançosos, o que é muito melhor do que ser pessimistas.”

Mas muito além de uma escolha sobre a ótica pela qual encaramos os fatos, “as nossas vidas dependem da esperança. Se você tiver esperança, será capaz de superar os problemas que enfrenta. Mas se você estiver sem esperança, as suas dificuldades aumentarão”, diz Sua Santidade.

A compaixão e a bondade na vida não dependem de religião.

A esperança está ligada à compaixão e à bondade amorosa, e deve ser baseada na verdade e na honestidade. Essa é uma mensagem compartilhada por todas as religiões, porque “todas as principais tradições religiosas ensinam a importância da bondade e do amor.

Alguns dizem que existe um Deus, outros negam. Alguns dizem que continuamos vida após vida, outros afirmam que vivemos apenas uma vida. Essas tradições propõem diferentes pontos de vista filosóficos, mas compartilham a mensagem de bondade amorosa”, explica Dalai Lama.

E ele continua seu raciocínio, dizendo que “as tradições teístas como o Cristianismo ensinam que todos nós somos criados por Deus, que, como um pai, encarna o amor infinito. É uma ideia poderosa que pode nos ajudar a reconhecer a importância de ser gentil.”

Outro ponto abordado por Dalai Lama é o fato, como ele diz, de que “nós somos criaturas sociais, dependentes de nossa comunidade. E, como membros de uma comunidade, mesmo as pessoas sem fé ou crença podem manter a paz de espírito sendo atenciosas, verdadeiras e honestas.

Ser honesto e compassivo não são qualidades necessariamente religiosas, mas contribuem para que possamos levar uma vida feliz. Estar preocupado com a nossa própria comunidade contribui para a nossa sobrevivência.

O fator chave é a compaixão. A raiva é o seu oposto. A raiva destrói a felicidade e a harmonia.”

Seja gentil sempre que possível; é sempre possível.

Em seguida, Dalai Lama reforça seu pensamento sobre a necessidade de haver um senso de unidade da humanidade. “Nós, sete bilhões de seres humanos, somos essencialmente os mesmos. Temos diferenças de nacionalidade, cor, fé e status social, mas focar apenas nelas é criar problemas para nós mesmos.

Imagine que você escapou de alguma catástrofe e se encontra sozinho. Se você vê alguém a distância, se aproximando, você não se importará com sua nacionalidade, raça ou fé, você apenas ficará feliz em conhecer outro ser humano. Situações desesperadoras nos encorajam a reconhecer a unidade da humanidade”, pondera Sua Santidade.

Além disso, a todo momento devemos cuidar da nossa higiene emocional. “Isso envolve reconhecer, por exemplo, que o destruidor mais eficaz da paz de espírito é a raiva, mas podemos combater essa raiva desenvolvendo o altruísmo e a compaixão pelos outros”, afirma Dalai Lama.

Para isso, Sua Santidade tem uma receita: “Seja gentil sempre que possível; é sempre possível.”

Noemi C. Carvalho

fonte: Dalai Lama

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: