
Nosso Lar: explicando a nossa jornada espiritual.
O livro “Nosso Lar”, que inicia a série psicografada por Chico Xavier sobre a vivência de André Luiz no plano espiritual, é considerado o melhor livro espírita do século XX.
Publicado em 1944, traz pela primeira vez relatos sobre a experiência de alguém que transmitiu a sua própria vivência após o desencarne. É assim que André Luiz, relata, de forma simples e atraente, os detalhes do que acontece aos seres humanos após o desencarne, em uma comunidade espiritual com estreitos laços de ligação ao plano em que vivemos.
Além disso, nesta obra também temos, pela primeira vez, uma elaborada e detalhada descrição da esfera espiritual. Ela influenciou decisivamente todas as pesquisas e estudos elaborados abordando a vida espiritual, principalmente sobre a questão mediúnica e os meandros dos processos obsessivos.
O confronto com a nossa própria consciência.
Os relatos trazidos por André Luiz nos informam sobre as experiências que um recém-desencarnado vivencia. Ele desvenda os mistérios que envolvem a vida após a morte. E revela que, surpreendentemente, o maior enfrentamento que um desencarnado enfrentará no novo plano é o confronto com a sua consciência íntima.
Portanto, é nossa própria consciência que se encarregará de nos conduzir aos planos que mais condizem com as nossas ações enquanto estávamos encarnados. Seguindo a lei de causa e efeito, é em nossa consciência que nos ergueremos a portais celestes. Ou então, ficaremos em planos áridos e purgativos, e até mesmo nos inferiores ambientes infernais da culpa e do remorso.
Contando os fatos por ele vivenciados e presenciados, André Luiz nos traz, portanto, as grandes lições por ele aprendidas. Essa narrativa permite que nos conscientizemos que a vida na Terra é, de fato, passageira e que precisamos aprender a fazer com que nossa passagem seja digna.
Para Emmanuel, o mais importante é a espiritualidade.
Além dos formalismos, o mais importante, conforme expresso no prefácio do livro por Emmanuel, é que “em nosso campo doutrinário, precisamos, em verdade, do Espiritismo e do Espiritualismo, mas muito mais de Espiritualidade.”
Portanto, pelo pouco que expressei nestas linhas, acredito ser uma grande oportunidade para quem quer obter conhecimento sobre a vida em sua mais ampla definição a leitura não só do primeiro volume “Nosso Lar” mas de toda a vibrante e esclarecedora série, uma inigualável obra ditada pelo Dr. André Luiz e materializada pelas mãos de Chico Xavier.
José Batista de Carvalho
Você precisa fazer login para comentar.