Home / Espiritismo / O amor é a essência da Lei de Deus

O amor é a essência da Lei de Deus

O amor é a maior virtude.

A Lei de Deus é um conceito profundo que permeia a existência de todas as criaturas, é a essência da vida. É através do amor que essa lei é fundamentada, pois o amor é a manifestação divina que se divide em infinitas ramificações para elevar as almas ao despertamento espiritual.

Contudo, compreender o amor em sua plenitude é uma tarefa árdua para os seres humanos. Por isso, Deus considera o amor presente em diversas virtudes, para assim educar e beneficiar todas as pessoas.

O amor é, sem dúvida, a maior de todas as virtudes e engloba o perdão, a fraternidade, a confiança, a caridade, a sabedoria, a santidade e a fé.

E para que pudéssemos compreender melhor o amor, Deus enviou seu filho, Jesus Cristo, para nos mostrar com seu exemplo o amor puro e incondicional que Ele tem por todos nós. Jesus Cristo é o amor na sua plenitude mais pura.

O amor é aprimorado pelo conhecimento.

A humanidade, de modo geral, possui um conhecimento elevado sobre a vida e a espiritualidade. Porém, é necessário ter cuidado para não se desviar dos caminhos corretos, pois o desleixo pode custar caro pela invigilância.

As regras para chegar ao amor que liberta foram se transformando, uma vez que o ser humano evoluiu com o tempo. Moisés propagou os dez mandamentos, e Jesus os condensou em apenas dois.

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
– Mateus 22:37-39

Mais tarde, quando Allan Kardec codificou a Doutrina Espírita, através das instruções recebidas de elevadas entidades espirituais, ao mandamento do amor foi acrescida a necessidade de aprimorar o conhecimento pela instrução.

“Espíritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.”O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo VI, “O Cristo Consolador”, item 5

Isto significa que é preciso aprimorar a alma, despertá-la para as verdades eternas e fazer emergir os tesouros que existem em todos nós.

Todas as ramificações do amor se integram no sentimento supremo.

A essência da lei de Deus irradia para todo mundo. E na medida em que cada um cresce em seus valores morais, as divisões do amor vão diminuindo, pois elas se unificam e se integram no sentimento sublime e supremo, no amor incondicional, no amor em ação.

O amor é a chave para a compreensão da lei de Deus e para a evolução espiritual. Ele é a síntese da própria vida e se manifesta de diversas formas para ensinar e elevar as almas.

Compreender o verdadeiro significado do amor e aplicá-lo em nossa jornada de autoconhecimento é o corolário da evolução espiritual.

Equipe de Redação LêAqui

Inspirado em trecho do livro “Filosofia Espírita”, de Miramez, psicografia de João Nunes Maia

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Visite o canal do Grupo Espírita Cairbar Schutel (GECS) no YouTube

Conheça a instituição assistencial Lar do Alvorecer Marlene Nobre

Acesse a AME-SP – Associação Médico Espírita de São Paulo

Acompanhe a Folha Espírita

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: