Home / Emoções / O conselho do Pe. Fábio de Melo: ame

O conselho do Pe. Fábio de Melo: ame

Na gramática da vida, precisamos conjugar os melhores verbos.

Nossa vida é movida pelos verbos, e o  conselho do Pe. Fábio é amar.

Na gramática, os verbos denotam as ações, e os verbos imperativos são aqueles que ordenam, denotam poder e autoridade, regem e governam, deles se desdobram as atitudes e os movimentos.

A gramática da vida também segue as mesmas regras. Nossos pensamentos ditam os verbos, que regem nossas ações, que se concretizam em consequências – boas ou ruins.

Penso nas palavras que me ordenam. Quero compreender a razão de gritarem tanto sobre os meus ouvidos e de me moverem para a vida que vivo. A interpretação que faço do mundo passa pelos verbos que imperam sobre mim. Por isso, a qualidade da vida depende dos verbos que imperam sobre ela.”, reflete Pe. Fábio.

Como escolher os verbos que vão se concretizar nas nossas ações diárias?

Como fazer para selecionar os verbos que vão imperar e determinar a qualidade da vida?  Que verbos escolher para conjugar em nossa vida, de modo que ela seja bem vivida?

“Gosto de conjugar o verbo “amar” no imperativo – “Ame!”, diz Pe. Fábio. “Não há necessidade de complementos. Ame este ou aquele. Ame agora ou depois. Não há justificativas. É só amar. É só seguir a ordem que o verbo sugere. “Ame!” Repito. Não escuto gritos, mas uma voz mansa com poder de conselho. Voz que reconheço ser a de Jesus a me conduzir por um caminho seguro que me fará viver melhor. “Ame!” Ele repete! “Ame!” Ele aconselha.”

Amar é um verbo que traz em sua esteira outros como compreender, apoiar, orientar, alegrar, perdoar, compartilhar. Amar traz a lembrança do amor celestial, do céu de um azul profundo, da profundidade do sentimento, de sentir a vida com leveza.

A bondade, diz Dalai Lama, é o que o mundo precisa para ser melhor. A bondade está sendo estudada para que o mundo se torne melhor. Mas não existe como exercer uma ação no “mundo”. O mundo é cada pessoa, cada um de nós. Se a bondade e o amor, e todas as outras virtudes que citamos acima, e todas as outras que não foram citadas, não forem exercidas individualmente, ou seja, não forem praticadas por cada ser humano, é impossível mudar o mundo. E é inútil e vazio queixar-se dele.

Pe. Fábio continua: “Tenho aprendido que o amor é o melhor jeito de responder às questões do mundo. Eu ainda acredito que o amor é a religião que o mundo precisa. Tenho medo de deixar que outros verbos imperem sobre minha vida. Verbos que excluem, abandonam, jogam fora e que condenam a partir de aparências. É nesta hora que eu me recordo do imperativo de meu Mestre – “Ame!” E só assim eu descanso.”

A vida pede escolhas difíceis, mas a resposta é só uma, diz o conselho do Pe. Fábio.

Quem já não teve dúvidas? Que não ficou contemplando opções, estudando alternativas como numa prova de múltipla escolha, tentando descobrir qual a resposta certa?

Na prova da vida, entretanto, não existe escolha certa ou errada. Existem escolhas e suas consequências, e estas vão mostrar se a escolha foi boa ou não. E é dessa forma que vamos aprendendo a selecionar o que deu bom resultado, para ser repetido, e a descartar as escolhas que não foram satisfatórias, evitando – agora conscientes de que isso pode ocorrer – novos dissabores.

“Eu sei que você também costuma se perder em tantas realidades desta vida. Eu sei que o seguimento de Jesus costuma nos colocar em encruzilhadas, porque não há seguimento sem escolhas. É natural que nasçam dúvidas e a gente se pergunte – “E agora?”. Quer um conselho? Ame!”, enfatiza Pe. Fábio, sem a menor sombra de dúvida.

Como fazer uma escolha com amor? Sentindo o que cada opção desperta em seu íntimo. Enquanto você não estiver seguro do que está sentindo, reze, medite, apazigue seu coração e sua mente, peça e permita que a bondade e o amor Divinos se aproximem.

Quando você sentir paz e serenidade, quando não houver resquício de medo, amargura, dúvida, você saberá que é a resposta do Amor em seu coração.

Noemi C. Carvalho

baseado em texto de Pe. Fábio de Melo

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter


Se inscreva para receber nossas publicações.

[newsletter_form type=”minimal” lists=”undefined” button_color=”undefined”]

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: