Home / Autoconhecimento / O pensamento segue a determinação da Vontade

O pensamento segue a determinação da Vontade

pensamento vontade

O maior poder do pensamento é a Vontade.

São inúmeros os livros, os cursos e as práticas destinados a ensinar o domínio e uso do pensamento para as mais variadas atividades. Eles sempre trazem a conotação de seu poder de produzir maravilhas, verdadeiros milagres capazes de transformar o impossível. Mas, talvez, mais importante do que ser hábil em manejar o pensamento seja sabermos usar a Vontade.

Cogito, ergo sum”. René Descartes, ao enunciar sua famosa frase “penso, logo existo” elege o pensamento como o instrumento básico da existência do ser humano. Sabemos que o pensamento é uma força poderosa, que tem sua sede na mente, o espelho da vida, conforme Emmanuel expressou no livro psicografado por Chico Xavier, “Pensamento e Vida”.

Neste livro, Emmanuel compara a nossa mente a um imenso escritório com vários departamentos e setores. E todos eles têm atuações importantes para o desenvolvimento do espírito e a sua preservação quando encarnado na Terra. Assim, explica: “Comparemos a mente humana – espelho vivo da consciência lúcida – a um grande escritório, subdividido em diversas seções de serviço.

Aí possuímos:
o Departamento do Desejo, em que operam os propósitos e as aspirações, acalentando o estímulo ao trabalho;
o Departamento da Inteligência, dilatando os patrimônios da evolução e da cultura;
o Departamento da Imaginação, amealhando as riquezas do ideal e da sensibilidade;
o Departamento da Memória, arquivando as súmulas da experiência, e outros, ainda, que definem os investimentos da alma.”

A Vontade sustenta a harmonia do espírito.

Na sequência do texto, Emmanuel revela a Vontade como a grande coordenadora, a cuidadosa vigilante responsável pelo comando de todos os demais departamentos da mente.

A Vontade é a capacidade de querer, de escolher, de fazer livremente determinadas ações. É a força impulsionadora para a realização, para a obtenção de objetivos. É a nossa determinação.

Emmanuel prossegue no esclarecimento sobre a Vontade. Ele diz, que “a Divina Providência concedeu-a por auréola luminosa à razão, depois da laboriosa e multimilenária viagem do ser pelas províncias obscuras do instinto.

Para considerar-lhe a importância, basta lembrar que ela é o leme de todos os tipos de força incorporados ao nosso conhecimento.”

Essa é a força determinante que decide o nosso movimento ou estagnação na vida, pois, como diz o mentor espiritual, “só a Vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do espírito.”

Alimentar a mente é tão importante quanto alimentar o corpo.

André Luiz nos relata, nos livros psicografados por Chico Xavier, que tinha sido médico e pesquisador na área da saúde pública, portador de inúmeros títulos acadêmicos. Mesmo assim, se surpreendeu, ao chegar no plano espiritual, com a quantidade de fatos por ele desconhecidos.

Um dos grandes ensinamentos para ele foi conhecer a importância da mente e o seu funcionamento, pois ela comanda os nossos impulsos. E estes, por sua vez, podem ser influenciados pelos estímulos nascidos dos sentimentos. 

Por isso, para aprender a usar a mente de forma eficiente, precisamos controlar os sentimentos, conhecê-los e educá-los. E para isso a Vontade deve ser forte e consistente para, em meio às atrações do mundo da matéria, prevalecer e conseguir trilhar o caminho da evolução.

Nós nos preocupamos muito em verificar a qualidade dos nossos alimentos, pesquisando aqueles que podem ser nocivos visando a saúde e o bem-estar do nosso organismo. Da mesma forma, deveríamos ser cautelosos com aquilo que colocamos para dentro de nossas mentes.

Usemos a nossa Vontade para direcionar o pensamento para fins nobres.

No espaço dinâmico da nossa mente, as ideias, os pensamentos, se formam com base principalmente naquilo a que damos atenção, aquilo que achamos importante.

Tudo o que vemos, ouvimos e consideramos ter importância, nós importamos para a mente. Por isso, todo o cuidado em não se expor muito às fontes de informação com conteúdo negativo, violento, pejorativo e de mau gosto, é muito importante.

Os pensamentos têm poder e direção. E lembremos que tudo o que fazemos tem consequências e estas sempre retornam para nós. Portanto, devemos exercer a nossa Vontade para direcionar esse poder para fins nobres e construtivos. Pois para recebermos o que desejamos em nossa vida, precisamos antes doar.

No mundo da matéria ou no plano espiritual a mente é uma extraordinária força de criação, seja para o bem, seja para o que não é bom. E a forma pela qual direcionamos nosso pensamento depende da Vontade. Tenhamos, então, a determinação da Vontade dirigida para o crescimento e para a evolução.

José Batista de Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: