
Para trazer uma sensação boa de paz, o perdão é o caminho.
O ato de perdoar com toda certeza traz uma sensação de quietude, de serenidade, de paz interior. Mas para isso acontecer, existe uma condição: ele não pode ser só da boca para fora. Precisa vir de dentro, ir lá no fundo da alma e voltar carregando consigo um sentimento verdadeiro de que o perdão é o caminho.
Por isso, não se apresse em dizer que perdoou se não for desse jeito. Porque você vai continuar sentindo ressentimento, mágoa, rancor e então vai dizer que não adiantou nada perdoar.
O que é o perdão?
O perdão é o caminho para a purificação dos sentimentos. Imagine, por exemplo, que sua alma está sombria, está embaçada, tem manchas que grudaram por causa de algo que aconteceu e deixou você triste e decepcionado. Essas manchas, então, não deixam a luz da paz e da alegria passar.
Muito bem, digamos que, da mesma forma, uma janela da sua casa está do mesmo jeito, embaçada e manchada. Para que a luz a atravesse com toda sua intensidade, você precisa limpá-la, tirar a sujeira e esfregar as nódoas mais difíceis e grudadas.
Assim é com o perdão: se você não remover todos os vestígios daquilo que você sentiu como um insulto ou uma decepção, vai continuar tudo embaçado.
Tudo mesmo. Porque essas energias negativas da mágoa embaçam toda a sua vida, deixam um clima pesado, interferem nos seus planos, afetam o seu bem-estar.
Não se ligue mentalmente a quem quer prejudicar você.
Enquanto você se ligar mentalmente à situação e à pessoa, remoendo os fatos e o que você está sentindo, você fica preso a essa corrente de vibração inferior.
Inclusive, digamos que a pessoa realmente fez algo com o objetivo de aborrecer ou até prejudicar você. Enquanto você alimenta a decepção, a raiva e todo o resto de sentimentos que vão surgindo, você está empatando a sua vida e a sua saúde. Assim você realmente está ajudando a realizar o objetivo dessa pessoa.
Não é melhor, então, se livrar logo desses sentimentos? Deixar para lá, dar mais valor à sua vida, ao que você é, do que ao que alguém tenha feito ou falado?
Naturalmente, isso implica a compreensão e aceitação que pessoas são imprevisíveis, falíveis e imperfeitas. Isto porque cada um tem seu estágio de entendimento e amadurecimento e, quanto mais alguém se aprimora, menos vai pensar em prejudicar outra pessoa.
O perdão é um ato consciente que implica em ausência de julgamento, com a aceitação das limitações e imperfeições do outro.
O perdão é o caminho.
Em conclusão: quem é mais beneficiado com o perdão? Você mesmo, é claro!
Você não está dizendo que aprova o que a outra pessoa fez, mas só que você não quer mais ficar preso a essa energia negativa.
Perdão não é sinal de inferioridade, nem de superioridade. Perdão é libertação.
Noemi C. Carvalho