Home / Espiritismo / Ensinamentos do Espiritismo / O que é a verdadeira felicidade?

O que é a verdadeira felicidade?

A felicidade verdadeira e a passageira.

A alegria, a paz, o bem-estar, são alguns componentes da verdadeira felicidade. E, certamente, são desejos legítimos aos quais devemos nos dedicar para realizá-los.

O que acontece, entretanto, é que passamos a nossa vida fazendo coisas que – temos certeza! – vão nos fazer felizes. Alcançamos uma conquista, realizamos um desejo, ficamos alegres, sentimos aquela sensação boa de satisfação.

Mas, não demora muito, e logo sentimos de novo a insatisfação, aquele sentimento que falta alguma coisa, e então vem o tédio ou até a angústia.

Isto, sem dúvida, nos mostra que a verdadeira felicidade, o estar sempre bem, não vem de fora. Nós não conseguimos isso pela compra de um bem material, por fazer uma viagem tão desejada, nem pela conquista de um cargo ou uma posição social.

É claro que muitas coisas nos fazem sentir bem. Mas por que esse sentir bem é sempre passageiro?

O que é esse sentimento de verdadeira felicidade ?

A verdadeira felicidade é aquela que nenhum revés pode abalar, que não se extingue como uma chama tênue à passagem da mais leve brisa.

É a sensação profunda de serenidade, uma felicidade suave e envolvente, um contentamento pela vida que não precisa de motivação nem de conquistas.

Quando temos em nós esse sentimento, não nos prostramos ou revoltamos perante os desafios e as contrariedades que chegam à nossa frente.

Compreendemos que para tudo existe uma explicação. E para aquilo que pode ser resolvido, só encontraremos a solução com a mente lúcida e apaziguada.

Claro que isso é muito bom. Mas como sentir-se assim?

Onde encontramos a felicidade verdadeira?

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a verdadeira felicidade não está longe de nós, não é algo distante e inatingível. E também não depende de realizações no mundo exterior a nós.

Ela reside em nós mesmos, mas não se manifesta nem se conserva se não lhe dedicarmos atenção.

É verdade que sempre temos muitas coisas a fazer, mas às vezes o acúmulo de atividades, a mente sempre ocupada com fatos distantes no tempo, pode ser um pretexto para não nos voltarmos para o nosso interior.

Entretanto, esse corre-corre, ainda que consiga trazer conquistas materiais ou projeção social, não traz uma satisfação que perdura.

Como cultivar esse sentimento que nos faz sentir bem.

Para vivenciarmos esse estado que nos faz sentir bem, é necessário dedicar algum tempo do dia para atividades que nos tragam o entendimento e a prática das orientações que nós recebemos de como ser feliz, e que nos foram dadas por Jesus.

Nós podemos fazer isso, por exemplo, com leituras que nos ajudam na compreensão dos ensinamentos do Cristo para a vida e explicam muitos dos “porquês” que invadem a nossa mente. Isso pode ser encontrado nas inúmeras obras da literatura espírita.

E quanto mais expandimos o nosso entendimento sobre a vida e a moral do Cristo, mais nos compenetramos que todo tipo de ação bondosa, paciente, respeitosa e fraterna com os nossos semelhantes traz até muito mais felicidade a nós mesmos do que àquele que é beneficiado pela nossa atitude.

Além disso, dessa forma corrigimos muitas de nossa imperfeições, num trabalho de autoconhecimento que vai nos ajudar a galgar os degraus do nosso aperfeiçoamento pessoal.

Emmanuel já deixou claro que o nosso aperfeiçoamento – e a consequente felicidade – só se consegue com o desenvolvimento de duas asas: da sabedoria e do amor.

Com o conhecimento da vida espiritual e de todas as suas implicações, conseguimos, então, sentir a paz e a força da verdadeira felicidade.

Que além de nos fazer sentir bem quando tudo está bem, também nos dá a força, a coragem e a confiança para superar os maus bocados da vida.

Noemi C. Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui
A mensagem certa na hora certa.

Siga LêAqui também nas redes sociais:

FacebookInstagram

PinterestTwitter

YouTube

%d blogueiros gostam disto: