Home / Autoconhecimento / O que é o pensamento, o segredo da vida

O que é o pensamento, o segredo da vida

pensamento segredo da vida

A vida tem um segredo: o pensamento.

Estamos sempre invocando a importante necessidade de conhecermos a estrutura e o funcionamento do pensamento para bem utilizá-lo na descoberta de nossa verdade e, assim, contribuirmos para a construção de um mundo melhor, porque ele é o segredo da vida. 

O conjunto de pensamentos que fluem em nossa mente constituem a consciência, que  se desenvolve através de nossas experiências nas inúmeras encarnações a que estamos sujeitos

Somos seres que pensam.

O pensamento é um elemento plástico, maleável, etéreo, controlado pela razão assim como pelas emoções, pelas paixões e sentimentos, e é passível de controle através de treinamento.  

Para o filósofo e escritor espírita Ernesto Bozzano, o pensamento e a vontade são forças plásticas e organizadoras da natureza, concebidas pela mente do espírito que coordena e instrui o cérebro na execução de seus comandos.

A vontade tem importante função de controle e direcionamento do fluxo de emissões mentais, sendo considerada a responsável e guardiã de todas as ações mentais.

Através do pensamento criamos as “formas-pensamento”. Elas são criações mentais elaboradas com matéria fluídica ou astral. São como projeções tridimensionais, baseadas nas características do pensamento do emissor. E essas formações energéticas podem ser captadas por espíritos desencarnados bem como por aqueles encarnados que possuem vidência. Em alguns casos, estas formações podem também ser registradas em fotografia.

O espírito de Dias da Cruz, no livro “Instruções Psicofônicas”, ressalta que “o pensamento é força que determina, estabelece, transforma, edifica, destrói e reconstrói. Nele, ao influxo divino, reside a gênese de toda a Criação.”          

Pensamento é vida, é vida em profusão, pois pelo pensamento influenciamos e dirigimos a nossa existência.

Orai e vigiai.

Se nós tivéssemos noção do imenso poder do pensamento, estaríamos muito mais atentos com o que pensamos. E certamente nos lembraríamos ativamente da orientação de Jesus sobre a importância de vigiarmos os pensamentos, para não enveredarmos nos descaminhos que nos conduzem ao sofrimento.

Lembremos que ao alertar sobre a necessidade de estarmos sempre vigilantes Jesus também nos forneceu a melhor forma para nos precaver contra as más inclinações. Ele nos orientou sobre a relevância da oração, que podemos considerar como uma categoria suprema do pensamento em seu estado mais sublime e elevado. A oração tem força e poder para nos ajudar em não ceder às tentações, nos mantendo no bem.

Querer é poder.

Como mencionamos, além do pensamento, a vontade é outro importante elemento que devemos considerar. Pois a vontade é a força direcionadora da energia do pensamento. E vontade é o querer, por isso, devemos nos esforçar na educação de nossos sentidos para elevá-los acima dos apelos ancestrais que ainda possam nos ligar aos instintos influenciáveis pelos prazeres da matéria.

Quando um pensamento é elaborado por alguém, esse pensamento, impulsionado pela vontade e repleto de emoção, gera vida. E essa vida germina até se materializar conforme a construção mental do pensamento.

“Os Espíritos agem sobre os fluidos espirituais, não os manipulando como os homens manipulam o gás, mas com a ajuda do pensamento e da vontade. O pensamento e a vontade estão para o Espírito como a mão está para o homem. Pelo pensamento, eles imprimem neste fluido tal ou qual direção; eles os aglomeram, combinam-nos ou dispersam-nos; formando um conjunto, tendo uma aparência, uma forma, uma cor determinada; trocando as propriedades como um químico troca as de um gás ou de outros corpos, combinando-os segundo certas leis. É a grande oficina ou laboratório da vida espiritual.

Por vezes, estas transformações são o resultado de uma intenção; frequentemente são o produto de um pensamento inconsciente; é suficiente o Espírito pensar numa coisa para que esta coisa se reproduza.

É assim, por exemplo, que um Espírito se apresenta à vista de um encarnado, dotado da vista espiritual, sob as aparências que tinha em sua existência à época em que o tenha conhecido, embora tenha tido várias encarnações após. Ele se apresenta com as vestes, os sinais externos, enfermidades, cicatrizes, membros amputados, etc.”  (“A Gênese”, Allan Kardec, Capítulo 14 – Item 14)

Com o pensamento construímos a nossa vida em plenitude.

O controle do pensamento é crucial para que possamos manter o nosso equilíbrio emocional. Por isso devemos vigiar a nossa mente e controlar as nossas palavras, porque elas são portadoras de energias muito poderosas. E, além disso, é preciso também estar sempre atento e policiar as nossas ações.

Somos responsáveis por todas as nossas manifestações, portanto, antes de falarmos algo, devemos avaliar se as nossas palavras serão benéficas, portadoras de verdade e capazes de ajudar aos outros. 

O pensamento modela, ele gera, constrói, tem o poder de ideoplastia que se manifesta nas formas-pensamento. Portanto, se penso no bem, eu plasmo uma forma boa, uma forma que traz paz, felicidade alegria, esperança e coragem. Mas se  penso negativamente, idealizo formas-pensamento nocivas, portadoras de destruição e capazes de disseminar moléstias e doenças.

Elemento fundamental que herdamos de Deus, o pensamento é uma faculdade do espírito e, certamente, podemos dizer, a mais significativa. Pois é pelo pensamento que construímos e destruímos, através do pensamento podemos fazer a nossa vida em plenitude ou, se dele descuidarmos, nos lançar no sofrimento.

“O pensamento é força criativa, a exteriorizar-se, da criatura que o gera, por intermédio de ondas sutis, em circuitos de ação e reação no tempo, sendo tão mensurável como o fotônio que, arrojado pelo fulcro luminescente que o produz, percorre o espaço com velocidade determinada, sustentando o hausto fulgurante da Criação. 

A mente humana é um espelho de luz, emitindo raios e assimilando-os, repetimos.” (Francisco Cândido Xavier – “Pensamento e Vida” – pelo Espírito Emmanuel)

O pensamento é o segredo da vida, da vida plena e bem vivida.

José Batista de Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Um comentário

  1. Sonia diniz focas

    Maravilhoso! Gratidão infinita!

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: