Home / Autoconhecimento / O que é preciso além de ler e conhecer o Evangelho

O que é preciso além de ler e conhecer o Evangelho

ler o Evangelho

É suficiente ler e conhecer o conteúdo do Evangelho?

Podemos ler o Evangelho para conhecer a trajetória de Jesus e os ensinamentos que Ele trouxe, através das narrativas transmitidas pelos seus discípulos. Mas será que apenas ler é suficiente para consolidar o intuito do Mestre Nazareno? Quem comenta esse assunto é o Papa Francisco¹, que lembra uma passagem do Evangelho, quando um escriba se aproxima de Jesus e lhe pergunta:

– Qual é o primeiro de todos os mandamentos?

Jesus responde, citando as Escrituras, e afirma que o primeiro mandamento é amar a Deus. A partir daí, como consequência natural, segue o segundo mandamento: amar ao próximo como a si mesmo.

O Papa continua dizendo que, “ouvindo esta resposta, o escriba não só a reconhece como justa, mas ao fazê-lo repete quase as mesmas palavras proferidas por Jesus:

– Muito bem, Mestre! É verdade que amá-lo com todo o coração, com toda a mente, e com toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e os sacrifícios.

Segundo o Pontífice, o fato de o escriba repetir as mesmas palavras de Jesus traz um importante ensinamento: “significa que a Palavra do Senhor não pode ser recebida como uma notícia qualquer. Ela deve ser repetida, assimilada, custodiada.

A tradição monástica usa um termo ousado, mas muito concreto: a Palavra de Deus deve ser ‘ruminada’. Podemos dizer que é tão nutritiva que deve atingir todos os âmbitos da vida: envolver, como diz Jesus hoje, todo o coração, toda a alma, toda a mente, toda a força.

Ela deve ressoar, ecoar dentro de nós. Quando há este eco interior, significa que o Senhor habita no coração. E nos diz, como àquele bom escriba do Evangelho: ‘Você não está longe do Reino de Deus'”, explica o Papa Francisco.

A palavra de Jesus deve ressoar dentro de nós.

Mais importante que ler ou decorar o Evangelho, diz o Papa, é familiarizar-se com os seus ensinamentos, consultá-lo e aplicá-lo diariamente. Pois “o Senhor não procura hábeis comentadores das Escrituras, mas sim corações dóceis que, ao acolherem a sua Palavra, se deixam mudar por dentro.”

Com relação, por exemplo, ao mandamento que diz que é preciso amar a Deus e ao próximo, o Papa afirma que “não basta lê-lo e entendê-lo. É necessário que este mandamento, o ‘grande mandamento’, ressoe dentro de nós, seja assimilado, se torne a voz de nossa consciência.

Então não permanece letra morta, na gaveta do coração, porque o Espírito Santo faz germinar em nós a semente dessa Palavra. E a Palavra de Deus age, está sempre em movimento, é viva e eficaz.

Assim, cada um de nós pode se tornar uma ‘tradução’ viva, diferente e original, da única Palavra de amor que Deus nos doa. Vemos isso na vida dos santos, por exemplo: nenhum é igual ao outro, são todos diferentes, mas todos com a mesma Palavra de Deus”, esclarece o Pontífice.

Que todo encontro seja para doar um pouco de bem.

O Papa convidou a tomar o exemplo do escriba, repetindo as palavras de Jesus. Façamos que elas ressoem em nós: ‘Amar a Deus com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com toda a força e ao próximo como a mim mesmo’.

E além disso, diz o Pontífice, “perguntemo-nos: este mandamento orienta realmente a minha vida? Isso se reflete em meus dias?

Nos fará bem hoje à noite, antes de dormir, fazer um exame de consciência sobre esta Palavra, ver se hoje amamos o Senhor e doamos um pouco de bem a quem encontramos.

Que todo encontro seja para doar um pouco de bem, um pouco de amor que vem dessa Palavra. Que a Virgem Maria, na qual o Verbo de Deus se fez carne, nos ensine a acolher no coração as palavras vivas do Evangelho”, finaliza o Papa Francisco.

Noemi C. Carvalho

Referência

1 – Vatican News (por Mariangela Jaguraba)

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: