
O que é preciso fazer para ser feliz?
Se existe uma coisa que todos nós buscamos, certamente é a felicidade. Mas como agir para ser feliz?
Frequentemente vemos pessoas que não se preocupam em fazer os outros sofrerem para conquistar, a qualquer custo, a sua própria felicidade.
Mas é fácil perceber que quando ajudamos alguém, fazemos algo de bom para outra pessoa, nós nos sentimos leves, nos sentimos bem, ficamos felizes.
Por outro lado, quando nos deixamos levar por sentimentos como a raiva, o desprezo e a inveja, esses sentimentos ficam como um peso que nos prende a energias densas e negativas. E, naturalmente, não nos sentimos felizes.
A felicidade vem quando fazemos os outros felizes.
A sociedade moderna, com o seu contínuo desenvolvimento material, sem dúvida, trouxe mais conforto e bem-estar para a nossa vida. Mas muitas pessoas procuram a felicidade só em coisas externas, esquecendo de se realizar a partir de seu interior.
O egoísmo comanda as atitudes daqueles que pensam só na sua própria felicidade. E o sentimento de realização que surge pelas conquistas materiais, em algum momento, vai se extinguir.
A felicidade que perdura é aquela que nasce no coração amoroso, que ajuda, que compreende, que acolhe e respeita todos os seres da Criação Divina.
Em outras palavras, podemos dizer que pessoas felizes são aquelas que desejam e se comprometem a realizar a felicidade dos outros.
As duas asas que elevam à felicidade plena.
Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier, trouxe uma importante lição. Nós só podemos nos elevar moral e espiritualmente quando desenvolvemos as duas asas: da sabedoria e do amor.
O Espiritismo, seguindo os ensinamentos e a prática de Jesus, ressalta sempre a importância do estudo de textos edificantes, que trazem a melhor compreensão das orientações que o Cristo nos deixou para seguirmos, continuamente, com o nosso desenvolvimento pessoal.
E, aliado ao estudo, a prática de atos de caridade, de fraternidade e compaixão, que propagam as vibrações amorosas, que se estendem muito mais do que podemos imaginar.
Portanto, para ser feliz, construa dia a dia essa base sólida de conhecimento e compaixão. Só assim a felicidade vai se sustentar e perdurar.
Noemi C. Carvalho
Você precisa fazer login para comentar.